E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2012, 16:46

Melekh, Dado e demais foristas.

Falando sobre Maria da Graça, o problema ou talvez, a solução <_< que eu vi no AN foi uma outra foto daqueles pilares na foto do Ermakoff, os quais pensávamos que seria a estação da Rio D'ouro original, que era voltado para a Domingos de Magalhães, era de fato na Antônio de Freitas. Isso mudou tudo!

Juntando isso com o depoimento do cara que nos recebeu no galpão, estou a princípio mudando, inclinando-me que na minha opinião que existiram 3 estações de M.Graça, não funcionando ao mesmo tempo, claro!

Aquela plataforma mais nova onde aparecem 2 mulheres passando sobre os trilhos na foto do Ermakoff já parece ser a plataforma que substituira a estação original.

Em algum momento a estação original (Domingos de Magalhães) coexistiu com uma plataforma da Rio D'ouro (Antônio de Freitas), mas talvez devido a entrada de operação da linha de Arará, esse 3º trilho ficou para a carga e os outros 2 para passageiros da Auxiliar e Rio D'ouro, sendo necessário apenas uma plataforma para fechar o pátio.
Como a plataforma original da Melhoramentos continha 2 trilhos de um lado só, passou a não atender às novas necessidades e fizeram uma plataforma mais nova, demolindo a estação original, que recebia trens da Rio D'ouro e Auxiliar e tornando obsoleto o uso da plataforma da Rio D'ouro. Por isso na foto do Ermakoff, apenas esse lado estaria com linha mista.

É claro que isso pode não ter acontecido exatamente no mesmo momento, mas é uma hipótese.
Na nossa incursão ao pátio de M.Graça, eu me referia a possível posição da estação original e o senhor jurava que a plataforma era mais próxima aos trilhos do que eu estava cogitando.

Juntando essa informação do senhor em loco com a foto que vi no AN, estou formando essa hipótese.

Em uma reportagem que o Dado publicou mostrando a longa espera de passageiros na Rio D'ouro há uma plataforma ao fundo. Penso que aquela ainda era a estação original e a em primeiro plano, que seria demolida e depois formaria o esqueleto de pilares na foto do Ermakoff.

Temos que ver a questão de como a data de início da operação de Arará se encaixa no contexto das fotos.

O único problema da Rio D'ouro utilizar uma única plataforma com a Auxiliar seria fazer desvios e mudar de linha(s) para chegar a entrada de Del Castilho na sua plataforma correspondente, cujo desvio era do lado oposto da Domingos de Magalhães.
Vendo um documento que o Dado postou no TVGBR, há uma grade de estações que mostra Francisco Sá e depois Inhaúma como sendo a estação seguinte da Rio D'ouro, desprezando todas as estações comuns do trecho com a auxiliar. Isso é estranho, mas pode explicar de uma outra forma, o que aconteceu okk

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 14 Mar 2012, 17:31

Pessoal, no livro do Hélio Suevo fala algo sobre a mudança de linhas no trecho próximo a Del Castilho e também na Pavuna. Vejam abaixo:
EF Leopoldina e EF Rio dOuro.JPG
Depois comento mais sobre isso ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

AVVP
Usuário ativo

Mensagem por AVVP » 14 Mar 2012, 22:41

Oie, então,
não sei se vcs já viram este recorte do Jornal do Brasil datado de 15 de Julho de 1945, domingo, na sexta página fala do dia da eletrificação. Já que o Melekh puxo esses assunto,
tem algumas coisas interessantes como os horários do trem (havia serviço de madrugada !!)
e que o Presidente Vargas aguardava o trem em Magno.
Capturar.PNG
LA2.PNG
LA3.PNG
Vou continuar olhando o acervo do JB digitalizado,(obs.: parece que falta um pedacinho no fim da primeira coluna a esquerda quando ia falar sobre Cavalcanti : l )
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 15 Mar 2012, 16:27

Dado: Importante o que você postou.
Por coincidência um dia antes da sua postegem, eu estava lendo o livro do Hélio Suevo e cheguei na página, não que tocava no assunto que vc explanou, mas sobre a mudança dentro das normas de raio e etc que a Melhoramentos teve sofrer mediante a sua duplicação.

AVVP: Outro fato interessante saber que um dia houve serviço de madrugada, mesmo com um grande espaço de tempo como mostra a grade de horários.
Acho que era para transportar os boêmios de plantão :lol:
Não consegui perceber no texto uma diferenciação dos serviços nos dias úteis e finais de semana.

Eu sempre defendi o transporte ininterrupto de trem e metrô, nem que fosse de hora em hora e com poucos vagões, mas isso seria fundamental na minha opinião.

Outro comentário é que uma composição parada em uma estação durante 30 segundos poderia se aplicar naquela época, mas hoje em dia é muito tempo, imagina 1 minuto no caso de Magno por exemplo. -_-zzz

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 10:38

Em Magno / Mercadão de Madureira

Sub-Ramal da MRS

Imagem

Imagem

Continua...

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 10:39

Inauguração da Estação Pavuna.

O Malho - 1910

Imagem

Abraços.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 23 Mar 2012, 12:00

Reeditando:

Maria da Graça.

Estação com o o distico:

Imagem

Imagem

A Plataforma:

Imagem

Imagem

Para curtir.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2012, 01:10

Pessoal,

Depois de enviar várias fotos com o material aerofotográfico da Rio D'ouro, chegou a vez da Melhoramentos com a estação Mangueiras.

A(s) plataforma(s) é (são) tão explícita(s) que sequer coloquei setas.

Coloquei essa dúvida do plural e singular, pois a plataforma maior é da linha do centro e mais acima há um grande espaço vazio.
Tenho quase certeza que na foto ainda há a plataforma da Melhoramentos entre as linhas 5 e 6.
A plataforma parece ser um pouco mais curta que a homônima da linha do centro, assim como parece não ter cobertura.
O que está no meio pode ser uma micro cobertura ou um quiosque de bilheteria.
Isso corresponderia aos descritivos dos livros sobre a estação Mangueira da Melhoramentos.

A minha dúvida é que existem vários pontos pretos no lado esquerdo da possível plataforma, mas por exemplo, já vi tufos de grama nas próprias plataformas.

A passarela da estação cuja construção já coloquei no tópico da linha do centro, sequer "pensava" em ser construída, sendo os acessos às plataformas pelos trilhos. Reparem as trilhas.
Segue abaixo a foto. Enjoy! okk

Imagem

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 29 Mar 2012, 09:24

Incrível !
Show de bola, Adenilson !
Valeu !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 30 Mar 2012, 00:22

Valeu Dado!

Seguindo pelo leito da Melhoramentos e visualisando ao lado do mesmo, a Rua Visconde de Niterói, apontei desta vez com a seta marrom, o local exato da parada Ana Neri.
Eu tracei ângulos de acordo com o mapa de 1910 e julguei ser ali o local.

Mais a esquerda, vejam próximo á estação de S.F.Xavier da linha do centro, um espaço vazio, o qual indiquei pela seta bege, onde outrora era a estação homônima da linha do Norte.

Em 1928 nada parecia existir mais ali a nível de ferrovia e os locais outrora devolutos conforme mostrou a foto do Malho em 1909, mostra uma ocupação muito rápida.

A casa do Paint está lá :D

Imagem

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”