E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Uma observação: aquea foto de possivel Paraisopolis realmente é daquela região. Vou muito em Pouso Alegre e Itajubá. Minas Gerais. Saía uma linha de Itajubá e ia para Paraisopolis, linhas da antiga Rede Sul Mineira depois RMV. A foto deve ser pouso Alegre. Devo ter alguma nos meus arquivos dela ainda com trem e sem trem. abraços
- DadoDJ
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Entendo, Adenilson. Mas o curioso é que eu lendo os textos, tive os dois pontos de vista.
Na primeira matéria, tem-se a impressão clara de que quando o trem chegasse à Praça da Penha, simplesmente parava e os passageiros desembarcavam, muito provavelmente sem nenhuma estrutura com plataformas, escadas etc
Na mesma matéria, fala-se sobre o tráfego de trens até a Penha, pela EF do Norte. Na ocasião da revolta da armada, a ferrovia teve algumas pontes danificadas pelos aliados do Alm.Custódio de Melo (que foi o "cabeça" da revolta), incluindo a Ponte do Iguaçu, pois com a Baía de Guanabara tomada pela esquadra do almirante, a ferrovia foi o melhor caminho entre a Côrte a Fábrica de Pólvora da Estrela, de onde vinha o armamento para o governo combater a revolta. Por esse motivo, com a arruinação da ponte, a ferrovia não teve tráfego neste período.
Curioso como a cidade estava, digamos, em guerra, com a ameaça de ser atingida por balas de canhão pela esquadra da revolta, e mesmo assim mantinha a festa da Penha, sendo que a Igreja seria um alvo fácil, no alto do morro !
Na segunda matéria, é muito intrigante a linha de tráfego da ferrovia. A não ser que seja como vc falou, que existisse um meio de ligação na Parada Bemfica, cruzamento da EF do Norte e da EFRdO (vinda do Caju). Então a linha sairia de Ilha das Moças, passaria por Maracanã (na R.São Cristóvão com falei outro dia), Mangueira, entraria na EF do Norte, chegando em Bemfica, entraria à esquerda no ramal do Caju da EFRdO e daí em diante seguiria pela linha de Inhaúma.
Venda Grande é uma incógnita realmente. Eu só sei que ali próximo existia uma grande propriedade, uma fazenda se eu não me engano, que vi assinalada em um mapa antigo no AGCRJ. Será que era uma parada apenas para os proprietarios desta fazenda, como ocorria em São Bernardino (ramal de Tinguá) ?
Na terceira matéria, pode-se entender que ocorre uma comparação entre a Penha e Fazenda Grande. Pelo texto, posso entender que haveria uma estação na Penha, pois em Fazenda Grande existiu e o modo como o texto é descrito, parece que estão comparando os locais igualmente. Então se houve uma estação em Vicente de Carvalho e em Fazenda Grande, também haveria na Penha.
As pesquisas continuam a todo vapor, vou me dedicar mais hoje.
Na primeira matéria, tem-se a impressão clara de que quando o trem chegasse à Praça da Penha, simplesmente parava e os passageiros desembarcavam, muito provavelmente sem nenhuma estrutura com plataformas, escadas etc
Na mesma matéria, fala-se sobre o tráfego de trens até a Penha, pela EF do Norte. Na ocasião da revolta da armada, a ferrovia teve algumas pontes danificadas pelos aliados do Alm.Custódio de Melo (que foi o "cabeça" da revolta), incluindo a Ponte do Iguaçu, pois com a Baía de Guanabara tomada pela esquadra do almirante, a ferrovia foi o melhor caminho entre a Côrte a Fábrica de Pólvora da Estrela, de onde vinha o armamento para o governo combater a revolta. Por esse motivo, com a arruinação da ponte, a ferrovia não teve tráfego neste período.
Curioso como a cidade estava, digamos, em guerra, com a ameaça de ser atingida por balas de canhão pela esquadra da revolta, e mesmo assim mantinha a festa da Penha, sendo que a Igreja seria um alvo fácil, no alto do morro !
Na segunda matéria, é muito intrigante a linha de tráfego da ferrovia. A não ser que seja como vc falou, que existisse um meio de ligação na Parada Bemfica, cruzamento da EF do Norte e da EFRdO (vinda do Caju). Então a linha sairia de Ilha das Moças, passaria por Maracanã (na R.São Cristóvão com falei outro dia), Mangueira, entraria na EF do Norte, chegando em Bemfica, entraria à esquerda no ramal do Caju da EFRdO e daí em diante seguiria pela linha de Inhaúma.
