Estação São Mateus

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: ESTAÇÃO SÃO MATEUS

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Mai 2012, 10:55

Caros diginíssimos pesquisadores: vocês estão de parabéns. A história deve ser levantada. Quando morava no Rio fui detido e levado para a "delegacia ferroviaria" de Sta Cruz por tirar fotos... ainda bem que devolveram elas. Era dificil aceitarem a ideia de ter quem gostasse de trem... meus colegas daqui, de SP e mesmo daí do Rio, contam que eram ridicularizados por isso... ("tanta cois pra gostar"...) Por isso, por não termos amor à historia ferroviária que perdemos o trem. Será que o trem bala sai?... tomara. Bem vocês estão fazendo o que não pude fazer. Aqui em Minas (moro em São João del rey) costumo ir nas casas de ferroviarios antigos daqui de S joão, de Divinopolis, de Tres Coraçoes, de Passa Quatro, de diversos lugares e fiz muitos amigos, consegui muitas fotos, que eles guardavam porque consideravam os serviços deles (ferroviarios) coisa de honra, ainda que a midia dizia o contrario... então eles me franqueavam os arquivos pessoais que nem a familia ligava... Então, digo a voces, se há um cara em Xerem que disse que tem coisa vão lá logo. Um aqui , logo que morreu a familia tacou fogo... fogo mesmo! E me disse: "ué, vc gostava disso?"... Procurem o sindicato dos maquinistas evejam se não consegue endereço de alguns... Quando vim pra S Joa~em 94 havia cerca de 30 octogenarios, septuagenarios.... e dois de 102 e 103 anos... Morrendo... morrendo, deve ter 3 ou 4...que já indaguei, fiz eles repetirem suas histórias, falar da saudades do trem, etc... consegui muita coisa. Se eu morasse aí, por exemplo, ia tentar descobrir qual maquinista da lcoomotiva a vapor nr 214 que fazia o socorro e ficava em Magno. Em 1961 ou 62, ela rebocou um tue eletrico enguiçado, em noite de trovoadas e chuvas... um herói!
Bem, pra terminar, vcs sabiam que em Pavuna havia também um triangulo? Pois é, qdo eu era criança via os pedaços interrompidos dele. Quem vinha de Costa Barros assim que começava a curva para a esquerda, ele saia beirando as casas da turma à direita, e ia engatar nos trilhos da Rio Douro...Vai uma foto de 1949, enviada por amigo, reprodução, possivelmente pela inauguração do eletrico até Pavuna. No canto direito da foto vejam ao fundo as casas... os trilhos ficavam rentes a elas... na foto há um monte de material para a eletrificação recém colocada. Era em bitola métrica.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 03 Mai 2012, 11:23

s j meriti 29 06 56.jpg
HUGO CARAMURU escreveu:Eu fale de S Mateus. Vamos flar de S João de Meriti. Segue foto mostrando o lado da plataforma em direção S Mateus. Se se prestar boa atenção na foto, verá que a rede aérea da outra linha, a do lado de lá termina bem neste posteamento. (Veja-se que o cabo de cima não segue; o de baixo junta-se ao da linha de cá.) Ali também terminava o trilho da larga, seguindo em estreita até S Mateus. O de cá ia normalmente.
Hugo, bom dia.

Uma outra coisa que reparei nessa linha que termina a eletrificação nesse poste é que existe um portão ou uma cerca (similar ao que existe em Magé, na continuação para Visconde de Itaboraí e na PN que leva hoje a Barão de Mauá), o que leva a crer (?) que o tráfego era bem reduzido. Prestando bem atenção na foto, no lado direito das crianças que alí estão, dá pra ver que a larga termina bem onde está as pernas deles.

E a foto é muito bonita.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Mai 2012, 11:49

Caracas!! Vc percebeu uma coisa que não tinha visto!!!! Eu falei que terminava a larga ali por que sabia, convivia... mas não tinha percebido o detalhe! Parabéns! PS: vc teria foto antiga tirada do alto de Pavuna ? Era pra ver o triangulo e havia uma caixa dagua, na qual inclusive meu irmão queria beber água e puxou a cordinha e levou um banho na cara... o pessoal da Central via e se divertia, ninguém reclamava... abraços.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 03 Mai 2012, 12:26

Pessoal, estou maravilhado com os últimos depoimentos dados pelo Hugo, mas infelizmente o movimento aqui no serviço está demais e tenho pouco tempo para ler e opinar.
Mas assim que der entrarei aqui, pois tenho muita coisa pra comentar e falar !
Abraços
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 03 Mai 2012, 16:29

Pessoal,
Eu estava tentando "destrinchar" a questão envolvendo a eletrificação e as linhas.

A formação dos cabos está confusa por causa do ângulo. Não consegui visualizar a interrupção.
Em relação à linha larga estar interrompida, me pareceu a princípio ser uma irregularidade do terreno, digo da rua em paralelepípedo
que cruza a via férrea.
Me parece que esta está "escondendo" o trilho que compõe a bitola larga.

