ESTE SITE SERÁ DESCONTINUADO EM BREVE. FAVOR ACESSAR trilhosdorio.org
Tempo de leitura: 3 minutos

Zona Norte da cidade foi uma das mais atingidas

Continua após a publicidade

Com informações de redes sociais, do Metrô Rio e da Supervia*

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro neste sábado e domingo (13 e 14 de janeiro de 2024) causaram muitos transtornos e afetaram a circulação de trens e metrô. As regiões mais afetadas foram a Zona Norte da capital e municípios da Baixada Fluminense, onde foram registrados altíssimos acúmulos de precipitação (em Anchieta foi batido um recorde histórico de 266mm, que não ocorria desde 1997). Niterói também sofreu com grande acúmulo de chuva, o maior em 10 anos.

A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que a população evite o deslocamento, visto que várias vias encontram-se interditadas e até mesmo a circulação sobre trilhos foi afetada.

SUPERVIA

Na noite de sábado o trecho entre a Central do Brasil e Deodoro, no ramais Japeri e Santa Cruz, teve locais de alagamento, levando a Supervia a interditar a estação Oswaldo Cruz. Trens destes ramais não estão realizando parada nas estações Marechal Hermes e Prefeito Bento Ribeiro, situação que deve se manter no domingo (14).

Lembramos que desde então até o mês de março o ramal Saracuruna passará por ações de manutenção que causarão alterações no tráfego, confiram abaixo:

Supervia intensifica manutenção no ramal Saracuruna, atenção à programação!

METRÔRIO

A circulação de composições do Metrô na Zona Norte foi mais afetada, causando a interdição das estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari e Coelho Neto, todas na Linha 2. A chuva foi tão forte que a via e as estações foram alagadas, deixando inclusive composições ilhadas.

Em Acari a força das águas do Rio Acari causou o transbordamento do curso d’água e a queda do muro do Metrô, acarretando a invasão das águas na via férrea. Próximo à Pavuna, alguns buracos, feitos no muro para escoamento da água das ruas e morros próximos, permitiram a entrada de água na via, causando o alagamento da estação.

Algumas linhas de ônibus, que fazem ponto final em Coelho Neto, estão sendo remanejadas e seguindo até Colégio, para realizar integração com o Metrô, que está com os trens da Linha 2 circulando apenas entre as estações Colégio e General Osório 1.

 

Imagem de capa: Mídias Sociais AFTR (estação Pavuna alagada)
Texto escrito em 14 de janeiro de 2024 às 13h34
Última atualização em 14 de janeiro de 2024 às 13h34

Continua após a publicidade

Loading

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduando em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. No começo dos anos 2000 se aprofundou na área de mobilidade e transportes (e a preservação histórica inerente ao assunto, sobretudo envolvendo os transportes sobre trilhos), e a partir de contatos pessoais e virtuais participou de, e formou, grupos voltados para a disseminação do assunto, agregando informações através de pesquisas presenciais e em campo. Em 2014 fundou formalmente a AFTR - Associação Ferroviária Trilhos do Rio onde reuniu membros determinados a lutarem pela preservação e reativação de trechos ferroviários, além de todos os aspectos ligados às ações, como o resgate da memória e cultura regional, melhoria na mobilidade e consequentemente na qualidade de vida da população, etc Foi presidente e é o atual coordenador-geral da AFTR Não se considera melhor do que ninguém, procura estar sempre em constante evolução e aprendizado, e acumula experiências sendo sempre grato aos que o acompanha e apoia. "Informação e conhecimento: para se multiplicar, se divide"

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =

Previous post Logística no Rio de Janeiro, por que é tão ruim?
Next post SuperVia terá trens extras após Botafogo x Madureira, amanhã, no Engenhão
error: Este conteúdo não pode ser copiado. Caso use o arquivo, por favor cite a fonte.