E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Caramba Hugo.
Essa foto não é da Melhoramentos, mas indiretamente tem a ver com ela.
Eu estava fazendo referência a essa foto no tópico de São Mateus.
Você teria uma versão mais ampliada dessa foto?
Em primeiro plano é a Rio D'ouro se aproximando da Pavuna e se você tivesse a foto maior, daria para ver o triângulo de reversão sobre o qual você se referiu na Pavuna.
Essa foto não é da Melhoramentos, mas indiretamente tem a ver com ela.
Eu estava fazendo referência a essa foto no tópico de São Mateus.
Você teria uma versão mais ampliada dessa foto?
Em primeiro plano é a Rio D'ouro se aproximando da Pavuna e se você tivesse a foto maior, daria para ver o triângulo de reversão sobre o qual você se referiu na Pavuna.
Editado pela última vez por Adenilson em 04 Mai 2012, 08:47, em um total de 1 vez.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Antes tarde do que nunca !
Aerofotogrametria mostrando Vieira Fazenda e Praia Pequena - Superposição com imagem de satélite (Google Earth): Aerofotogrametria com os prováveis locais das estações Vieira Fazenda e Praia Pequena em destaque: Vieira Fazenda em destaque, agora na imagem de satélite: Praia Pequena (depois eu transfiro para o fórum correspondente) em destaque, agora na imagem de satélite: Praia Pequena (depois eu transfiro para o fórum correspondente) em destaque, agora na visualização em nível de rua (Google Street View): Obs.: baseado nas imagens, que acredito estarem com mais de 90% de exatidão, temos alguns parâmetros sobre a duplicação da Linha Auxiliar e posições de estações.
Depois eu concluo as outras superposições, mas adianto que aparentemente a Linha Auxiliar teve sua linha original como a atual localizada à esquerda sentido Pavuna, e sendo a linha direita a duplicaçao, que no caso teria sido construída sobre a pequena estação original, extingüindo-a.
E em relação à Praia Pequena, parece que a estação antiga virou praça ...
Salvo possíveis equívocos e levando em consideração a margem de erro.
Abraços a todos.
Uma boa noite !

Aerofotogrametria mostrando Vieira Fazenda e Praia Pequena - Superposição com imagem de satélite (Google Earth): Aerofotogrametria com os prováveis locais das estações Vieira Fazenda e Praia Pequena em destaque: Vieira Fazenda em destaque, agora na imagem de satélite: Praia Pequena (depois eu transfiro para o fórum correspondente) em destaque, agora na imagem de satélite: Praia Pequena (depois eu transfiro para o fórum correspondente) em destaque, agora na visualização em nível de rua (Google Street View): Obs.: baseado nas imagens, que acredito estarem com mais de 90% de exatidão, temos alguns parâmetros sobre a duplicação da Linha Auxiliar e posições de estações.
Depois eu concluo as outras superposições, mas adianto que aparentemente a Linha Auxiliar teve sua linha original como a atual localizada à esquerda sentido Pavuna, e sendo a linha direita a duplicaçao, que no caso teria sido construída sobre a pequena estação original, extingüindo-a.
E em relação à Praia Pequena, parece que a estação antiga virou praça ...
Salvo possíveis equívocos e levando em consideração a margem de erro.
Abraços a todos.
Uma boa noite !

