ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana – SETRAM
Texto escrito em 10 de setembro de 2023 às 6h12
Última atualização em 10 de setembro de 2023 às 6h12

Continua após a publicidade

 

Em breve, os icônicos bondes de Santa Teresa, que completaram 127 anos no dia 1º de setembro, contarão com uma equipe de condutores renovada, capacitada e expandida. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, através da CENTRAL Logística, está preparando uma licitação para a contratação de mão de obra qualificada para operar esse tradicional meio de transporte.

O pregão eletrônico está agendado para o dia 25 de setembro. Com a contratação, será possível reduzir os intervalos entre as viagens e ampliar o horário de funcionamento dos bondes. A renovação da equipe de motorneiros faz parte de um conjunto de melhorias planejadas para fortalecer o sistema, que inclui também a licitação para reativar o trajeto original do bonde, prevista para este semestre, segundo documento que a AFTR teve acesso (abaixo):

Isso envolve a retomada da operação dos ramais Paula Mattos e Silvestre, que estavam inativos há mais de uma década. Outra inovação será a introdução de um aplicativo que permitirá aos passageiros acompanhar o trajeto em tempo real, proporcionando maior comodidade. O GPS também facilitará a identificação de problemas que exijam manutenção imediata e já foi instalado em todos os bondes pela Central Logística.

Dentro do projeto de revitalização do sistema estão incluídos a modernização da oficina de manutenção, para melhorar a eficiência operacional, e a implementação de sistemas de bilhetagem mais modernos.

É importante ressaltar que, devido ao status de patrimônio histórico tombado, todas as melhorias e inovações planejadas para o sistema precisam ser submetidas à aprovação dos órgãos competentes, seguindo os procedimentos necessários.

 

Imagem de capa: SETRAM

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dois =

Previous post Heinz, Swift, e as ferrovias: o que têm em comum?
Next post Trem Turístico Rio-Minas pode entrar em circulação em dezembro
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.