Texto publicado na seção de Cartas do Leitor do Jornal O Globo, e redigido por Antônio Pastori, de Petrópolis-RJ*
Excelente o artigo do Sr. João Paulo da Silva Ribeiro “Uma rodovia à deriva, licitação já!” (17 de abril) sobre a provável não licitação do trecho da BR-040 entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora-MG, que está sob responsabilidade da CONCER desde 1996. Ao que tudo indica, essa concessão será renovada por mais 30 anos, em que pesem as irregularidades constatadas pelos contumazes usuários. Essa nefasta possibilidade me leva a suspeitar da realização de outra não licitação, desta vez no ramo ferroviário, que seria a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), por mais 30 anos. A concessão da FCA vai vencer em 2026, mas o governo quer antecipar a sua renovação. Poucos sabem que a FCA abandonou mais de dois mil quilômetros de linhas férreas da Região Sudeste e na Bahia, sendo que são mais de 760km de linhas férreas abandonadas somente no Estado do Rio, linhas essas que estavam em perfeito estado de trafegabilidade quando lhes foram concedidas em 1996.
A pergunta que não quer calar é: o que impede a ANTT de licitar os dois trechos, o rodoviário e o ferroviário, dessas duas empresas inadimplentes?
Texto publicado no Jornal O Globo em 18 de abril de 2024
Texto publicado no site Trilhos do Rio em 19 de abril de 2024 às 13h06
Imagem de capa: marco “Apite” em Rio Bonito, EF Leopoldina – Linha do Litoral. Fonte: Daddo Moreira em 2017