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Grande Dado, mas quando você entra como admin, dá a impressão que temos que falar sim senhor e não senhor.
Vou dar uma opinião alternativa para o que você falou.
Na aerofotografia de 1928, a linha já era dupla e na minha opinião, mantém a posição quando comparada ao Google Earth.
A exceção seria a linha de Arará.
Você reparou que o local apontado por mim como a estação Vieira Fazenda possui uma discreta cobertura exatamente no meio da plataforma, quero dizer, eqüidistante entre as extremidades.
Essa cobertura é semelhante e provavelmente a mesma cobertura de V.Fazenda que aparece na foto da fábrica O Cruzeiro (vide foto no final desse post).
Ali (ainda não tenho certeza), a ferrovia deveria ser singela. Pelas pesquisas do Melekh, a ferrovia fora duplicada em 1924.
Vou tentar ampliar mais ainda essa foto e observar melhor, mas a princípio parece ser linha singela.
Se for realmente, o que parece é que o prédio de Vieira Fazenda que está lá seja o mesmo de 1928, fazendo crer que a linha foi acrescentada a esquerda.
O prédio de V.Fazenda na foto da fábrica tem exatamente a arquitetura como na aerofotografia de 1928, ou seja, cobertura no meio.
A segunda plataforma deve ser mais moderna.
Em 1939 com a inauguração da linha Arará-Japeri, foi acrescentada uma nova linha a direita da original.
Na inauguração de Maria da Graça, já haviam 2 linhas, senão seria muito simples matar a charada.
Se todas as premissas acima valerem, a parada Cesário Machado, uma vez do lado esquerdo, (sentido M.Graça) pode ter sido demolida na duplicação da linha antes mesmo da inauguração de Maria da Graça.
Eu já postei uma aerofotografia abrangendo Maria da Graça e o local de Cesário Machado e no exato local do trilho há um pequeno retângulo que me pareceu um vagonete, ou seria uma diminuta cobertura?
Mas esse retângulo está exatamente na linha.
Se tudo isso for comprovado, a estrutura que vi com o Melekh não teria nada a ver com a finada Cesário Machado.
No quesito Praia Pequena, tudo indica que ali era o local. Pelo que combinamos eu indiquei com seta bege por não ter achado uma estrutura que me convencesse sobre ser uma plataforma e/ou prédio.
O local foi apontado por mim baseado em plantas.
Tudo o que eu estou palpitando vale apenas se a foto da fábrica O Cruzeiro for com linha singela na Melhoramentos.
A foto inclusive parece mostrar ainda a existência da Rio D'ouro na região.
Se as aerofotografias estiverem exatamente sobrepostas, você poderá realmente estar certo, não descartando porém, que a plataforma atual possa ser diferente da aerofotografia de 1928, independente do lado do acréscimo da linha.
Acredito também que o prédio da aerofotografia já possa ser uma edificação mais moderna que a parada original do final do século XIX.
No site estações ferroviárias consta a inauguração da estação V.Fazenda em 1908, mas já vimos mapas mais antigos com a parada existente.
Abaixo segue a foto já ampliada da região para a melhor análise.


Vou dar uma opinião alternativa para o que você falou.
Na aerofotografia de 1928, a linha já era dupla e na minha opinião, mantém a posição quando comparada ao Google Earth.
A exceção seria a linha de Arará.
Você reparou que o local apontado por mim como a estação Vieira Fazenda possui uma discreta cobertura exatamente no meio da plataforma, quero dizer, eqüidistante entre as extremidades.
Essa cobertura é semelhante e provavelmente a mesma cobertura de V.Fazenda que aparece na foto da fábrica O Cruzeiro (vide foto no final desse post).
Ali (ainda não tenho certeza), a ferrovia deveria ser singela. Pelas pesquisas do Melekh, a ferrovia fora duplicada em 1924.
Vou tentar ampliar mais ainda essa foto e observar melhor, mas a princípio parece ser linha singela.
Se for realmente, o que parece é que o prédio de Vieira Fazenda que está lá seja o mesmo de 1928, fazendo crer que a linha foi acrescentada a esquerda.
O prédio de V.Fazenda na foto da fábrica tem exatamente a arquitetura como na aerofotografia de 1928, ou seja, cobertura no meio.
A segunda plataforma deve ser mais moderna.
Em 1939 com a inauguração da linha Arará-Japeri, foi acrescentada uma nova linha a direita da original.
Na inauguração de Maria da Graça, já haviam 2 linhas, senão seria muito simples matar a charada.

Se todas as premissas acima valerem, a parada Cesário Machado, uma vez do lado esquerdo, (sentido M.Graça) pode ter sido demolida na duplicação da linha antes mesmo da inauguração de Maria da Graça.
Eu já postei uma aerofotografia abrangendo Maria da Graça e o local de Cesário Machado e no exato local do trilho há um pequeno retângulo que me pareceu um vagonete, ou seria uma diminuta cobertura?
Mas esse retângulo está exatamente na linha.
Se tudo isso for comprovado, a estrutura que vi com o Melekh não teria nada a ver com a finada Cesário Machado.
No quesito Praia Pequena, tudo indica que ali era o local. Pelo que combinamos eu indiquei com seta bege por não ter achado uma estrutura que me convencesse sobre ser uma plataforma e/ou prédio.
O local foi apontado por mim baseado em plantas.

