ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto começou em 2023, realizando a melhoria em 11 estações

Continua após a publicidade

Com informações da Assessoria de Imprensa da Supervia *

O trem é considerado um dos meios de transporte mais sustentáveis do mundo, e a SuperVia, confirmando a tendência e investindo em uma solução ecologicamente correta, criou um projeto de iluminação econômica nas estações, utilizando luminárias solares. Engenho Novo foi a primeira estação do ano a receber os novos modelos, com foco em segurança e economia de energia. O objetivo da concessionária é que mais estações recebam a iniciativa, que começou em 2023.

“Estamos focando em uma iluminação sem consumo mensal de energia, melhorando a visibilidade para a segurança e trazendo mais conforto aos passageiros. Além do uso de uma energia sustentável, reduzimos também o consumo de materiais, principalmente cabos de alimentação”, pontuou Michelle Calife, gerente de Manutenção de Estações da SuperVia.

Como funciona

As luminárias solares são dispositivos de iluminação que convertem a energia solar em energia elétrica para alimentar as lâmpadas LED. Elas funcionam armazenando energia solar durante o dia em uma bateria recarregável embutida e depois liberando essa energia à noite para iluminar a área. São muito mais vantajosas em relação às luminárias convencionais, especialmente quando se trata de economia de energia e custos.

Esse tipo de luminária costuma permanecer acesa durante toda a noite. No entanto, assim que o ambiente fica mais claro, os sensores fotovoltaicos fazem com que a luminária solar se apague automaticamente. Neste momento, começa um novo ciclo de armazenamento de energia solar para que ao anoitecer a luminária solar volte a acender novamente.

A próxima estação a receber a nova iluminação será Riachuelo, que atende os ramais Deodoro e Santa Cruz, assim como a de Engenho Novo. Em seguida, será feito um amplo estudo sobre o impacto dessa ação na mitigação de furtos e na economia de energia. No ano passado, 11 estações receberam a nova iluminação: Belford Roxo, Pavuna/São João de Meriti, Triagem, Mercadão de Madureira, Realengo, Inhoaíba, Bangu, Campo Grande, Japeri, Duque de Caxias e Gramacho.

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + doze =

Previous post Descarrilamento de veículo de manutenção interrompe tráfego da Linha 2 por 4 horas
Next post SuperVia terá trens extras após Botafogo x Portuguesa, hoje, no Engenhão
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.