Com informações de Daddo Moreira, coordenador do Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio*
Em evento realizado hoje na Livraria Leonardo Da Vinci, tendo início às 17h30 e duração até a última dedicatória, o membro Trilhos do Rio, historiador e autor, Raphael Castelo Branco, lançou o livro “O Dilema do trem das águas“, uma publicação baseada em sua dissertação de mestrado, que versa sobre determinados períodos de funcionamento da Estrada de Ferro Rio d’Ouro.

Publicado pela editora Alameda, a publicação de 294 páginas detalha diversos aspectos desta instigante e, de certa forma, misteriosa ferrovia. Dentre outras estradas de ferro do estado do Rio de Janeiro, esta é uma das mais pesquisadas por nós da, à época, Associação Ferroviária Trilhos do Rio.

Através de pesquisas na internet, as informações pesquisadas e publicadas chamaram a atenção do autor, que entrou em contato conosco e assim contribuímos mutuamente com informações históricas desde que ele demonstrou este interesse no tema desde o início de sua graduação.

Com a considerável presença de leitores, algumas personalidades do meio ferroviário e ferroviarista, e cobertura do Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, o evento teve início com uma apresentação e palestra conduzida pelo autor, seguida de autógrafos e dedicatórias personalizadas.

A publicação poderá ser adquirida diretamente na livraria Leonardo Da Vinci (Avenida Rio Branco número 185), através de seu site ou o site da editora responsável pela publicação (links ao final deste texto).


Raphael Castelo Branco da Silva é historiador formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e mestre em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente prepara uma tese de doutorado sobre as ferrovias no estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e certamente também com o apoio dos pesquisadores Trilhos do Rio.
Maiores informações poderão ser obtidas através de contato com os estabelecimentos citados.
LINKS
Texto escrito em 30 de agosto de 2024 às 23h58
Última atualização em 30 de agosto de 2024 às 23h58
Imagem de capa: Daddo Moreira