Venda Grande é uma incógnita realmente. Eu só sei que ali próximo existia uma grande propriedade, uma fazenda se eu não me engano, que vi assinalada em um mapa antigo no AGCRJ. Será que era uma parada apenas para os proprietarios desta fazenda, como ocorria em São Bernardino (ramal de Tinguá) ?
Na terceira matéria, pode-se entender que ocorre uma comparação entre a Penha e Fazenda Grande. Pelo texto, posso entender que haveria uma estação na Penha, pois em Fazenda Grande existiu e o modo como o texto é descrito, parece que estão comparando os locais igualmente. Então se houve uma estação em Vicente de Carvalho e em Fazenda Grande, também haveria na Penha.
As pesquisas continuam a todo vapor, vou me dedicar mais hoje.
- Luiz Eduardo
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Bom, quando o assunto é RdO, eu apenas fica de expectador, mas interpretei algo que realmente leva a crer que existiu uma estação/parada na Penha.
Vamos lá.
Não faz muito sentido pra mim um trem sair de Ilha das Moças e passar por São Cristovão, Mangueira, Bemfica..., entrar no Ramal da Penha, chegar no cruzamento com e EF do Norte, adentrar na mesma e voltar para a estação da Penha.
Digo mais: pode ser que tenha existido uma parada extremamente simples, nada oficial, onde o trem parava somente na época da Festa da Penha (festa essa que existe até hoje).
A construção apontada pelo Melekh pode ser realmente da ferrovia, mas de repente não uma estação, ou pode ser, sei lá. Precisa aparecer de fato algo que leve a crer que de fato existiu uma estação/parada por ali, mas enquanto isso fico com a possibilidade de realmente ter existido algo por ali, em cima de tudo que li até agora.
Vamos lá.
Não faz muito sentido pra mim um trem sair de Ilha das Moças e passar por São Cristovão, Mangueira, Bemfica..., entrar no Ramal da Penha, chegar no cruzamento com e EF do Norte, adentrar na mesma e voltar para a estação da Penha.
Digo mais: pode ser que tenha existido uma parada extremamente simples, nada oficial, onde o trem parava somente na época da Festa da Penha (festa essa que existe até hoje).
A construção apontada pelo Melekh pode ser realmente da ferrovia, mas de repente não uma estação, ou pode ser, sei lá. Precisa aparecer de fato algo que leve a crer que de fato existiu uma estação/parada por ali, mas enquanto isso fico com a possibilidade de realmente ter existido algo por ali, em cima de tudo que li até agora.
Abraços
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Luís, concordo contigo. Apesar de ser possível, o trem passar por todas estas estações foge da lógica. Pois percorreria trechos da EF Melhoramentos (Ilha das Moças-Maracanã-São Cristóvão-Mangueira), EF do Norte (Bemfica, e às vezes é citada a estação Triagem) e da própria EFRdO a partir de Praia Pequena. E ainda tem um detalhe: para chegar à Penha, o Romeiro daria uma baita volta, indo até Vicente de Carvalho e entrando no ramal da Penha, quando se poderia utilizar os trens da EF do Norte e chegar muito mais rápido ao local.
Mas tem um detalhe: eu vi ontem um documento no qual havia certo desentendimento entre as companhias, e parece que apenas a EFRdO obteve "autorização", ou direito, de transportar romeiros para as festividades do Santuário da Penha.
Isso fortalece a hipótese de ter sido construída uma parada, por mais simples que seja, no Largo da Penha, pois a "autorização" obtida pela ferrovia teria conseqüentemente gerado um tratamento melhor aos passageiros, com instalações e mais trens, apesar de sabermos que a situação na ferrovia era muito ruim.
E aproveitando o assunto: neste documento abaixo é uma das poucas vezes que vejo a EFRdO obter sucesso em algo ! Ô ferrovia maltratada !
Diário Oficial da União (DOU) de 19/01/1892: informações sobre o tráfego de trens na Festa da Penha e informações sobre a Parada Figueira (EFRdO) Durante as pesquisas em DOU's, encontrei algumas coisas muito intrigantes, inclusive falando sobre estações e paradas que não me lembro de ter ouvido antes. De repente até são conhecidas, mas minha cabeça está me traindo nesta semana.
Vou dar uma olhada em mais algumas páginas apenas, pois estou caindo de sono. Encontrando algo, postarei aqui.

