ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil – AFMB, regional Estrada de Ferro Cantagalo*

Continua após a publicidade

 

A Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil – AFMB, contribuiu com informações e registros históricos para uma exposição fotográfica que está sendo realizada no Centro Cultural Quintino Bocaiúva, na cidade de Cachoeiras de Macacu, área de abrangência das atividades e pesquisas realizadas pela regional Estrada de Ferro Cantagalo, da AFMB.

O local foi no passado uma escola e uma biblioteca pública, mas encontrava-se abandonado e servindo como depósito até o ano de 2021. Em 2022 a administração municipal iniciou a reforma e readequação do prédio, agora como Centro Cultural, que teve a sua inauguração ocorrida no último sábado, dia 22 de junho de 2024.

Fotos: Gabriel Paulino – Coordenador da regional Estrada de Ferro Cantagalo da AFMB

 

Integrante da AFMB, o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, através de parceria com o site e repositório ferroviário digital Trem de Dados, também contribuiu com alguns itens fotográficos, ajudando a retratar o passado das ferrovias na região por onde passava a Estrada de Ferro Cantagalo, extinta na década de 1960.

A AFMB aproveita para agradecer a receptividade e parceria do Sr. Rossí Bastos, curador da exposição fotográfica. O Centro Cultural Quintino Bocaiúva fica na Av. Gov. Roberto Silveira, 146, no Centro de Cachoeiras de Macacu.

 

Texto escrito em 26 de junho de 2024 às 19h36
Última atualização em 26 de junho de 2024 às 19h36
Imagem de capa: Mauro Costa/Prefeitura de Cachoeiras de Macacu

 

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =

Previous post Cursos gratuitos por sorteio, inclusive logística e na área metro-ferroviária, até 27/06
Next post Homenagem póstuma – Délio Araújo
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.