ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações do site G1*

Continua após a publicidade

As negociações para o governo do Rio de Janeiro assumir o controle da Supervia estão avançando. Ainda não há um prazo definido para uma nova concessão, mas durante esse período de transição, a previsão é que os serviços ferroviários serão administrados pelo Estado.

De acordo com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, espera-se que em um prazo de 90 a 120 dias, a Gumi Brasil, controladora da Supervia, transfira a gestão do sistema para o governo estadual. Posteriormente, o controle acionário poderá ser repassado para outra empresa.

Não há previsão para a realização de uma nova concessão neste momento, e enquanto isso, os ramais serão operados pelo estado.

Em comunicado, a Gumi afirmou que está em constante diálogo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para encontrar uma solução para os desafios imediatos da Supervia e para a troca do controle acionário.

A disputa entre o governo estadual e a concessionária se intensificou em abril do ano passado, quando a Gumi Brasil declarou sua intenção de não mais operar os trens urbanos do Grande Rio, alegando desequilíbrio econômico. O governo passou a buscar novos parceiros para assumir a concessão e pediu uma transição rápida e pacífica.

Os passageiros continuam enfrentando problemas de preço e qualidade do serviço, incluindo atrasos, interrupções e panes. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj sugeriu a reestatização do sistema ou a adoção de um novo modelo de licitação para o serviço.

O secretário Washington Reis afirmou que o governo está preparado para retomar a gestão do transporte ferroviário e resolver os problemas enfrentados pela Supervia. Ele destacou a necessidade de investimentos que não foram realizados pela empresa e assegurou que a malha ferroviária funcionará de forma eficiente sob a nova gestão.

 

Texto escrito em 28 de março de 2024 às 18h42
Última atualização em 28 de março de 2024 às 19h57
Imagem de capa: G1

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

One thought on “Governo do Estado poderá assumir os trens da Supervia em até 120 dias

  1. O que ninguém fala é que o motivo da supervia alegar desequilíbrio financeiro é que uma grande parte da população do rio não paga passagem e não estou falando de idosos que tem direito a gratuidade. Estou falando de pessoas que pulam o muro pra não pagar, pessoas que fazem passagem clandestinas quebrando os muros para entrar de graça na estação. Qual empresa vai querer operar na cidade e fazer investimentos e melhorias se a população dá calote não pagando passagem e não é uma parte pequena da população do rio não hein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 9 =

Previous post AFPF promove celebração pelos 170 anos de ferrovia no Brasil
Next post Em comunicado, Amigos do Trem esclarece dúvidas sobre o projeto do Trem Rio-Minas
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.