Com informações do Arquivo Nacional, Revista Ferroviária e Diário do Rio*
Ouça o texto:
O mês de maio acabou de começar e publicações recentes, em mídias consagradas, trouxeram membros Trilhos do Rio em destaque, participando diretamente na colaboração na produção de conteúdo ou concedendo opiniões e informações para a confecção de matérias em respectivos sites e mídias sociais.
Edson Vander Teixeira, diretor e membro Trilhos do Rio, pesquisador e historiador, concedeu informações para o site Diário do Rio e, em réplica, para o site Revista Ferroviária. O tema da matéria é o extinto Trem de Prata, serviço ferroviário de passageiros que fazia o percurso entre a estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, e a estação da Luz, em São Paulo. Na época era um serviço de preço considerável e apelidado de “Trem-Hotel” devido ao valor das tarifas e por ser um serviço noturno.
Os links para as matérias encontram-se abaixo, vale a pena ler:
Raphael Castelo Branco, Doutorando e Mestre em História Contemporânea III, e graduado em História, conheceu a AF Trilhos do Rio ainda em seu início, em busca de informações histórico-ferroviárias, em particular da Estrada de Ferro Rio d’Ouro, tema que rendeu informações para sua tese e um livro a ser publicado em breve. Sua dedicação e conhecimento rendeu uma matéria na revista Acervo do Arquivo Nacional, no dossiê sobre Rio de Janeiro.
Confira o link para a matéria abaixo:
Revista Acervo do Arquivo Nacional (visualização em HTML)
Revista Acervo do Arquivo Nacional (PDF)
Os membros, diretores e colaboradores Trilhos do Rio enchem-se de orgulho e satisfação em tê-los como membros deste grupo, sempre enriquecendo nosso histórico com vosso conhecimento, pesquisas e experiências adquiridas, acumuladas e transmitidas.
Texto escrito em 02 de maio de 2024 às 20h46
Última atualização em 02 de maio de 2024 às 20h46
Imagem de capa: montagem fotográfica