ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 9 minutos

A AF Trilhos do Rio esteve presente na abertura do evento e constatou diversas atrações com a temática ferroviária em destaque.

Continua após a publicidade

Com informações de Daddo Moreira, coordenador-geral AFTR; e do Portal Turismo RJ.
Texto escrito em 19 de outubro de 2023 às 22h15.
Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 00h46.

Teve início nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, a Expo Rio Turismo, um evento focado nas atrações turísticas do estado do Rio de Janeiro. Com diversas atrações, jogos, entretenimento e shows ao vivo de artistas consagrados, o evento exibe as muitas atrações turísticas do estado e expressa uma aparente retomada significativa dos investimentos em turismo, realizado pelo governo do estado.

Estande de Barra Mansa. Imagem: Daddo Moreira/AFTR

Todas as cidades do estado foram contempladas e incluídas neste projeto, sendo divididas por regiões de acordo com determinadas características físicas, históricas e geográficas:

  • Águas do Noroeste
  • Agulhas Negras
  • Baixada Verde
  • Caminhos Coloniais
  • Caminhos da Mata
  • Caminhos da Serra
  • Costa Doce
  • Costa do Sol
  • Costa Verde
  • Região Metropolitana
  • Serra Verde Imperial
  • Vale do Café

Com todos os municípios englobados e representados, cada região possui no evento um estande próprio. E, obviamente, a temática ferroviária se faz presente em atrações turísticas de algumas cidades: 

MIGUEL PEREIRA

A “cidade com o terceiro melhor clima do mundo” possui também em seu território, mais precisamente na localidade de Vera Cruz, um marco da engenharia mundial: o viaduto ferroviário Paulo de Frontin. Com peças importadas da Bélgica, foi montado e construído na década de 1890, sendo também conhecido como “o único viaduto metálico em curva do mundo”.

Imagem: Daddo Moreira/AFTR (2013)

Infelizmente os trens não passam mais neste local há décadas, mas há ainda a intenção de se reativar esse trecho, partindo de Governador Portela e chegando ao distrito de Conrado, um trecho serrano belíssimo que vale muito a pena ser conhecido e percorrido.

Material publicitário de Miguel Pereira, um dos mais abrangentes do evento. Foto: Daddo Moreira/AFTR

A atual administração municipal de Miguel Pereira tem investido fortemente na área turística recuperando e aumentando ainda mais o status que o município teve décadas atrás. Algumas atrações significativas que foram inauguradas recentemente ou estão para estrearem são a Rua Coberta, o Mundo dos Dinossauros (que inclusive levou alguns espécimes animados e realísticos ao evento, atraindo a curiosidade dos visitantes e proporcionando muitas fotos), a Cidade da Neve e o Museu de Cera. E, claro, o trem turístico de Miguel Pereira, que contará com uma locomotiva a vapor percorrendo o trecho entre Miguel Pereira e o distrito de Governador Portela.

Conversei com uma representante no estande de Miguel Pereira e ela me garantiu que de fato o trem começará a operar, em regime de testes, no próximo dia 25 de outubro. Ela também ressaltou que é necessário esse período de teste para assegurar e garantir o pleno funcionamento do sistema, e a total segurança dos visitantes – relata Daddo Moreira, coordenador-geral AF Trilhos do Rio.

Como adiantado e publicado em matéria especial publicada no site AF Trilhos do Rio, o trem turístico de Miguel Pereira iniciará os testes operacionais ainda este mês, no próximo dia 25 e em comemoração ao aniversário da cidade, tendo a previsão de funcionar experimentalmente até o dia 31 de dezembro. Após este período poderá ser inaugurado oficialmente e aberto ao público até antes, mas provavelmente iniciará as operações comerciais no começo de 2024, sendo sempre operado por uma empresa privada.

TRÊS RIOS E SAPUCAIA

Outra atração ferroviária, e que está presente no evento, é o Trem Rio-Minas. Entretanto, no estande da cidade de Três Rios e de Sapucaia, duas cidades não havia, talvez devido ao horário avançado, atendentes para informar sobre o projeto e sobre outras atrações desses municípios. Contudo, a bela estação ferroviária de Sapucaia figura no estande como umas das belezas da região.