Mas tem um detalhe: eu vi ontem um documento no qual havia certo desentendimento entre as companhias, e parece que apenas a EFRdO obteve "autorização", ou direito, de transportar romeiros para as festividades do Santuário da Penha.
Isso fortalece a hipótese de ter sido construída uma parada, por mais simples que seja, no Largo da Penha, pois a "autorização" obtida pela ferrovia teria conseqüentemente gerado um tratamento melhor aos passageiros, com instalações e mais trens, apesar de sabermos que a situação na ferrovia era muito ruim.
E aproveitando o assunto: neste documento abaixo é uma das poucas vezes que vejo a EFRdO obter sucesso em algo ! Ô ferrovia maltratada !

Diário Oficial da União (DOU) de 19/01/1892: informações sobre o tráfego de trens na Festa da Penha e informações sobre a Parada Figueira (EFRdO) Durante as pesquisas em DOU's, encontrei algumas coisas muito intrigantes, inclusive falando sobre estações e paradas que não me lembro de ter ouvido antes. De repente até são conhecidas, mas minha cabeça está me traindo nesta semana.

Vou dar uma olhada em mais algumas páginas apenas, pois estou caindo de sono. Encontrando algo, postarei aqui.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Eduardo
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Dado, não fui muito claro na minha colocação, mas no fundo sobre parada/estação, pensamos a mesma coisa.
Eu na verdade quis dizer que o trem já passando por todas aquelas estações mencionadas (conforme doctos postado por vc na página anterior), não faria muito sentido ele ir à Linha do Norte no cruzamento de ambas para voltar à estação da Penha. O deslocamento seria maior dos romeiros, até porque esses já fizeram um "tour" pela zona norte. por isso acredito ter de fato existido uma parada/estação ali no Largo da Penha.
Eu na verdade quis dizer que o trem já passando por todas aquelas estações mencionadas (conforme doctos postado por vc na página anterior), não faria muito sentido ele ir à Linha do Norte no cruzamento de ambas para voltar à estação da Penha. O deslocamento seria maior dos romeiros, até porque esses já fizeram um "tour" pela zona norte. por isso acredito ter de fato existido uma parada/estação ali no Largo da Penha.
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Não há dúvidas que os trens paravam em algum lugar próximo ao Largo da Penha. A questão acredito que seja apenas definir se haviam uma estrutura física fixa uqe poderia ser chamada de parada ou estação, ou se era apenas um ponto de parada do trem com aparato móvel (escadas, banquinhos, etc) para desembarque e embarque de passageiros. Para mim, aquele PA que mostra um desvio da Rio d'Ouro no terrenos dos atuais shoppings Penha e Leopoldina são do local de parada. Mas isso é opinião pessoal.
Sobre a casa antiga que aparece nas fotos, não acredito que tenha a ver com a EF Rio d'Ouro. Está muito longe do seu leito, apesar de ser sugestiva. Primeiro achei que a foto mais antiga fosse mais em direção à Penha Circular, mas com o "casamento" com a foto posteiror, comprovou a sua localização antes da Rua dos Romeiros.
Sobre a rota dos bondes, o bonde que aparece na foto na Rua José Maurício, entrava logo ali na Rua dos Romeiros e retornava pela Av. Brás de Pina até retornar à José Maurício. O trilho que aparece naquela foto com o caminhão de "O Globo", na minha opinião, não se trata desta linha, mas sim dos trilhos da linha Penha-Madureira, que vinha pela Av. Brás de Pina e fazia retorno no Largo da Penha voltando pelo mesmo trajeto de ida.
