Com informações do site G1*
As negociações para o governo do Rio de Janeiro assumir o controle da Supervia estão avançando. Ainda não há um prazo definido para uma nova concessão, mas durante esse período de transição, a previsão é que os serviços ferroviários serão administrados pelo Estado.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, espera-se que em um prazo de 90 a 120 dias, a Gumi Brasil, controladora da Supervia, transfira a gestão do sistema para o governo estadual. Posteriormente, o controle acionário poderá ser repassado para outra empresa.
Não há previsão para a realização de uma nova concessão neste momento, e enquanto isso, os ramais serão operados pelo estado.
Em comunicado, a Gumi afirmou que está em constante diálogo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para encontrar uma solução para os desafios imediatos da Supervia e para a troca do controle acionário.
A disputa entre o governo estadual e a concessionária se intensificou em abril do ano passado, quando a Gumi Brasil declarou sua intenção de não mais operar os trens urbanos do Grande Rio, alegando desequilíbrio econômico. O governo passou a buscar novos parceiros para assumir a concessão e pediu uma transição rápida e pacífica.
Os passageiros continuam enfrentando problemas de preço e qualidade do serviço, incluindo atrasos, interrupções e panes. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj sugeriu a reestatização do sistema ou a adoção de um novo modelo de licitação para o serviço.
O secretário Washington Reis afirmou que o governo está preparado para retomar a gestão do transporte ferroviário e resolver os problemas enfrentados pela Supervia. Ele destacou a necessidade de investimentos que não foram realizados pela empresa e assegurou que a malha ferroviária funcionará de forma eficiente sob a nova gestão.
Texto escrito em 28 de março de 2024 às 18h42
Última atualização em 28 de março de 2024 às 19h57
Imagem de capa: G1
O que ninguém fala é que o motivo da supervia alegar desequilíbrio financeiro é que uma grande parte da população do rio não paga passagem e não estou falando de idosos que tem direito a gratuidade. Estou falando de pessoas que pulam o muro pra não pagar, pessoas que fazem passagem clandestinas quebrando os muros para entrar de graça na estação. Qual empresa vai querer operar na cidade e fazer investimentos e melhorias se a população dá calote não pagando passagem e não é uma parte pequena da população do rio não hein.