Imagem: Daddo Moreira/AFTR

MAGÉ

Berço das ferrovias Brasileiras, local onde existe (e resiste) a primeira estação ferroviária do país, Magé apresenta possui muitas atrações históricas, e algumas possuem em sua história ou contexto as ferrovias:

  • Estação Guia de Pacobaíba: primeira estação ferroviária Brasileira, pertencente à pioneira “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis” ou Estrada de Ferro Mauá, como é mais conhecida. Na época da inauguração a ferrovia transportava os passageiros, que chegavam por barca do Rio de Janeiro, até Fragoso, inicialmente, sendo estendida posteriormente até Raiz da Serra (atual Vila Inhomirim). Apenas em 1883 a ferrovia galgou a serra e alcançou a Cidade Imperial: Petrópolis. Entretanto, nesta época a ferrovia já possuía outro operador e nomenclatura, Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, que englobou a pioneira Mauá.
    A estação e seu entorno atualmente é um ponto de encontro para eventos familiares como reuniões e piqueniques, além de servirde cenário para fotografias, às margens da Baía de Guanabara;
Postal de Magé. Imagem: Daddo Moreira/AFTR
  • Pier de Piedade: ponto ferroviário inicial da Estrada de Ferro Therezopolis, era neste porto que os passageiros chegavam de barca a partir do Rio de Janeiro e subiam a serra em direção a Teresópolis. Assim como Guia de Pacobaíba, o espaço recentemente reformado e modernizado, atrai visitantes para eventos familiares e muitas fotografias com a bela paisagem marítima de seu entorno;
Um dos informativos da cidade de Magé. Imagem: Daddo Moreira/AFTR
  • Trilha TransMagé: com logotipo baseado a trilha TransCarioca, teve o símbolo desta (o monumento ao Cristo Redentor) substituído por… um trem! Nada mais justo que homenagear a primeira ferrovia do país, implantada no atual município de Magé. Além disso, a trilha possui percurso em parte de antigos trechos ferroviários, atualmente erradicados.
Imagem: Daddo Moreira/AFTR

IGUABA GRANDE

Continua após a publicidade

A cidade localizada no litoral conhecido como Costa do Sol possui belas praias e teve, no passado, uma importante ferrovia que ligava Niterói a Cabo Frio, passando por diversas cidades e localidades da chamada “Região dos Lagos”: a Estrada de Ferro Maricá.

Imagem: Daddo Moreira/AFTR

Atualmente Iguaba Grande não possui ferrovia, mas a cidade está homenageando a sua rica história com a implantação do “Espaço Gastronômico Estação Maria Fumaça”, uma área com a temática ferroviária que contará com diversos estabelecimentos food truck, trazendo gastronomia variada aos visitantes, e visando reunir cultura, história, lazer e entretenimento para todas as idades.

JAPERI

Em encarte distribuído no evento consta o “Casarão”, como é conhecido o prédio da estação ferroviária da cidade. Infelizmente este marco histórico encontra-se interditado após um incêndio ocorrido no ano de 2021.

MENDES

Em mapa constante da publicidade do município, uma das atrações históricas é a estação ferroviária Neri Ferreira, pertencente à Estrada de Ferro Dom Pedro II/Central do Brasil, atualmente operacional apenas para transporte de cargas.

PARACAMBI

A cidade traz como atração ferroviária a estação de Engenheiro Gurgel. Apesar de desativada e encontrar-se em ruínas, destaca-se por estar próxima e ser ponto de encontro de aventureiros que vão desbravar a trilha que dá acesso à famosa Pedra do Gavião (a AF Trilhos do Rio esteve lá, confiram abaixo!)

RIO DE JANEIRO

A capital do estado traz em um folder o Bonde de Santa Teresa, um atrativo turístico que sempre atraiu turistas do mundo todo para conhecê-lo.

Imagem: Daddo Moreira/AFTR

CACHOEIRAS DE MACACU

A cidade serrana traz em um mapa, constante no material publicitário, a trilha que percorre o trecho onde antigamente passava a Estrada de Ferro Cantagalo, que vinha de Porto das Caixas (Itaboraí), passava pela cidade de Cachoeiras de Macacu e subia a serra em direção a Nova Friburgo e demais cidades da região. A AF Trilhos do Rio também percorreu este trecho, em 2017: confiram os vídeos abaixo!


ATRAÇÕES E SHOWS

Além de toda a publicidade das cidades citadas acima, e de outras mais com temática ferroviárias não mencionadas aqui, o evento traz muito entretenimento aos visitantes, como música ao vivo em um palco próximo à entrada, os dinossauros (com movimentos) trazidos de Miguel Pereira, vários food trucks, uma tirolesa, feira de artesanato, farta publicidade e informações fornecidas, jogos, simuladores em realidade virtual (inclusive de voo de asa delta), marcos temáticos para fotografias, e show com artistas consagrados, como Diogo Nogueira, Thiago Martins, Tony Garrido e Monobloco.

Imagem: Daddo Moreira/AFTR
Imagem: Daddo Moreira/AFTR
Imagem: Daddo Moreira/AFTR
Imagem: divulgação

O evento está ocorrendo no espaço Lagoon, na Avenida Borges de Medeiros, Lagoa. A entrada é gratuita, as inscrições devem ser feitas neste site e o evento será nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2023. Maiores informações no site do evento (clique aqui)

 

Foto de capa: espaço gastronômico Estação Maria Fumaça. Imagem: Daddo Moreira

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − quatro =

Previous post Governo anuncia licitação para estudo de viabilidade de expansão do Metrô
Next post Falha técnica suspende temporariamente conta do VLT em rede social
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.