No final do século XIX, o Rio possuía apenas um matadouro oficial, que tinha o privilégio do abate e ficava em Santa Cruz. A carne era encaminhada por trens da Estrada de Ferro D. Pedro II para o Frigorífico de São Diogo, que ficava na região da atual Presidente Vargas. De lá, então, a carne seguia em carroças para os açougues cariocas e muitas vezes não chegava nem a abastecer a Leopoldina.
Custódio Nunes, um comerciante leopoldinense, conseguiu da prefeitura, em 1892, a permissão de abater seis cabeças de boi por semana para o seu açougue. Alugou um pequeno terreno dentro da Fazendinha da Penha, criou uma área para o pasto, levantou um galpão e começou a fornecer carne par a região com regularidade. A permissão temporária se estendeu e o número de cabeças de gado foi aumentando assim como a frota de carroças. Com a expansão dos negócios, Custódio Nunes pôde comprar terras da Fazenda Grande da Penha. A área destinada ao campo de boiada ficou tão grande que passou a ser chamada de a Invernada de Olaria (mais tarde, entre as décadas de 1960 e 1970, o local passaria a ser associado às páginas policiais).
Em 1902, então, Custódio Nunes convidou para sócio um dos chefes do Frigorífico São Diogo, Quincas Leandro. Ambos ficaram ricos e aplicaram a fortuna na compra de grandes terrenos por lá. Quando Custódio morreu, em 1916, Quincas admitiu como sócio o capitão Goulart e criaram a Irmãos Goulart S.A. Na época, havia o Irmão Goulart Futebol Clube, time dos funcionários do matadouro, que jogava aos sábados com outros olarienses. O campo ficava num terreno da Bariri, rua que, depois, abrigaria a sede do mais famoso clube da Leopoldina: o Olaria Atlético Clube, cujo terreno foi doado por Dona Noemia Nunes, filha de Custódio.
O matadouro da Penha, ficava atrás do antigo Discão, depois Paes Mendonça e hoje Extra, a praça que fica mais ou menos no local do assassinato leva o nome da menina morta, Taninha.
Mapa do Ramal.
Saída do Ramal.
O grande descampado a esquerda do centro é do Matadouro da Penha.
O gado era desembarcado dos trens e ficava por lá até ser abatido.
No centro do conjunto a escola Pres. Eurico Dutra.
Chegada de gado para o matadouro da Penha.


Continua...