Tudo o que eu estou palpitando vale apenas se a foto da fábrica O Cruzeiro for com linha singela na Melhoramentos.
A foto inclusive parece mostrar ainda a existência da Rio D'ouro na região.
Se as aerofotografias estiverem exatamente sobrepostas, você poderá realmente estar certo, não descartando porém, que a plataforma atual possa ser diferente da aerofotografia de 1928, independente do lado do acréscimo da linha.
Acredito também que o prédio da aerofotografia já possa ser uma edificação mais moderna que a parada original do final do século XIX.
No site estações ferroviárias consta a inauguração da estação V.Fazenda em 1908, mas já vimos mapas mais antigos com a parada existente.

Abaixo segue a foto já ampliada da região para a melhor análise.
Editado pela última vez por Adenilson em 04 Mai 2012, 13:37, em um total de 1 vez.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Dado,
Sobre a Parada Praia Pequena, no Mapa de 1922, ela me parece está marcada proximo a entrada da Av. dos Democráticos, logo o local que voce colocou procede.
veja o mapa:

Nas nossas postagens chegamos até cogitar que o local seria próximo ao rio antes da Av. Democráticos, se bem que postamos uma das fotos exatamente ali, vide abaixo.
Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada. A praça pode está no local. Carlos alberto Ramos - 2011

Assim você conseguiu definir de forma mais exata o provável local.
Em tempo: agradecimentos ao Adenilson que nos presenteou com a foto aérea do local.
Sobre a Parada Praia Pequena, no Mapa de 1922, ela me parece está marcada proximo a entrada da Av. dos Democráticos, logo o local que voce colocou procede.
veja o mapa:
Nas nossas postagens chegamos até cogitar que o local seria próximo ao rio antes da Av. Democráticos, se bem que postamos uma das fotos exatamente ali, vide abaixo.
Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada. A praça pode está no local. Carlos alberto Ramos - 2011
Assim você conseguiu definir de forma mais exata o provável local.
Em tempo: agradecimentos ao Adenilson que nos presenteou com a foto aérea do local.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Pessoal,
Sobre a foto da estação da Pavuna, me pareceu correta a posição da foto na segunda postagem do Hugo (foto menor).
Sobre a foto da estação da Pavuna, me pareceu correta a posição da foto na segunda postagem do Hugo (foto menor).
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Mai 2012, 09:07, em um total de 1 vez.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
EDUARDO ARAÚJO
Prosseguindo o assunto sobre a possível plataforma encontrada pelo Melekh, que a princípio diverge de antigos moradores que testemunharam a existência da estação, eu resolvi repostar a foto da região, agora abrangendo a área apontada pelo Melekh.
No local onde moradores antigos diziam que a estação existia, apontei com setas bege estruturas estranhas que poderiam se plataformas descobertas.
No local apontado pelo Melekh, indiquei com setalilás, mas a princípio, nada parece existir ali.
Salientado que a aerofotografia é de 1928, então obrigatoriamente a parada ainda deveria existir.
Ela deve estar em algum local na foto, mas onde?

Prosseguindo o assunto sobre a possível plataforma encontrada pelo Melekh, que a princípio diverge de antigos moradores que testemunharam a existência da estação, eu resolvi repostar a foto da região, agora abrangendo a área apontada pelo Melekh.
No local onde moradores antigos diziam que a estação existia, apontei com setas bege estruturas estranhas que poderiam se plataformas descobertas.
No local apontado pelo Melekh, indiquei com setalilás, mas a princípio, nada parece existir ali.
Salientado que a aerofotografia é de 1928, então obrigatoriamente a parada ainda deveria existir.
Ela deve estar em algum local na foto, mas onde?


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
ESTAÇÃO MAGNO (Hoje com o nome ridículo de Mercadão de Madureira
).
Não tendo encontrado muita coisa importante sobre essa estação, que graças a Deus, ainda está aí firme e forte, resolvi postar uma foto de 1964 onde aparece o local onde a Avenida Edgar Romero "cruzava" com a linha auxiliar.
Não há mais passagem de nível. A via parece já bloqueada, mas dá para perceber que um dia houve.


