Com informações da Prefeitura de Areal*
Não pode ler agora? Ouça essa matéria clicando aqui!
O Museu Ferroviário de Areal – Estação Alberto Torres foi oficialmente reconhecido como integrante do Cadastro Fluminense de Museus (CFM-0240) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC-RJ). Esse reconhecimento cumpre os critérios estabelecidos pelo Estatuto Nacional de Museus (Lei Nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009) e pelo Decreto Estadual nº 46.338, de 08 de junho de 2010.
O Museu Ferroviário conta com o apoio técnico da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), coordenado pela Assessora de Projetos Especiais da Associação, Marcelle de Souza Sales, que tem desempenhado um papel crucial na busca pela certificação. Marcelle, em parceria com a AFPF, está envolvida em projetos de modernização e adequação da Estação para que, em um futuro próximo, o Museu também obtenha a certificação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.
Marcelle ressalta: “A preservação do prédio da Estação, mantendo sua originalidade e destinando-o exclusivamente para fins de cultura e memória, reforça a importância de preservar o patrimônio histórico material e imaterial, não apenas no Estado do Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, considerando o rico legado ferroviário construído ao longo dos anos.”
O Museu Ferroviário de Areal é um símbolo do legado ferroviário e do desenvolvimento histórico da região. Essa certificação não só destaca a importância da preservação da história local, mas também fortalece os processos museológicos em todo o estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a consolidação das políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural da região.
Texto escrito em 12 de setembro de 2024 às 19h28
Última atualização em 12 de setembro de 2024 às 19h28
Imagem de capa: Prefeitura de Areal