ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

A reativação da ferrovia entre Petrópolis e Magé, visando o transporte de passageiros e também o transporte turístico, recebeu uma interessante novidade recentemente através da Lei Orçamentária do Estado para 2024, que alocou R$ 59 milhões para o início do projeto, conduzido pela Secretaria Estadual de Transportes.

Continua após a publicidade

O trecho de 6,1 km está programado para ser restaurado, com a expectativa de transportar mais de 500 mil pessoas anualmente e a um custo mais acessível do que o transporte por ônibus. A reativação da ferrovia é uma demanda destacada pelo movimento empresarial Petrópolis 2030, apoiado pelo secretário estadual de Transportes, Washington Reis, e pelo governador Cláudio Castro. O projeto também está incorporado ao Plano Plurianual (PPA) do Estado do Rio 2024-2027.

A reserva de recursos na Lei Orçamentária e no PPA representa um compromisso sólido com um projeto que promete impulsionar o turismo e, consequentemente, setores como comércio e entretenimento. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL-Petrópolis, Cláudio Mohammad, líder do movimento Petrópolis 2030, destaca a meta de implementar projetos até 2030 para estimular o desenvolvimento econômico da cidade por meio de parcerias público-privadas e ações estruturais.

O diretor presidente da Central Logística da Secretaria Estadual de Transportes, Fabrício de Moura, anunciou em audiência pública na Alerj que a reconstrução do trecho tem um prazo de execução de 18 meses, e a decisão entre concessão ou parceria público-privada será avaliada pela pasta. Moura ressalta um investimento total de R$ 260 milhões, sendo necessário detalhar os tipos de trens e o modelo de gestão. Paralelamente, técnicos estão em contato com um fabricante e acertando detalhes para a produção a aquisição do material rodante a ser utilizado, que percorrerá trechos planos e auxiliados por cremalheira sem necessidade de baldeação.

Washington Reis, secretário estadual de Transportes, ressalta a importância da reativação da ferrovia para a mobilidade urbana, a preservação histórica e o estímulo ao turismo, considerando-a uma conquista considerável para Petrópolis e Magé.

 

Com informações de redes sociais
Texto escrito em 29 de novembro de 2023 às 1h13
Última atualização em 29 de novembro de 2023 às 1h13
Imagem ilustrativa de capa: RailTech

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

2 thoughts on “Ferrovia para Petrópolis tem recursos reservados no orçamento do estado em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Previous post Campanha governamental “Não dê Passagem para o Racismo” tem participação da SuperVia e MetrôRio
Next post Alunos da FAETEC visitam oficina do projeto turístico Rio-Minas da Amigos do Trem
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.