Minha área.. hehe
Muito boa a sua postagem. Apenas algumas coisas das quais, pelo que levantei até hoje e conheço, tenho que discordar:
1- Essa foto não se parece nada com nenhum lugar da Penha. Estou desconfiado de que se trata de São Paulo pq no muro da casa à direita está escrito "Jardineira - Pouso Alegre a Paraisópolis". Acho que esses lugares ficam em São Paulo.
1950 00 Estação Ferroviária.JPG
2- Esta casa relamente parece ferroviária, mas ela fica do outro lado da EF Leopoldina em relação a por onde passava a EF Rio d'Ouro. Para mim é uma casa da EF Leopoldina, por estar colada na sua linha.
EFRD - R. Penha h j.JPG
3- Aqui não era leito da EF Rio d'Ouro. Esta é a lateral da EF Leopoldina em frente a Rua do Couto. Existe a hipótese se que o que pode ter havido ali era um desvio construído para ligar a EF Leopoldina ao Ramal indo para Maria Angu, que a cruzava mais à frente, para que trens pudessem acessá-lo quando da autorização para sua utilização. Ele seria por onde coloquei a linha vermelha.
De qualquer forma eu não acredito nesta hipótese, já que o declive ali é relativamente grande e existe uma cicatriz de curva mais a frente no cruzamento das ferrovias. Para mim, aquilo ali seria um desvio onde havia um pátio de cargas do Cortume Carioca que ficava ali em frente. O terreno em frente, onde fica o grande conjunto de prédios (chamamos aqui na área de Pombal), era originalmente um grande pátio do cortume onde os couros ficavam secando ao sol (motivo principal do famoso mal cheiro que o cortume exalava) e desativado muito antes da falência definitiva do cortume o que explicaria o posicionamento de uma "estação cortume" ali para carga e descarga de couros crus e tratados, da mesma forma como havia um desvio particular na CCPL em Benfica já discutido no tópico pertinente. Segue imagem dessas hipóteses.
Vicente de Carvalho - Maria Angu.JPG
Cortume.JPG
4- Na foto abaixo só uma correção. O local marcado por vc em vermelho não era o matadouro. Ali tb é resquício da antiga enorme Fazenda da Penha, acredito que seja o local da sede por ser elevado. Este local está lá, intacto até hoje. O matadouro ficava na grande área desmatada à esquerda da foto marcada em verde. Isso é certeza, já que moro nesse grande terreno onde ficava o matadouro. O terreno seguia para fora da foto mais à esquerda até a Av. Brasil, inclusive sendo mais largo na borda da Av. Brasil. As instalações do matadouro relamente ficavam onde hoje fica o galpão azul das fotos (que hoje está vermelho) que foi um CD do antigo Discão construído no final da década de 80. Lembro da cosntrução, mas não tenho memórias do que havia ali antes pois era muito pequeno. Mas ainda deviam existir alguns resquício do matadouro.
Em azul, o leito do ramal Maria Angu.
matadouro_da_Penha.JPG
5- Essa é a minha teoria que mais vai contrária a opinião geral. Eu estou certo de que este píer de Maria Angu, que foi a sua última versão até +/- 1940, antes da construção da Av. Brasil, ficava em frente a atual Rua Pirangi bem mais a esquerda da ponte de atracação da Rio d'Ouro.
Para isto me baseio no seguinte:
- Todos os PAA que vi pré-1940, mostram um pier no mesmo formato deste da foto em frente a Rua Pirangi, distante de um outro pier onde termina o ramal da EF Rio d'Ouro onde fica a atual ETE da Cedae.
- A área onde fica a ETE da Cedae era um pátio de tubos para auxiliar na construção e manutenção e foi construído para este fim. Lembrando que o transporte de passageiros foi secundário e realizados apenas de forma sazonal (festa da Penha, por exemplo). Não seria conveniente ocupar o entorno do importante Porto de Maria Angu (em finais do século XIX ainda era importante) com um pátio de tubos. Tem lógica sim, em este pátio ser construído nas proximidade do porto (1,5 a 2 km de distância) pela infraestrutura (mesmo precária e mínima) existente ali para acesso.
Que fique claro que não descarto com isso que o Porto original se localizasse em outro ponto, talvez entre os dois citados, mais próximo da ponte de atracação, já que a estrutura da foto já é em concreto, ou seja, bastante recente em relação à foto. O bairro de Olaria não atravessa a Av. Brasil. Ele se afunila naquele ponto e ali existe inclusive uma fronteira entre Penha e Ramos, sem haver Olaria no meio.
Porto de Maria Angu - Final do Ramal.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.