ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 2 minutos

Com informações da Supervia
Texto escrito em 18 de outubro de 2023 às 2h11
Última atualização em 18 de outubro de 2023 às 2h58

Continua após a publicidade

 

A SuperVia iniciou a 12ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível (PNs) nesta terça-feira, 17 de outubro. O objetivo desta iniciativa é conscientizar a população e os motoristas sobre os riscos associados à desobediência à sinalização em cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária.

Até 14 de novembro, promotores distribuirão panfletos nas passagens em nível, estações e praças, além de estarem disponíveis para conversas com a população, enfatizando a importância do respeito às normas de segurança. Carros de som serão usados em diversas regiões próximas à linha férrea como parte das atividades educativas.

Nesta primeira semana, a ação se concentra em pontos dos ramais Saracuruna, Belford Roxo, Japeri e nas extensões Vila Inhomirim, Guapimirim e Paracambi. A SuperVia possui atualmente 37 passagens em nível regulares ao longo dos 270 quilômetros da malha ferroviária.

Todas as passagens regulares da SuperVia são sinalizadas conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo a instalação da Cruz de Santo André. Passagens não sinalizadas são consideradas irregulares, sendo monitoradas pela concessionária, que fecha entre seis e dez delas por mês. No entanto, cerca de 30% dessas passagens são reabertas no mesmo período.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm prioridade ao atravessar uma PN, em relação a outros veículos. O não cumprimento da regra de parar o veículo antes de cruzar a linha férrea é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa. Portanto, tanto motoristas quanto pedestres devem parar, observar e ouvir antes de atravessar a via férrea.

 

Foto de capa: PN de Japeri, imagem de Daddo Moreira em 18/10/2016

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 8 =

Previous post Prefeito sugere que terreno da estação Leopoldina seja utilizado para moradias
Next post Governo anuncia licitação para estudo de viabilidade de expansão do Metrô
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.