Não tendo encontrado muita coisa importante sobre essa estação, que graças a Deus, ainda está aí firme e forte, resolvi postar uma foto de 1964 onde aparece o local onde a Avenida Edgar Romero "cruzava" com a linha auxiliar.
Não há mais passagem de nível. A via parece já bloqueada, mas dá para perceber que um dia houve.


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
ESTAÇÃO TURIAÇÚ.
Segue abaixo a aerofotografia de 1928; mostrando conforme croqui que já tinha feito para adiantar o assunto; uma estação com 2 plataformas, sendo a principal com uma edificação e o restante da plataforma sem cobertura.
A outra plataforma é totalmente sem cobertura e edificações.
As duas linhas da Melhoramentos na época passavam entre as plataformas, fechando totalmente o pátio.
Reparar ainda que existe um pequeno pátio nessa estação e vagões parados e o famoso ramal da Padreira se afastando da linha tronco.
Obs: As duas compridas plataformas foram indicadas por mim com setas vermelhas.

Abaixo uma foto que me deu trabalho, pois veio invertida.
A foto é da estação Turiaçú por volta de 1972 e posso estar até enganado, mas já parece meio abandonada. Do outro lado das linhas (ao fundo) não dá para perceber se a segunda plataforma da aerofotografia ainda era usada junto com a principal.
Cheguei a pensar que tinha havido um engano (depois vou me referir a um erro do AN) e cheguei a pensar que a estação da foto abaixo fosse de Engenho da Rainha, vista de costas, mas a eletrificação da linha fez essa possibilidade "cair por terra".
Magno seria outra possibilidade, mas acho que o local estaria mais edificado.
Sobre a foto estar invertida, destrinchei pela posição das linhas de transmissão
O fotógrafo está voltado para Magno.
O lado esquerdo da plataforma parece ter virado um depósito de lixo.
Confesso que essa foto me deixou confuso, pois deveria haver o terceiro trilho passando do lado esquerdo da plataforma se o pátio fosse semelhante ao de Rocha Miranda por exemplo.
Isso é que me fez pensar em outras possibilidades, mas depois me convenci que era Turiaçú mesmo.
Será que o ramal de Arará estava mais afastada da plataforma a ponto de não vermos?

Segue abaixo a aerofotografia de 1928; mostrando conforme croqui que já tinha feito para adiantar o assunto; uma estação com 2 plataformas, sendo a principal com uma edificação e o restante da plataforma sem cobertura.
A outra plataforma é totalmente sem cobertura e edificações.
As duas linhas da Melhoramentos na época passavam entre as plataformas, fechando totalmente o pátio.
Reparar ainda que existe um pequeno pátio nessa estação e vagões parados e o famoso ramal da Padreira se afastando da linha tronco.
Obs: As duas compridas plataformas foram indicadas por mim com setas vermelhas.

Abaixo uma foto que me deu trabalho, pois veio invertida.
A foto é da estação Turiaçú por volta de 1972 e posso estar até enganado, mas já parece meio abandonada. Do outro lado das linhas (ao fundo) não dá para perceber se a segunda plataforma da aerofotografia ainda era usada junto com a principal.
Cheguei a pensar que tinha havido um engano (depois vou me referir a um erro do AN) e cheguei a pensar que a estação da foto abaixo fosse de Engenho da Rainha, vista de costas, mas a eletrificação da linha fez essa possibilidade "cair por terra".
Magno seria outra possibilidade, mas acho que o local estaria mais edificado.
Sobre a foto estar invertida, destrinchei pela posição das linhas de transmissão

O fotógrafo está voltado para Magno.
O lado esquerdo da plataforma parece ter virado um depósito de lixo.
Confesso que essa foto me deixou confuso, pois deveria haver o terceiro trilho passando do lado esquerdo da plataforma se o pátio fosse semelhante ao de Rocha Miranda por exemplo.
Isso é que me fez pensar em outras possibilidades, mas depois me convenci que era Turiaçú mesmo.
Será que o ramal de Arará estava mais afastada da plataforma a ponto de não vermos?


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Pessoal, viajando pelo arquivo jornal Ultima Hora achei esta foto. Rapaz: é linha auxiliar, bitola mixta. Platforma no meio das linhas... só que até agora não identifiquei. Parece que é ramal de Belford Roxo...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
estou a reenviando mais reduzida.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.