Esta é uma estação da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, mais conhecida como Estrada de Ferro Mauá.
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A estação de Guia da Pacobaíba é a estação ferroviária mais antiga do Brasil.
Confira abaixo mais informações sobre o assunto!
A estação de Guia de Pacobaíba, que já se chamou Mauá, Porto de Estrella e Porto de Mauá, é considerada a mais antiga do Brasil. Aberta na ocasião da inauguração da primeira ferrovia do país, a Estrada de Ferro Mauá, possuiu inicialmente dois pavimentos, sendo reduzida anos depois a apenas um e por motivo desconhecido. Possivelmente esta alteração na estrutura tenha sido efetuada quando a ferrovia foi adquirida pela companhia "Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará" que subiu a serra da Estrela e alcançou a cidade de Petrópolis em 1883. Outra possibilidade é que tenha sido em 1896, quando a ferrovia sofreu diversas alterações, inclusive a redução de bitola.
Chegar a Petrópolis era a intenção inicial da Estrada de Ferro Mauá e de seu idealizador, Irineu Evangelista de Souza, mas por dificuldades variadas o projeto original não foi adiante. Até 1926 os passageiros e as cargas transportadas pelos trens da ferrovia chegavam e partiam através de via marítima, por um extenso cais onde aportavam barcas oriundas da capital do estado. Este cais e o respectivo tráfego, entretanto, foi desativado em 1926 quando foi inaugurada a linha que contornava a Baía de Guanabara, entre Saracuruna, em Duque de Caxias; e Porto das Caixas, em Itaboraí.
Em 1945 a estação recebeu o atual nome, e em 1962 teve o tráfego de trens suprimido, mesmo após o seu reconhecimento como patrimônio histórico na ocasião de seu centenário, em 1954. Desde então já passou por vários atos de vandalismo e sucessivas reformas, encontrando-se atualmente em um local utilizado pela população da região como área de lazer e convivência, nas comemorações de 150 anos da ferrovia no Brasil em 2004. Contudo a estação continua sofrendo com o abandono e atos de vandalismo ao longo dos anos, resultando em danos significativos à sua estrutura e patrimônio.
A estação foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Contudo, o prédio atual é possivelmente de 1896.
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Guia de Pacobaíba |
3,000 km |
A estação Guia de Pacobaíba situa-se a 2 metros de altitude
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Duas, uma via principal junto à plataforma e um desvio para manobras
Em 1854 a ferrovia foi inaugurada com a bitola de 1676mm, a maior já utilizada até hoje no país. Posteriormente a bitola foi reduzida para 1000mm (bitola métrica), na ocasião da aquisição da ferrovia pela Estrada de Ferro Leopoldina, mantendo-se assim até a erradicação do trecho em 1962.
Sem vídeos até o momento
O prédio encontra-se razoavelmente conservado, mas sem uso, servindo apenas como marco histórico junto à área de lazer implantada no píer em frente, normalmente frequentado por moradores e visitantes para confraternizações, passar o tempo ou visualizar a bela vista da Baía de Guanabara ao redor.
Informações parcialmente baseadas no site Estações Ferroviárias do Brasil.
Texto escrito em 11 de fevereiro de 2024.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2024.
Imagem de capa: estação Guia de Pacobaíba em 2017, em imagem de Rodrigo Sampaio.
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