Com informações do Diário do Vale, Mercado e Eventos e Super Rádio Tupi
Texto escrito em 26 de outubro de 2023 às 23h52
Última atualização em 27 de outubro de 2023 às 9h55
No último dia 25 de outubro, o município de Miguel Pereira celebrou seu 68º aniversário com a inauguração e início das operações (por enquanto, em testes) da primeira “Maria Fumaça” turística a vapor do estado do Rio de Janeiro. O prefeito André Português entregou a atração à população durante as festividades. Esse evento não apenas resgatou uma parte significativa da história da cidade, que abriga um conjunto ferroviário tombado como patrimônio cultural nacional, mas também marcou um passo importante para o turismo local.

O governador Cláudio Castro elogiou os avanços de Miguel Pereira em várias áreas, especialmente no turismo e segurança, destacando o município como um exemplo para todos. Ele ressaltou que as ideias inovadoras que estão sendo implementadas em Miguel Pereira não apenas surpreendem constantemente, mas também geram empregos e renda para os cidadãos, aproveitando e divulgando também os recursos naturais da região, considerada como o terceiro melhor clima do mundo.
André Português agradeceu o apoio do Governo do Estado no processo de desenvolvimento acelerado da região. Ele mencionou estudos que indicam que novos empreendimentos, impulsionados pela “Maria Fumaça”, já criaram até o momento mais de 1.500 empregos formais, fortalecendo ainda mais a gastronomia, a rede hoteleira e o comércio local.

A primeira viagem oficial do trem turístico incluiu um passeio com crianças da rede pública de ensino, além do acendimento das luzes do projeto “Natal Inesquecível” e a decoração da árvore no Lago Javary. O trem turístico percorreu inicialmente 9 km, do Centro da cidade ao distrito de Governador Portela em ida e volta, proporcionando uma viagem no tempo. A tripulação, usando trajes de época, contou a história da região e do estado desde a colonização.
Ver essa foto no Instagram
O equipamento ferroviário, doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), funcionará com duas composições, cada uma contendo duas locomotivas e três vagões. Além do passeio de trem, o dia foi marcado por um desfile cívico, uma solenidade na Câmara de Vereadores e um show da dupla Zé Neto & Cristiano.
Além das atrações, a segurança pública tem sido um dos fatores-chave para atrair turistas a Miguel Pereira. Estratégias integradas de policiamento, como do programa Segurança Presente, do 10° BPM (Barra do Piraí), da Polícia Civil (96ª DP) e da Guarda Municipal, contribuíram para a redução de vários delitos, incluindo roubos de celulares, furtos em ônibus, arrombamentos, assaltos e crimes violentos.

Miguel Pereira foi recentemente declarada a ‘Cidade do Entretenimento e da Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro’, um título obtido graças ao sucesso em diversas áreas. O município tem registrado recordes de visitantes em feriados, com uma ocupação hoteleira entre 93% e 99%. Projetos inovadores, como o Parque Terra dos Dinos, orçado em R$ 70 milhões, e a Rua Coberta, com lojas, cinema e restaurantes, estão transformando Miguel Pereira em uma cidade modelo para o estado. Além disso, a Rua Torta, uma réplica de Gramado, foi criada para que os visitantes possam capturar momentos especiais. Aqueles que apreciam a beleza natural podem explorar trilhas, como a da Divinéia e a da Capela dos Escravos, ou se aventurar nas cachoeiras de Vera Cruz. Sem falar no viaduto ferroviário Paulo de Frontin, considerado o único viaduto metálico em curva do mundo, atualmente desativado e servindo apenas de cenário para fotos existindo, contudo, a intenção de ser novamente passagem para trens no futuro.

