Dado e demais foristas!
Antes de tudo Dado, era para ter respondido antes, mas desculpando a expressão hoje foi o dia da minha conexão estar uma m
Li atentamente tudo o que você escreveu e (não precisa ter pressa), se vc puder postar uma foto da Serra da Misericórdia do Google com o ângulo provável, seria interessante, mas enquanto isso se senta na cadeira.
Antes uma estória. Na minha tenra infância, ia muito à casa dos meus avós paternos, que já não estão mais entre nós, e eles moravam naquele grande conjunto em Benfica. Eles me emprestavam um binóculo e eu ficava vendo o morro do Corcovado, que daquele ângulo parecia estar repousado sobre o maciço do Sumaré quando este forma um declive.
Essa é uma visão muito comum do subúrbio para que mora nas imediações do Méier, Riachuelo e etc:
Dificilmente em função desse contato visual que tive muitos anos vendo a serra, iria me confundir. Claro que podem haver muitos relevos similares formados pelos morros. Por isso solicitei esse favor seu.
Aquele declive no lado esquerdo é típico do Sumaré, mas vamos abrir todas as possibilidades.
Para terem uma idéia, eu postei fotos em cima de viadutos, para minimizar a interferência com prédios e comparem com o maciço da foto de 1930.
1) Foto do viaduto de Benfica. Reparem que mesmo em Benfica, o maçico do Sumaré, cuja forma está bem semalhante á foto parece estar mais longe. Desculpem pelo degrau que formou-se na foto, alterando um pouco a continuidade do morro ao fundo.
2) Agora vejam o que acontece com o maciço quando o ângulo é do atual viaduto da Mangueira.
Complementando o raciocínio, eu encomendei uma foto, que até existe no Portal Augusto Malta, mas a baixa resolução não permite ver detalhes.
A foto mostra que existiu um viaduto da Mangueira antecessor ao atual. Só não posso dizer agora em que ponto.
Outra curiosidade é que o viaduto da Rua Santos Melo tem uma murada muito semelhante à da foto.Vejam.
Vou chutar e não me expulsem do fórum por isso
Um viaduto da Mangueira primitivo existiu, mas indo além, se ele não foi no mesmo ponto onde atualmente é a Rua Santos Melo, o mesmo pode ter estado em um ponto mais retilíneo da ferrovia ali, o que pasmem, poderia indicar que a estação fosse uma das Mangueiras (não talvez a da E.F.Centro), apesar de eu ter visto que a estação da Melhoramentos tinha uma cobertura desprezível, mas existem mapas já postados nos fóruns como um de 1929 que mostram 3 estações Mangueira.
É claro. Tudo isso se confirmar que o maciço a frente é do Sumaré. Comparem os ângulos.
Eu solicitei uma foto ao AGCRJ que mostra esse viaduto primitivo ao fundo, quando estive lá ante-ontem.
Posso garantir que a murada é semelhante ao viaduto da Santos Melo, não sendo necessariamente o mesmo.
Isso pode ter representado um padrão arquitetônico pontual para a região.