Com informações de colaboradores AFTR, Jornal O Dia e Supervia
Texto escrito em 05 de setembro de 2023 às 6h12
Última atualização em 05 de setembro de 2023 às 6h12
Novamente a operação ferroviária na extensão Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, encontra-se suspensa, e a retomada do serviço permanece indefinida. Isso se deve a uma “ocorrência técnica com a locomotiva”, de acordo com um comunicado da SuperVia nas redes sociais, emitido às 8h51 do último sábado (2).
A interrupção na extensão Guapimirim também impacta os moradores de parte de Magé, na Baixada Fluminense, uma vez que o trajeto do trem até Guapimirim passa por bairros de Magé.
Além disso, a concessionária informou que o problema afetou o serviço na extensão Vila Inhomirim, em Magé, que estava operando em horários irregulares. Em comunicado emitido no dia 2, às 22h, a empresa afirmou que a operação nesse trecho estava “normalizada”.

Em 21 de agosto passado, a circulação de trens na extensão Guapimirim foi interrompida devido a uma “ocorrência com a locomotiva”. A situação só foi resolvida após mais de oito horas.
Segundo colaboradores da AFTR, o que se comentava durante o final de semana nas oficinas de Saracuruna é que não havia previsão de retorno rápido da locomotiva à operação normal, e consequentemente, o serviço de trens no trecho continuaria paralisado. Contudo, especula-se que hoje, terça-feira dia 05, a circulação seja normalizada. Uma provável causa da avaria seria o serviço de arrefecimento da locomotiva. Enquanto isso, a prometida modernização dos serviços, que foi publicada aqui no site há alguns meses (vide abaixo), não foi mais comentada.
Divulgadas informações sobre novos veículos para ramais de bitola métrica
Imagem de capa: Agenor