ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Com informações do Jornal O Globo e da AMAF – Associação de Moradores e Amigos da Freguesia*

Continua após a publicidade

 

Os moradores da Freguesia lançaram um abaixo-assinado em prol da criação da Linha Transversal do Metrô, que ligaria a Estação Jardim Oceânico em Barra da Tijuca ao município de Belford Roxo, atravessando diversas áreas como Muzema, Itanhangá, Anil, Rio das Pedras, Freguesia, Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Marechal Hermes, Costa Barros, Pavuna e São João de Meriti. Este projeto foi concebido pelo Grupo de Trabalho de Mobilidade da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF), após uma série de diálogos que se iniciaram em 2021.

Fonte: Luciana Avellar / AMAF

Em março, a associação lançou uma petição online na plataforma Change.org, solicitando ao Governo do Estado que inclua esta nova rota no Plano Diretor Metroviário do Rio de Janeiro. Este plano delineia as diretrizes para a expansão do sistema metroviário até o ano de 2045.

Lélio de Araújo, coordenador do grupo de trabalho da AMAF, destaca que a necessidade de transporte público eficiente na região é antiga. Ele ressalta as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Freguesia, especialmente a superlotação dos ônibus, que chegam à região já repletos de passageiros de outros bairros. Araújo acredita que a nova linha de metrô traria benefícios não só para Freguesia, mas para todas as comunidades vizinhas e regiões por onde o metrô passaria.

A associação já havia enviado um documento à Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), que está à frente do Plano Diretor Metroviário, detalhando os motivos para a implantação da nova linha. Entre os pontos destacados estão a falta de integração da estação Jardim Oceânico com Jacarepaguá, a conexão com vias de grande circulação como a Linha Amarela e o déficit de transporte público de qualidade em áreas como a Baixada Fluminense.

Rafael Machado Quaresma, diretor-presidente da Riotrilhos, reconheceu a relevância da proposta da Amaf e indicou que a inclusão da Linha Transversal seria considerada na próxima atualização do Plano Diretor Metroviário. Atualmente, o plano vigente prioriza dois trechos: a ligação entre Praça XV, Araribóia e Alcântara (Linha 3), e a expansão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes, com parada no Terminal Alvorada. O projeto da Amaf também prevê a interligação com estas duas extensões prioritárias.

Há algumas semanas a AF Trilhos do Rio recebeu um contato da AMAF pedindo apoio, que foi prontamente atendido, recebendo a devida divulgação convocando seus seguidores e membros a apoiarem e assinarem o abaixo-assinado. Para quem ainda não participou deste movimento, o link encontra-se abaixo:

[CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ABAIXO-ASSINADO]

 

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 11 =

Previous post Logo após definido, DPP Trilhos do Rio inicia pesquisas na Linha Auxiliar
Next post Sobre o uso proposto para a estação Leopoldina
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.