ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Com informações de colaborador AFTR (anônimo)
Texto escrito em 07 de setembro de 2023 às 6h23
Última atualização em 07 de setembro de 2023 às 6h23

Continua após a publicidade

 

No dia 06 de setembro a AF Trilhos do Rio recebeu informações e registros de um crime contra o patrimônio público e histórico, além de crime contra o meio ambiente: homens estariam removendo, com auxílio de equipamentos de grande porte, a via férrea da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, posterior Rede Mineira de Viação. Este trecho está em processo de devolução pela concessionária FCA/VLI, entre as cidades de Barra Mansa e Angra dos Reis, cidades situadas nas regiões do Vale do Paraíba e na Costa Verde Fluminense, respectivamente.

Foto: anônimo

As fotos foram feitas nas proximidades da estação Jussaral, com acesso pelo bairro Belém. É um trecho de mata atlântica onde ainda existem trilhos da desativada ferrovia.

Foto: divulgação

Diversas iniciativas e propostas, inclusive da AFTR e de seus parceiros, foram tomadas e sugeridas durante anos, mas a ferrovia segue abandonada e cada vez mais depredada, com furto frequente de material da via permanente, como trilhos, dormentes e outras peças.

Foto: anônimo

Através desta denúncia anônima recebida, com fotos que constam neste artigo em anexo, algumas pessoas entraram com processo no Ministério Público e INEA, entre outras instituições. Infelizmente essa medida já foi tomada anteriormente, a partir de outras denúncias, mas continuamos lutando pela preservação da ferrovia e da natureza neste que é um dos trechos mais belos do país, podendo comportar um Trem Turístico de sucesso e muita procura, como foi o Trem da Mata Atlântica, serviço que funcionou na década de 1990 entre Angra dos Reis e Lídice, distrito de Rio Claro.

Foto: anônimo

Compartilhem esta informação, denunciem, e ajudem a tentar reverter essa situação.

 

Imagem de capa: anônimo

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 1 =

Previous post Noite de terça-feira com problemas nos trens e no metrô
Next post Heinz, Swift, e as ferrovias: o que têm em comum?
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.