Esta é uma estação da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, mas conhecida como Estrada de Ferro Mauá.
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A parada Caiubá fez parte da Estrada de Ferro Mauá, a ferrovia mais antiga do Brasil.
Confira abaixo mais informações sobre o assunto!
A parada Caiubá fazia parte da Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do país. Era a primeira parada do trem após Guia de Pacobaíba, onde os passageiros e as cargas embarcavam vindas da capital, por via marítima, e possivelmente contava com uma estrutura simples.
Segundo antigos moradores, existiu uma parada ferroviária neste mesmo local que era chamada de "Parada José Maria", e de fato próximo do local existe uma estrada com este nome. Além disso, ainda resiste uma estrutura que pode ter sido a plataforma desta parada, mas não se sabe se as duas eram a mesma, ou se uma ocupava o lugar da mais antiga ou, ainda, se uma substituiu a outra mas em locais diferentes.
Em anexo um vídeo de um morador que nos mostrou esta estrutura no ano de 2011.
Não se tem registros até o momento desta estação em funcionamento, apenas registros feitos do local onde ela ficava e mapas indicando sua posição geográfica e quilométrica. Caso você possua algum dado sobre esta parada ferroviária, nos envie utilizando o formulário ao final desta página!
Sem maiores informações
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3,000 km |
Caiubá |
3,347 km |
A parada Caiubá situava-se a 7 metros de altitude
[Sem informações]
[Sem informações]
Até onde se sabe, possuía apenas uma via singela neste trecho, apesar de anotações em uma planta de 1940 indicarem haver um desvio que atendia a esta parada.
Em 1854 a ferrovia foi inaugurada com a bitola de 1676mm, a maior já utilizada até hoje no país. Posteriormente a bitola foi reduzida para 1000mm (bitola métrica), na ocasião da aquisição da ferrovia pela Estrada de Ferro Leopoldina, mantendo-se assim até a erradicação do trecho em 1962.
Sem vídeos até o momento
Não se tem vestígios conhecidos desta parada, a estrutura aparentemente foi demolida e extinta há muitos anos, mas pesquisas futuras poderão revelar mais detalhes sobre o assunto.
Informações parcialmente baseadas no site Estações Ferroviárias do Brasil.
Texto escrito em 11 de fevereiro de 2024.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2024.
Imagem de capa: planta do Ramal de Mauá da Leopoldina Railway, década de 1940. Cessão: Luís Octávio de Oliveira.
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