ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 5 minutos

Cartões para acesso às estações e para viagens durante a noite do dia 31 devem ser adquiridos antecipadamente

Continua após a publicidade

A concessionária Metrô Rio informa que o esquema especial para o Reveillon estará em vigor das 19h do dia 31/12 até as 5h de 01/01. Durante esse período, os clientes só poderão utilizar o sistema por meio do cartão especial. Para garantir o sucesso do esquema especial, a concessionária reforçou o quadro de funcionários no sistema metroviário, contando com orientadores de fluxo para fornecer informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.

Os cartões especiais podem ser adquiridos até o dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca. Recomenda-se que os clientes se programem para comprar os bilhetes com antecedência, evitando filas e possíveis esgotamentos.

A partir das 19h do dia 31/12, durante a operação especial de Réveillon, não serão aceitos cartões unitários, pré-pagos, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte), pagamento por aproximação (NFC) e RecargaPay (QR Code). Esses cartões só poderão ser utilizados até as 18h59, com exceção das estações General Osório/Ipanema, Cantagalo/Copacabana e Siqueira Campos/Copacabana, onde todos esses meios de pagamento serão aceitos até meia-noite para permitir que moradores e trabalhadores dessa região possam se deslocar de metrô nesse período.

Às 5h da manhã do dia 01/01, encerra-se a operação especial de réveillon, e todos os cartões do MetrôRio, o Riocard Mais, o pagamento por aproximação e RecargaPay (QR Code) voltarão a ser válidos em todas as 41 estações do sistema.

Durante os dias 31/12 e 01/01, os trens da Linha 2 circularão da Pavuna a General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Da meia-noite até as 7h de 01/01, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.

A transferência entre as linhas 1 e 2, de meia-noite às 7h, será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema). Devido à logística de troca de plataformas para transferência na estação General Osório/Ipanema, a empresa recomenda que o cliente realize a transferência no trecho entre Central do Brasil/Centro e Cantagalo/Copacabana.

No dia 01/01, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Praça Onze, Saara/Presidente Vargas, Uruguaiana/Centro e Catete, que permanecerão fechadas. Estas estações reabrirão às 5h do dia 02/01.

Tanto no domingo (31/12) quanto na segunda-feira (01/01), a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Informações importantes:

– O embarque de bicicletas e pranchas de surfe não será permitido no período entre 16h do dia 31/12 às 7h do dia 01/01.
– Também não será permitido o embarque com grandes volumes, sacos de gelo e garrafas de vidro.
– Os pontos comerciais do sistema metroviário fecharão as portas até as 17h do dia 31/01.
– As máquinas de autoatendimento (ATMs) ficarão fora do uso das 19h do dia 31/12 até as 07h do dia 01/01.
– O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro; e o Espaço do Cliente, na estação Carioca/Centro, não terão expediente. Os locais voltarão a abrir as portas na terça-feira (02/01).

Integrações:

– No dia 31/12, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h. A partir desse horário, o acesso às estações do sistema metroviário será possível somente com o uso do cartão especial de réveillon.

Metrô na Superfície:

Continua após a publicidade

– No dia 31/12, as últimas partidas das estações Botafogo, Antero de Quental e Gávea serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado das 7h às 22h30.

Horários de embarque no réveillon:

– Das 19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
– Das 20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
– Das 21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
– Das 22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
– Das 23h à meia-noite – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
– Da meia-noite às 5h – cartão cinza (volta).

Gratuidades:

– Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.

Resumo:

Funcionamento do metrô no fim de semana e feriado de réveillon:
Metrô – Linhas 1, 2 e 4:

  • Sábado (30/12): das 5h à meia-noite;
  • Domingo (31/12): das 7h à meia-noite. Entre meia-noite e 07h do dia 01/01, as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque;
  • Segunda-feira (01/01): das 7h às 23h.

Transferência entre as linhas 1 e 2:

  • Sábado (30/12), domingo (31/12) e segunda-feira (01/01): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea:

  • Sábado (30/12): das 5h às 23h30
  • Domingo (31/12): das 7h às 18h
  • Segunda-feira (01/01): das 7h às 22h30

 

Texto escrito em 29 de dezembro de 2023 às 11h46
Última atualização em 29 de dezembro de 2023 às 11h46
Imagem de capa: Rune_Landale / Thinkstock via Femme Actualle

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 4 =

Previous post SuperVia terá trens extras na madrugada do primeiro dia de 2024
Next post Supervia intensifica manutenção no ramal Saracuruna, atenção à programação!
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.