Com informações do Jornal Estado de Minas, e OSCIP Amigos do Trem
Texto publicado em 11 de setembro de 2023 às 9h54
Última atualização em 11 de setembro de 2023 às 9h54
Após oito anos de espera e árduo trabalho, que envolveu negociações em âmbito público e privado, restauração de trechos ferroviários, reforma de vagões e enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia, o Rio-Minas, o primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do Brasil, está prestes a sair da estação e finalmente começar a operar.
A presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, que lidera o projeto iniciado em 2015, expressou sua confiança de que a primeira viagem ocorrerá em dezembro.
A motivação principal para o início do serviço veio com a concessão do Certificado Operacional Específico (COE), um documento essencial para o funcionamento do Rio-Minas. Cyntia observou que estavam aguardando essa certificação desde 2017, e essa conquista é motivo de grande entusiasmo, especialmente considerando que o projeto foi desenvolvido sem recursos públicos.
A Amigos do Trem agora aguarda aprovação da Ferrovia Centro-Atlântica, concessionária da ferrovia, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que se comprometeu a acelerar a validação do COE para dar início ao projeto. Cyntia enfatizou que possuem todos os documentos necessários para a certificação.
Em um vídeo publicado recentemente nas redes sociais, a presidente da Amigos do Trem fez um apelo às prefeituras para apoiarem o projeto, que visa impulsionar o turismo na região, atrair visitantes de todo o país e do exterior, e estimular a economia local. Ela destacou a importância do apoio institucional, mas ressaltou a necessidade de recursos financeiros, uma vez que o projeto não conta com financiamento federal, estadual ou municipal, nem com emendas parlamentares. Cyntia enfatizou a importância de sensibilizar e envolver todos para tornar o projeto uma realidade.
Em Recreio, na Zona da Mata Mineira, localizada a 360 quilômetros de Belo Horizonte, a equipe da Amigos do Trem está cuidando da reforma do material rolante, incluindo locomotivas, carros de passageiros e o veículo de inspeção e manutenção da linha ferroviária. A reforma contou com recursos da empresa ferroviária MRS Logística.
Imagem de capa: Daddo Moreira