Sobre a casa antiga que aparece nas fotos, não acredito que tenha a ver com a EF Rio d'Ouro. Está muito longe do seu leito, apesar de ser sugestiva. Primeiro achei que a foto mais antiga fosse mais em direção à Penha Circular, mas com o "casamento" com a foto posteiror, comprovou a sua localização antes da Rua dos Romeiros.
Sobre a rota dos bondes, o bonde que aparece na foto na Rua José Maurício, entrava logo ali na Rua dos Romeiros e retornava pela Av. Brás de Pina até retornar à José Maurício. O trilho que aparece naquela foto com o caminhão de "O Globo", na minha opinião, não se trata desta linha, mas sim dos trilhos da linha Penha-Madureira, que vinha pela Av. Brás de Pina e fazia retorno no Largo da Penha voltando pelo mesmo trajeto de ida.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Pessoal, bom dia!
Vou pegar um link aqui na resposta do Luiz para esclarecer algumas coisas que escrevi e tentar escrever outras.
1) A "transferência" dos trens da Rio D'ouro usando a Melhoramentos e E.F.Norte para a ferrovia Rio D'ouro em Benfica foi algo que comentei como uma das possibilidades.
Ainda há um mistério nessa "interligação" que podemos ainda não saber, haja vista a seqüência de estações que o Dado já postou, envolvendo Praia Pequena e Cesário Machado.
2) Luiz, eu não quis dizer que os trens da Rio D'ouro voltariam a utilizar a E.F.Norte e que a estação em referência na matéria seria dessa ferrovia e sim a tal parada próximo a igreja (Rio D'ouro). A matéria foi clara que ao sair de tal parada ou estribo, os trens iam até a Fazenda Grande, próximo a ponta do Pier em Maria Angu, onde faziam uma integração intermodal com a Cantareira Viação Fluminense.
Essa conexão itermodal não seria possível com os trens da E.F.Norte, cujo traçado ferroviário era praticamente paralelo à costa.
Isso pode explicar a primeira vista o porquê da necessidade de um traçado mais longo para os romeiros enfrentarem em detrimento de um traçado mais retilíneo pela E.F.Norte.
Desculpa pessoal, mas essa foi a minha interpretação!
3) Além do explanado acima por mim, ainda tem essa questão que o Dado colocou a respeito de uma "briga" judicial entre as duas ferrovias, podendo ajudar na explicação do "tour pelo subúrbio".
4) Eu ainda não consegui entender a relação da "Ponte do Iguassu" com a Leopoldina.
Dado: Onde ficava esse local?
A única referência que tenho com esse nome era a parada pertencente a Rio D'ouro no ramal de Xerém.
5) Desculpem ainda o meu ceticismo, mas ainda estou acreditando que a parada da Penha da Rio D'ouro era tecnicamente no máximo um estribo. Algo similar ao que foi feito para suprir a demolição da estação de Porto das Caixas.
Nenhum mapa que conheço cita essa parada como uma construção fixa e olha que já vi até mapa até com a Parada São Francisco cuja maioria dos mapas não informa e/ou cita.
Depois vou tentar trabalhar em uma edição no mapa postado pelo Melekh colocando na minha opinião, a posição da tal casa, estando a mesma totalmente fora do trçado da ferrovia.
Vou pegar um link aqui na resposta do Luiz para esclarecer algumas coisas que escrevi e tentar escrever outras.
1) A "transferência" dos trens da Rio D'ouro usando a Melhoramentos e E.F.Norte para a ferrovia Rio D'ouro em Benfica foi algo que comentei como uma das possibilidades.
Ainda há um mistério nessa "interligação" que podemos ainda não saber, haja vista a seqüência de estações que o Dado já postou, envolvendo Praia Pequena e Cesário Machado.

