Com informações da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana – SETRAM
Texto escrito em 10 de setembro de 2023 às 6h12
Última atualização em 10 de setembro de 2023 às 6h12
Em breve, os icônicos bondes de Santa Teresa, que completaram 127 anos no dia 1º de setembro, contarão com uma equipe de condutores renovada, capacitada e expandida. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, através da CENTRAL Logística, está preparando uma licitação para a contratação de mão de obra qualificada para operar esse tradicional meio de transporte.
O pregão eletrônico está agendado para o dia 25 de setembro. Com a contratação, será possível reduzir os intervalos entre as viagens e ampliar o horário de funcionamento dos bondes. A renovação da equipe de motorneiros faz parte de um conjunto de melhorias planejadas para fortalecer o sistema, que inclui também a licitação para reativar o trajeto original do bonde, prevista para este semestre, segundo documento que a AFTR teve acesso (abaixo):
Isso envolve a retomada da operação dos ramais Paula Mattos e Silvestre, que estavam inativos há mais de uma década. Outra inovação será a introdução de um aplicativo que permitirá aos passageiros acompanhar o trajeto em tempo real, proporcionando maior comodidade. O GPS também facilitará a identificação de problemas que exijam manutenção imediata e já foi instalado em todos os bondes pela Central Logística.
Dentro do projeto de revitalização do sistema estão incluídos a modernização da oficina de manutenção, para melhorar a eficiência operacional, e a implementação de sistemas de bilhetagem mais modernos.
É importante ressaltar que, devido ao status de patrimônio histórico tombado, todas as melhorias e inovações planejadas para o sistema precisam ser submetidas à aprovação dos órgãos competentes, seguindo os procedimentos necessários.
Imagem de capa: SETRAM