Zona Norte da cidade foi uma das mais atingidas
Com informações de redes sociais, do Metrô Rio e da Supervia*
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro neste sábado e domingo (13 e 14 de janeiro de 2024) causaram muitos transtornos e afetaram a circulação de trens e metrô. As regiões mais afetadas foram a Zona Norte da capital e municípios da Baixada Fluminense, onde foram registrados altíssimos acúmulos de precipitação (em Anchieta foi batido um recorde histórico de 266mm, que não ocorria desde 1997). Niterói também sofreu com grande acúmulo de chuva, o maior em 10 anos.
A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que a população evite o deslocamento, visto que várias vias encontram-se interditadas e até mesmo a circulação sobre trilhos foi afetada.
SUPERVIA
Na noite de sábado o trecho entre a Central do Brasil e Deodoro, no ramais Japeri e Santa Cruz, teve locais de alagamento, levando a Supervia a interditar a estação Oswaldo Cruz. Trens destes ramais não estão realizando parada nas estações Marechal Hermes e Prefeito Bento Ribeiro, situação que deve se manter no domingo (14).
Lembramos que desde então até o mês de março o ramal Saracuruna passará por ações de manutenção que causarão alterações no tráfego, confiram abaixo:
Supervia intensifica manutenção no ramal Saracuruna, atenção à programação!
METRÔRIO
A circulação de composições do Metrô na Zona Norte foi mais afetada, causando a interdição das estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari e Coelho Neto, todas na Linha 2. A chuva foi tão forte que a via e as estações foram alagadas, deixando inclusive composições ilhadas.
Em Acari a força das águas do Rio Acari causou o transbordamento do curso d’água e a queda do muro do Metrô, acarretando a invasão das águas na via férrea. Próximo à Pavuna, alguns buracos, feitos no muro para escoamento da água das ruas e morros próximos, permitiram a entrada de água na via, causando o alagamento da estação.
Algumas linhas de ônibus, que fazem ponto final em Coelho Neto, estão sendo remanejadas e seguindo até Colégio, para realizar integração com o Metrô, que está com os trens da Linha 2 circulando apenas entre as estações Colégio e General Osório 1.
TRANSPORTE PÚBLICO | LINHAS DE ÔNIBUS
Devido a suspensão do funcionamento das estações do Metrô da Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto, as linhas a seguir farão o trajeto até Colégio para atender os usuários:
753 – Santa Cruz / Coelho Neto
756… pic.twitter.com/ltZ1X4wK2Z— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) January 14, 2024
Imagem de capa: Mídias Sociais AFTR (estação Pavuna alagada)
Texto escrito em 14 de janeiro de 2024 às 13h34
Última atualização em 14 de janeiro de 2024 às 13h34