Parte do material aqui postado se deu atraves da expedição de Guia de Pacobaíba (E.F. Mauá) até entroncamento (Piabetá) em 01 de maio
Participantes: Brunno, DadoDJ, Diego, LRangel, Melekh, NANDORJ, Nogueiraf, Sidney e Vinicius
Percurso: foi percorrido o trecho entre as estações de Guia de Pacobaíba e Piabetá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Esquema de Linhas.
E.F. Mauá.
Porto de Mauá – km 00
Caíuba – km 3,073
Calafate – km 5,32
Inhomirim – km 7,756
Entroncamento – km 11,828
Fragoso – km 14,5
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,32
E.F. Príncipe do Grão-Pará. (EFPGP)
Mauá – km 0,000
Caiuba – km 2,996
Calafate – km 5,243
Bongaba – km 6,900
Cassebú – km 7,779
Entroncamento – km 11,900
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,190
Meio da Serra – km 18,557
Alto da Serra – km 22,220
Petrópolis – km 25,030
Cascatinha – km 31,000
Pedro do Rio – km 51,000
Areal – km 66,000
São José do Vale do Rio Preto – km 91,700
Citação do Dado:
Aproveitando (e rápido, antes que a patroa aqui veja !) encontrei a foto da estação de Guia de Pacobaíba com DOIS PAVIMENTOS ! Ela circulou em um informativo da AFPF de dezembro de 2009 e a qualidade da imagem está ruim, pois é uma xerox. Vejam e tirem suas conclusões ... eu vejo uma estação idêntica a Guia de Pacobaíba nesta imagem e não vejo a chance de ser outro lugar sendo descrito como Guia de Pacobaíba por engano ... inclusive a plataforma, o estilo da construção e a caixa d'água ao fundo levam a crer que realmente é a estação !
Inicio do Ramal
Guia de Pacobaiba


Rotunda:
Leito da Ferrovia. (Pontes, trilhos, dormentes, entre outros)
A Baronesa - Deixando Caiuba.
Chegando a Calafate.
Provavel
Parada/Estação José Maria.
Estação Calafate

Comparem com a foto tirada.
Foto L.Rangel


Será que é a mesma parada/estação?
Estação Bongaba.

Leitos: Na reta - E.F. Terezopolis; a direita E.F. Mauá.
Trecho entre Bongaba e Cassebú.
Casa de Maquinas.
Estação Cassebú

Provavel Parada/Estação Cassebu.
Provavel
Parada/Estação Inhomirim.
Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Linhas Paralelas dos ramais.

Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.

Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.

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