Outra dúvida é a seguinte, por quê a linha em bitola métrica apenas iriam para São Mateus? E por quê interromper o trecho em bitola larga em São João do Meriti?

Sobre o triângulo de reversão na Pavuna comentado pelo Hugo, eu sabia sim.
Eu tinha comentado isso quando o mesmo aparece naquela foto; a qual não me lembro se foi o Tchê que postou no TGVBR; mostrando o pátio da Pavuna.
Quando a linha oriunda da Melhoramentos se unia à Pavuna, havia uma curva seguindo na direção contrária formando um triângulo de reversão com a linha que já estava "enconstando" na plataforma da Pavuna e daí rumo à baixada.
Essa linha então regressava em direção a Areal pela Rio D'ouro. Ambas as linhas eram métricas.
(Se eu não me engano, Acari não existia na época da foto que vi).

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Mai 2012, 16:49

na época isso eu via em muitos lugares. Parecia obras inacabadas. Por exemplo: em Pavuna em direção a Acari, saiam duas linhas em mistas e após a passagem de nivel juntavam-se e seguia -se em metrica. Em Acari, no patio da estação , idem... Já nas demais estações, como Coelho Neto, Colégio, Vicente de Carvalho- essas eu lembro- nõ havia essa bitola maior... Outra foto mostra isso em Meriti.

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 03 Mai 2012, 18:20

Adenilson escreveu:Pessoal,
Eu estava tentando "destrinchar" a questão envolvendo a eletrificação e as linhas.

A formação dos cabos está confusa por causa do ângulo. Não consegui visualizar a interrupção.
Em relação à linha larga estar interrompida, me pareceu a princípio ser uma irregularidade do terreno, digo da rua em paralelepípedo
que cruza a via férrea.
Me parece que esta está "escondendo" o trilho que compõe a bitola larga.

Outra dúvida é a seguinte, por quê a linha em bitola métrica apenas iriam para São Mateus? E por quê interromper o trecho em bitola larga em São João do Meriti?

Sobre o triângulo de reversão na Pavuna comentado pelo Hugo, eu sabia sim.
Eu tinha comentado isso quando o mesmo aparece naquela foto; a qual não me lembro se foi o Tchê que postou no TGVBR; mostrando o pátio da Pavuna.
Quando a linha oriunda da Melhoramentos se unia à Pavuna, havia uma curva seguindo na direção contrária formando um triângulo de reversão com a linha que já estava "enconstando" na plataforma da Pavuna e daí rumo à baixada.
Essa linha então regressava em direção a Areal pela Rio D'ouro. Ambas as linhas eram métricas.
(Se eu não me engano, Acari não existia na época da foto que vi).
Tudo bom, Adenílson?

Fiz um esqueminha meio tosco aqui e pode ser que o Hugo confirme, segue:
s j meriti 29 06 56 01.jpg
O "x" vermelho indica a interrupção da eletrificação.

O círculo vermelho, onde a eletrificação segue.

O círculo azul mostra o fio mais baixo se abrindo para a direita, como se alí houvesse um amv.

No aguardo da confirmação do Hugo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Mai 2012, 20:27

é ISSO AÍ...

Michel Soares
Usuário Prata

Mensagem por Michel Soares » 03 Mai 2012, 23:39

Antes que transfiram o tópico, tenho uma dúvida. Me lembro que, quando criança, andava muito por São João de Meriti e Pavuna e acredito que em 1996 eu cheguei a ver trens passando pelo Ramal Circular. Não tenho certeza da data, era muito novo, mas não acredito que seja em 1993, não tenho lembranças tão antigas assim (eu teria 5 anos, não lembro dessa época). A lembrança mais antiga que tenho desse ramal é da cancela impedindo os pedestres de atravessarem da Av. Dr. Arruda Negreiros (onde os ônibus da Santa Terezinha faziam ponto final) para a rua Ássia Tanus Bedran e a composição passando, fazendo tudo aquilo tremer rs. Não me lembro de ter visto muitas vezes, acredito que tenha visto uma ou duas vezes. Depois que parou a circulação de trens ali, o beco que se formou da primeira passagem de nível até o ramal de B.Roxo serviu de passagem irregular para a estação S.J.Meriti/Pavuna, esconderijo de pivetes e estacionamento irregular, este último agora regularizado. Atrás do ponto de ônibus da Sta. Terezinha atualmente é uma feira. Os trilhos devem ter ficado por ali até 2002, depois a Prefeitura de São João reformou essa parte por onde passava a linha, retirando os trilhos, a cancela e colocando no lugar uma praça com uma feirinha e o estacionamento.

Eu não tenho certeza quanto a data, mas acredito que tenha sido em 1996. Até que ano circulou trens por ali?

PS: Excelentes depoimentos, muito bom mesmo!

Abraços

lgustavo
Usuário ativo

Mensagem por lgustavo » 04 Mai 2012, 00:37

é triste passar por ali e ver a estação sendo modificada aos poucos com os postes de eletrificação do seu lado esperando eternamente por um trem.
a casa de turma que tá inteira, quem mora nela deu uma pintura legal, está bonita.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”