Texto escrito por Mozart Rosa e revisão de ortografia e pontuação realizada por IA através do CoPilot Microsoft![]() |
Ziraldo era oriundo de Caratinga, estação terminal da linha que ligava Três Rios a Caratinga, passando por Arcos e Viçosa. Ele costumava, na sua juventude, vir para o Rio de Janeiro de trem. Nunca perdeu seu jeitão de mineiro e falava com carinho de sua cidade e das suas viagens de trem para o Rio de Janeiro.

Ziraldo foi um brilhante cartunista. Entre suas maiores realizações está o personagem do Menino Maluquinho. Além disso, Ziraldo fez muito mais. Foi um dos criadores da revista Bundas, que fazia contraponto à revista Caras. O slogan da revista era: “Quem mostrou a bunda em Caras não mostrará a cara em Bundas”. E o principal: “Uma revista que é a cara do Brasil”.
Ele também trabalhou no jornal Pasquim, outro veículo que fez parte da nossa história. Além de tudo isso, criou a turma do Pererê, Supermãe e Mineirinho. Ziraldo foi mais um dos mineiros de coração que vieram montar residência aqui no Rio de Janeiro. Grande e brilhante cartunista.

Convidamos todos os que têm parentes naquela região de Minas Gerais a lerem uma super-postagem que será publicada em breve. Nela, mostramos a viabilidade daquele trecho ser reconstruído e também os motivos escusos de sua destruição. Essa linha foi extinta de forma criminosa, prejudicando muito toda aquela região de Minas Gerais.
Em homenagem a Ziraldo, rebatizaremos essa postagem onde falaremos dessa linha para Caratinga de Projeto Ziraldo.
Obrigado, Ziraldo, por ter ajudado nossa infância a ser mais feliz com as suas histórias. Faça agora a alegria dos anjos com as suas histórias.
Texto escrito em 07 de abril de 2024 às 18h38
Última atualização em 07 de abril de 2024 às 22h20
Imagem de capa: exposição “Mundo Zira” em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, foto de Daddo Moreira no dia 05 de abril de 2024, véspera do falecimento do cartunista. Exposição que, aliás, recomendamos a visita!
