ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos


Com informações do Movimento Ferrovia Viva – núcleo Casimiro de Abreu, e divulgação via Redes Sociais
Texto produzido em 17 de junho de 2023 às 10h02
Última atualização em 17 de junho de 2023 às 10h02

Continua após a publicidade

 

Foi anunciada recentemente, nas redes sociais da prefeitura de Casimiro de Abreu, a intenção de restauração da estação ferroviária de Rio Dourado (vídeo abaixo):

Rio Dourado fica aproximadamente no quilômetro 184 da Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina, e serviu posteriormente, e por um breve período de tempo, como entroncamento para ligação Fonseca (Cabo Frio) – Rio Dourado, da Estrada de Ferro Maricá.

Com a paralisação da circulação de trens no trecho há muitos anos, o prédio deixou de funcionar, apesar de ter sido implantada a “Biblioteca Municipal Farias Brito”, segundo informações de Eliezer Magliano em 17/06/2005 (coincidência de datas, há exatos 18 anos). Segundo o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, a estação recebeu livros para integrar esta biblioteca durante seu primeiro mandato, parte adquiridos pela prefeitura e parte doados pela comunidade. Mas infelizmente e posteriormente, a partir de 2018, o local e o projeto foi abandonado, segundo fotos abaixo:

Torcemos que o projeto de restauração seja iniciado o quanto antes, estaremos acompanhando e contamos com a colaboração dos nossos visitantes e seguidores. Qualquer novidade, por favor entrem em contato!

 

Foto de capa: Divulgação / Prefeitura Casimiro de Abreu

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dez =

Previous post Relógio da Central completa 80 anos
Next post AFERJ retorna às atividades públicas e AFTR visita as novas instalações
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.