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Com informações de Daddo Moreira*

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Em celebração pela marca alcançada de 5.000 inscritos no canal Trilhos do Rio no Youtube, foi lançado o documentário “Condenados pelo progresso” em versão restaurada e colorizada pela equipe multimídia da instituição. O vídeo pode ser acessado e assistido no link abaixo, no site parceiro Trem de Dados, o repositório ferroviário digital que junto com a equipe Trilhos do Rio coordena este projeto pioneiro de colorização de antigos vídeos ferroviários.

Documentário [colorizado]: Condenados pelo progresso (1962~1963)

Além disso, este é mais um teste realizado, da iniciativa pioneira de colorizar antigos vídeos ferroviários, utilizando técnicas de inteligência artificial e outros recursos tecnológicos, algumas vezes de forma manual e quase artesanal. Através destes experimentos, cada vez mais as técnicas são aperfeiçoadas, e em breve poderemos ter resultados ainda melhores neste processo.

O DOCUMENTÁRIO

Dentro deste objetivo pioneiro de colorização de antigos vídeos ferroviários, e em parceria entre o projeto Trem de Dados e o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, desta vez o selecionado foi o já conhecido e polêmico documentário “Condenados pelo progresso”. Muitas pessoas consideram este vídeo polêmico, tendencioso e/ou realista, pois mostra o avanço das rodovias “modernas”, o “prejuízo” gerado pelo transporte ferroviário de passageiros e os déficits imensos da RFFSA, operadora ferroviária estatal na ocasião, dentre outros aspectos que cada um pode interpretar à sua maneira.

O filme-documentário “Condenados pelo progresso” reúne cenas raras de extintas ferrovias, em bitola métrica e ainda utilizando a tração com locomotivas a vapor, como a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará e a Estrada de Ferro Maricá, tema principal do vídeo pela maior parte das cenas ter sido registrada na estação de Virajaba, pertencente à citada Estrada de Ferro Maricá, situada em São Gonçalo-RJ. Esta produção de 1962, lançada em 1963, mereceu tratamentos extras de imagem: as imagens tinham a baixíssima resolução 320 x 240 pixels, inferior até mesmo à resolução VGA (apesar de existirem cópias deste filme disponíveis com resolução 640 x 480, mas estas apresentam elementos na tela que prejudicariam o processo de colorização).

Sendo assim, além da colorização que já é um processo trabalhoso e demorado, desta vez foram extraídos todos os quadros e realizado o processo de Upscale em cada uma das cerca de 10.000 imagens, com aumento de resolução para 1920 x 1080, tornando a qualidade um pouco melhor, mas com o vídeo ficando um pouco achatado e com um pouco de bordas entre os elementos em movimento, devido à diferença de proporção entre a resolução original e a obtida. Contudo, consideramos esta edição uma marca importante, não apenas pelo número de inscritos alcançados no Youtube, mas pelos procedimentos utilizados e realizados no material bruto, em mais detalhes abaixo.

O vídeo original foi armazenado em filme 35mm, em preto e branco, possui a duração quase de 11min, com 300 metros de extensão total, e uma taxa de 24 quadros por segundo. Entretanto, o vídeo utilizado para este teste possuía apenas 15 quadros por segundo, sendo aumentado para 30 quadros, permitindo uma maior fluidez das imagens.

Em resumo, abaixo o roteiro que gerou esta publicação, com a duração de todas as etapas envolvidas:

1) Edição do vídeo (Sony Vegas), cortes para selecionar as imagens ou extras dispensáveis (0,1% deste vídeo): 15 minutos

2) Renderização (Sony Vegas): 40 minutos p/ cada 1 minuto de vídeo

3) Colorização (DeOldify): 30 minutos p/ cada 1 minutos de vídeo
Extra: redimensionamento das imagens (UpScale): utilizando ffmpeg, em média 40 minutos para redimensionar 10.000 frames/quadros.
Extra(2): conversão dos frames para o formato de vídeo: 40 minutos para converter 10.000 frames/quadros

4) Reedição e colocação de informações extras e marcas d’água (infelizmente necessárias, ainda existem pessoas em pleno século XXI dando motivos para estas medidas serem tomadas) (Sony Vegas): 40 minutos

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5) Renderização (Sony Vegas): 40 minutos p/ cada 1 minuto de vídeo

6) Envio para Youtube e redação das informações: 30 minutos.

Para quem quiser experimentar a edição e o processo de colorização através do processo DeOldify, segue abaixo uma lista de alguns dos requisitos básicos necessários:

=Processador (CPU): Recomendação: Intel Core i7 ou equivalente AMD Ryzen 7

=Placa Gráfica (GPU): Recomendação: NVIDIA GeForce GTX 1060 (ou superior)

=Memória RAM: Recomendação: 16 GB de RAM

=Armazenamento: Recomendação: SSD (Solid State Drive) com pelo menos 500 GB

=Sistema Operacional: Recomendação: Windows 10 (ou superior) / Ubuntu 18.04 LTS (ou superior)

Companhia(s) produtora(s): INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo
Companhia(s) distribuidora(s): INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo
Direção: Barros, Carlos Alberto de Souza
Direção de fotografia: Ribeiro, Manoel P.; Mauro, José A.
Assistência de fotografia: Souza, Ivan de
Montagem: Braun, Lúcio
Observações: Filme exibido como “CANAL 100 – ATUALIDADES. N.63X09”, com lançamento em 25 de fevereiro de 1963, sob o título de segmento “CONDENADOS PELO PROGRESSO”.

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Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

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