Miguel Pereira continua a ser um destino turístico vibrante, mesmo nos meses mais frios, atraindo visitantes com suas atrações variadas e segurança reforçada, e tem quebrado recordes de visitação no estado.
“A mescla de atividades ao ar livre, explorando as maravilhas naturais da cidade, com excelente gastronomia e nossas atrações únicas, como o Mundo dos Dinossauros e a Rua Coberta, torna uma visita a Miguel Pereira irresistível. Recentemente, conquistamos o título de Cidade do Entretenimento e da Gastronomia do Estado do Rio. O turismo tem sido nosso principal impulsionador para o crescimento municipal, e é por isso que investimos intensamente nesse setor”, enfatizou o prefeito.
Em 2024, um polo gastronômico flutuante será inaugurado, apresentando restaurantes de renome. Além disso, para suprir a crescente demanda prevista de turistas, a rede hoteleira receberá um grande hotel no Centro, e uma filial do Colline de France, de Gramado (RS), eleito o melhor do mundo em 2021 pelos usuários do TripAdvisor.
“Nosso cartão-postal, o Lago Javary, será transformado em um polo gastronômico inovador no estado. No local, serão estabelecidos cinco restaurantes renomados: uma churrascaria, uma pizzaria, um restaurante italiano, uma casa de fondue e o Pedro dos Leitões, um dos restaurantes mais prestigiados de Portugal. Além disso, os visitantes já podem desfrutar da Rua Coberta e de restaurantes panorâmicos, bem como lojas gourmet”, afirmou o prefeito.
Animado com o sucesso e retorno nos investimentos, o prefeito anuncia ainda mais novidades que devem ser inauguradas em breve:
“Vamos inaugurar o primeiro Parque das Aves de soltura do Brasil. Nele, estamos esperando 750 mil visitantes por ano. Serão lojas temática, restaurante, tudo dentro do mesmo espaço. Então, até o ano que vem, vão ser sete novos parques. Miguel Pereira, hoje, é uma das cidades que mais cresce no estado do Rio de Janeiro. Ainda mais nesse segmento do turismo. Para se ter uma noção, desde a inauguração do Mundo dos Dinossauros em outubro do ano passado, sábado e domingo a gente tem todos os ingressos esgotados. Conseguimos ultrapassar todo o plano de negócios, tanto da Prefeitura como do grupo de investimentos. Por tudo isso, a gente começou a gerar muito emprego indireto na cidade também. Festeja a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio local… Todos os segmentos estão tendo resultado positivo com o turismo”, completou.
Cabe lembrar que no carnaval e nos meses de maio, junho e julho de 2023 a cidade foi a mais visitada do estado, excetuando a capital, totalizando 99% de ocupação na rede hoteleira, que também vem recebendo ampliação e investimentos. E a geração de empregos vai além dos obtidos através do turismo: a prefeitura foi em busca também de empresários interessados em aproveitar a rápida expansão prevista para a cidade. Além dos citados acima, convenceu, por exemplo, os donos dos chocolates Lugano a construírem a primeira fábrica fora do Rio Grande do Sul. A planta vai atender as franquias de Estados como o próprio Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Por fim, ciente de que cidades como Gramado-RS e Campos do Jordão-SP recebem muitos congressos acadêmicos e profissionais, o município já está construindo também um Centro de Convenções. Também levou cursos de Medicina e Direito para a cidade, a fim de atrair estudantes e professores que promovam esse tipo de encontro. Shows, convenções e formaturas estão no radar dos gestores. Com tudo isso, a prefeitura espera receber 1 milhão de visitantes em 2024, dobrando esse número já no ano seguinte e, em pouco tempo, visa alcançar a marca de 3 milhões de turistas a médio prazo, tentando se consolidar como um dos principais destinos turísticos do país.

A cidade gaúcha, inclusive, é fonte de inspiração de Miguel Pereira. Com trilhas e cachoeiras, a cidade fluminense de 30 mil habitantes fica a 105 km do aeroporto do Galeão, na capital Rio de Janeiro, uma semelhança com a referência do sul do país, já que Gramado está a pouco menos de 100 km do aeroporto de Porto Alegre. A facilidade para receber turistas de outros Estados foi levada em consideração, mas as coincidências ainda vão além.

A cidade da serra gaúcha, que espera atrair 8 milhões de turistas em 2023, resume o sucesso que o investimento em turismo traz para a região, e que inspira Miguel Pereira:
“É um trabalho que foi sendo implantado, uma cultura dos últimos 50, 60 anos. Em qualquer município que queira trabalhar neste setor, a população tem que entender a importância do turismo e do turista. Tanto o nativo quanto o que vem morar aqui entende. Recebe bem, tem prazer em receber” , diz o vice-prefeito e secretário de turismo de Gramado, Luia Barbacovi, acrescentando que o turismo é uma atividade que se movimenta 365 dias por ano, trabalha fim de semana e feriado: “Hoje, de 8 mil a 10 mil pessoas vêm diariamente de outros municípios para trabalhar aqui. É uma cultura de qualidade, coragem, empreendedorismo e criatividade que fez o diferencial” – conclui.
Imagem de capa: Rua Torta (RBS)