O Governo do Estado, em parceria com a SuperVia e o MetrôRio, embarcou na proposta de combater a intolerância racial, aderindo à campanha “Não dê Passagem para o Racismo”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, será nos dias 28 e 30 de novembro, no MetrôRio, e 29 de novembro, na SuperVia.
“Fortalecer políticas de enfrentamento ao racismo é nosso dever. Ambientes respeitosos e acolhedores têm que imperar em todos os lugares, inclusive nos meios de transporte. As iniciativas antirracistas que temos tomado é pelas causas sociais fundamentais para a igualdade social da população fluminense. Ajudam a combater esse tipo de crime e servem de exemplo para todo o Estado do Rio e para o país”, ressalta o governador Cláudio Castro.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, lembrou que a campanha já alcançou outros setores.
“Estamos dando continuidade à nossa campanha de combate ao racismo. Estivemos no Hemorio e na Rodoviária do Rio, levando informação, acolhimento e canais de denúncia. Estamos aproveitando a alta movimentação de pessoas nesses locais para reforçar que o Governo do Estado não tolera o racismo. O racismo é crime, que fere, machuca e mata”, destacou.
Na área externa da Central do Brasil serão oferecidos serviços sociais da secretaria relacionados à igualdade racial e também serão ofertados produtos e materiais informativos que abordam a importância da cultura africana na formação do povo fluminense, seja na gastronomia, na música ou na moda. Também será oferecido acolhimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial, e direcionamento para os canais de denúncia contra o racismo. Nos vagões, equipes distribuirão material informativo, das 9h às 12h.
AÇÃO NO METRÔ RIO
A ação será feita em dois momentos nesta terça (28/11) e quinta-feira (30/11). Na Estação Carioca/Centro, serão oferecidos serviços como acolhimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial e direcionamento para os canais de denúncia contra o racismo. Serão distribuídos materiais destacando a importância da cultura afro-brasileira. Já na quinta-feira, a equipe da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial promoverá uma capacitação para um grupo de lideranças comunitárias na sede do MetrôRio, no Centro, das 14h às 16h.
“A luta contra o racismo é diária e um dever de todos. Com essa parceria, queremos reforçar ainda mais o nosso compromisso com a diversidade”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.
SuperVia
Data: 29/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local: Parte externa da estação da Central do Brasil
Tendas com som e material informativo, barracas com comidas típicas, venda de adereços e roupas africanas, exposição de fotos com personagens negros, serviço de trancistas, corte de cabelo e manicure.
Nos vagões da SuperVia – das 10h às 12h
Distribuição de material informativo saindo da Central do Brasil.
MetrôRio
Data: 28/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local: Estação Carioca/Centro
Tendas com material informativo, barracas com comidas típicas, venda de adereços e roupas africanas, exposição de fotos que valorizam a cultura afro, serviço de trancistas, corte de cabelo e manicure.
Data: 30/11/2023
Hora: 9h às 12h
Local: Sede do MetrôRio
Capacitação de lideranças comunitárias.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Supervia
Texto escrito em 28 de novembro de 2023 às 19h32
Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 19h32
Imagem de capa: Milenio Stadium