2) Luiz, eu não quis dizer que os trens da Rio D'ouro voltariam a utilizar a E.F.Norte e que a estação em referência na matéria seria dessa ferrovia e sim a tal parada próximo a igreja (Rio D'ouro). A matéria foi clara que ao sair de tal parada ou estribo, os trens iam até a Fazenda Grande, próximo a ponta do Pier em Maria Angu, onde faziam uma integração intermodal com a Cantareira Viação Fluminense.
Essa conexão itermodal não seria possível com os trens da E.F.Norte, cujo traçado ferroviário era praticamente paralelo à costa.
Isso pode explicar a primeira vista o porquê da necessidade de um traçado mais longo para os romeiros enfrentarem em detrimento de um traçado mais retilíneo pela E.F.Norte.
Desculpa pessoal, mas essa foi a minha interpretação!
3) Além do explanado acima por mim, ainda tem essa questão que o Dado colocou a respeito de uma "briga" judicial entre as duas ferrovias, podendo ajudar na explicação do "tour pelo subúrbio".
4) Eu ainda não consegui entender a relação da "Ponte do Iguassu" com a Leopoldina.
Dado: Onde ficava esse local?
A única referência que tenho com esse nome era a parada pertencente a Rio D'ouro no ramal de Xerém.

5) Desculpem ainda o meu ceticismo, mas ainda estou acreditando que a parada da Penha da Rio D'ouro era tecnicamente no máximo um estribo. Algo similar ao que foi feito para suprir a demolição da estação de Porto das Caixas.
Nenhum mapa que conheço cita essa parada como uma construção fixa e olha que já vi até mapa até com a Parada São Francisco cuja maioria dos mapas não informa e/ou cita.
Depois vou tentar trabalhar em uma edição no mapa postado pelo Melekh colocando na minha opinião, a posição da tal casa, estando a mesma totalmente fora do trçado da ferrovia.
Luiz Eduardo escreveu:Bom, quando o assunto é RdO, eu apenas fica de expectador, mas interpretei algo que realmente leva a crer que existiu uma estação/parada na Penha.
Vamos lá.
Não faz muito sentido pra mim um trem sair de Ilha das Moças e passar por São Cristovão, Mangueira, Bemfica..., entrar no Ramal da Penha, chegar no cruzamento com e EF do Norte, adentrar na mesma e voltar para a estação da Penha.
Digo mais: pode ser que tenha existido uma parada extremamente simples, nada oficial, onde o trem parava somente na época da Festa da Penha (festa essa que existe até hoje).
A construção apontada pelo Melekh pode ser realmente da ferrovia, mas de repente não uma estação, ou pode ser, sei lá. Precisa aparecer de fato algo que leve a crer que de fato existiu uma estação/parada por ali, mas enquanto isso fico com a possibilidade de realmente ter existido algo por ali, em cima de tudo que li até agora.
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Adenilson, a "Ponte do Iguassu" seria sobre o Rio Iguaçu mesmo, entre Gramacho e Campos Elíseos.
O documento que estou procurando é o que indicaria a seqüência e mostraria as distâncias entre as estações do ramal da Penha. Tenho certeza que fiz aquela marcação no Google Earth (primeira página do tópico) baseado em alguma distância, não é possível que tenha marcado aleatoriamente !
O documento que estou procurando é o que indicaria a seqüência e mostraria as distâncias entre as estações do ramal da Penha. Tenho certeza que fiz aquela marcação no Google Earth (primeira página do tópico) baseado em alguma distância, não é possível que tenha marcado aleatoriamente !
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Pessoal,
A foto abaixo postada pelo Melekh tavez seja a mais proxima "janela" entre nós e a parada da Penha.
O ponto que a ferrovia passa na foto é bem próximo à Igreja.
Na pior das hipóteses, essa parada estaria mais a esquerda.

Dado. Valeu pelo esclarecimento. Então a ponte tem a ver com o rio mesmo que "cruza" boa parte da baixada, terminando na Baia de Guanabara.
A foto abaixo postada pelo Melekh tavez seja a mais proxima "janela" entre nós e a parada da Penha.
O ponto que a ferrovia passa na foto é bem próximo à Igreja.
Na pior das hipóteses, essa parada estaria mais a esquerda.
Dado. Valeu pelo esclarecimento. Então a ponte tem a ver com o rio mesmo que "cruza" boa parte da baixada, terminando na Baia de Guanabara.

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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Depois de semanas desesperado atrás desta informação ...
ACHEI ! ! !

Trecho extraído da publicação "Estatística das Estradas de Ferro do Brasil", produzida pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro em 1913. Foi aí que eu li sobre quilometragens das paradas e/ou estações do ramal da Penha da EFRdO ! Vejam as paradas/estações do ramal: Vicente de Carvalho (km 0,000), Largo da Penha (km 4,700) e Fazenda Grande (km 6,425 ou 6,426). A partir deste documento que apontei as paradas e/ou estações nas imagens de satélite, que infelizmente se perderam com a extinção do fórum TGVBR (uma delas foi postada na primeira página deste tópico).
Mas agora fica fácil traçarmos a linha e suas paradas e/ou estações com respectivas quilometragens.
Até que enfim ! ! !
Obs.: este livro está no Google Books, mas disponibilizando apenas poucos trechos. Que bom que pelo menos este trecho pode-se ler ! ! !
E logo abaixo, no mesmo fragmento de documento, outra dica importante: Ramal das Oficinas ! Vejam que a quilometragem é contada a partir da estação Liberdade ! Isso também pode ajudar nas nossas pesquisas !
Ufa !

ACHEI ! ! !


Mas agora fica fácil traçarmos a linha e suas paradas e/ou estações com respectivas quilometragens.

Até que enfim ! ! !



Obs.: este livro está no Google Books, mas disponibilizando apenas poucos trechos. Que bom que pelo menos este trecho pode-se ler ! ! !
E logo abaixo, no mesmo fragmento de documento, outra dica importante: Ramal das Oficinas ! Vejam que a quilometragem é contada a partir da estação Liberdade ! Isso também pode ajudar nas nossas pesquisas !
Ufa !
