ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Com informações da Assessoria de Imprensa da Supervia

Continua após a publicidade

Novos ajustes operacionais que começam amanhã também permitirão a redução de intervalos entre trens

A partir de amanhã, dia 26 de março, a SuperVia inicia uma nova grade operacional no sistema ferroviário. O principal impacto positivo para o passageiro será a oferta de mais viagens diretas no trecho Central do Brasil – Saracuruna, tanto no período matutino quanto no vespertino. Nesse caso, o cliente não precisará realizar transferência na estação Gramacho para seguir viagem.

Serão, ao todo, 14 viagens diretas sem necessidade de realizar a troca de composição em Gramacho, sendo quatro de Saracuruna para a Central do Brasil no período da manhã (às 4h10, 4h40, 5h10 e 5h40) e duas no sentido contrário (Central do Brasil – Saracuruna) na mesma faixa de horário. Já no pico da tarde, serão quatro viagens diretas da Central do Brasil para Saracuruna (às 16h46, 17h16, 17h46 e 18h16) e outras quatro no sentido contrário (Saracuruna – Central do Brasil). Atualmente, apenas uma viagem direta é realizada de Saracuruna para a Central do Brasil, às 5h53. Ou seja, antes e depois desse horário, o passageiro continua trocando de composição na estação Gramacho.

A SuperVia vai reduzir ainda os intervalos entre as partidas durante os horários de pico (de 5h às 8h e das 16h às 19h) no ramal Saracuruna. No trecho Gramacho x Central do Brasil, os trens partirão a cada 15 minutos (atualmente, partem de 20 em 20 minutos). Nos horários de vale, também haverá redução nos intervalos, passando de 27 para 20 minutos.

Em termos quantitativos, as mudanças no ramal Saracuruna vão permitir a oferta de mais 50.400 lugares nos picos matutino e vespertino.

MAIS VIAGENS EXPRESSAS NO SERVIÇO SANTA CRUZ

As melhorias aos passageiros também vão ocorrer no ramal Santa Cruz. A SuperVia vai ofertar mais viagens expressas no pico matutino. Haverá um aumento de 8 para 10 viagens expressas no período entre 3h51 e 6h51. Vale lembrar que entre Santa Cruz e Deodoro o trem expresso para em todas as estações. No trecho entre Deodoro e Central do Brasil, o trem para somente nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil.

No ramal Deodoro, a concessionária terá mais uma viagem paradora no pico matutino. Já no ramal Japeri, as viagens expressas terão, relativamente, um menor tempo de percurso total. 

Essas novidades operacionais fazem parte da continuidade ao planejamento de melhorias e oferta de mais viagens para os clientes do sistema ferroviário. A SuperVia reforça que só será possível cumprir essa nova grade operacional caso não haja intercorrências na circulação dos trens, como os furtos de cabos, vandalismos de equipamentos de infraestrutura ou ações externas que impactem a operação e a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. A concessionária seguirá atuando em conjunto com as forças de segurança, além de reforçar o monitoramento de pontos estratégicos com mais vigilantes.

Para conferir os horários e intervalos da nova grade, a SuperVia orienta que os passageiros usem a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo e no site da concessionária. Em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Texto escrito em 25 de março de 2024 às 12h33
Última atualização em 25 de março de 2024 às 12h33
Imagem de capa: divulgação

Loading

Autor

  • AF Trilhos do Rio

    A Associação Ferroviária Trilhos do Rio - AFTR é um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Previous post [EXCLUSIVO] A proposta do trem para Petrópolis feita pela AFTR
Next post Alunos de Duque de Caxias fazem “imersão” no sistema ferroviário
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.