Estação São Mateus

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
admin
Administrador
Contato:

Estação São Mateus

Mensagem por admin » 04 Mai 2012, 00:53

[Tópico resgatado do fórum sobre a EF Rio d'Ouro]

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Re: ESTAÇÃO SÃO MATEUS

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Mai 2012, 01:32

Michel Soares escreveu:Antes que transfiram o tópico, tenho uma dúvida. Me lembro que, quando criança, andava muito por São João de Meriti e Pavuna e acredito que em 1996 eu cheguei a ver trens passando pelo Ramal Circular. Não tenho certeza da data, era muito novo, mas não acredito que seja em 1993, não tenho lembranças tão antigas assim (eu teria 5 anos, não lembro dessa época). A lembrança mais antiga que tenho desse ramal é da cancela impedindo os pedestres de atravessarem da Av. Dr. Arruda Negreiros (onde os ônibus da Santa Terezinha faziam ponto final) para a rua Ássia Tanus Bedran e a composição passando, fazendo tudo aquilo tremer rs. Não me lembro de ter visto muitas vezes, acredito que tenha visto uma ou duas vezes. Depois que parou a circulação de trens ali, o beco que se formou da primeira passagem de nível até o ramal de B.Roxo serviu de passagem irregular para a estação S.J.Meriti/Pavuna, esconderijo de pivetes e estacionamento irregular, este último agora regularizado. Atrás do ponto de ônibus da Sta. Terezinha atualmente é uma feira. Os trilhos devem ter ficado por ali até 2002, depois a Prefeitura de São João reformou essa parte por onde passava a linha, retirando os trilhos, a cancela e colocando no lugar uma praça com uma feirinha e o estacionamento.

Eu não tenho certeza quanto a data, mas acredito que tenha sido em 1996. Até que ano circulou trens por ali?

PS: Excelentes depoimentos, muito bom mesmo!

Abraços

Michel, boa noite.

Há de se confirmar essa sua colocação. Não estou falando que não procede, mas o fato de vc ser novo na época deve te levar a confundir datas. Eu passei por boa parte de São Matheus pela última vez em 1999, nessa época eu estava com 18 anos e me lembro bem que em uma parte ou outra parecia que o trecho ainda estava ativo, mesmo eu sabendo que não mais estava. A PN parecia com a PN da Reta de Honório, pois tinha uma certa quantidade de lixo, mas a linha ainda estava a mostra, muito embora de lá até o Centro de São João alguns lugares estarem já sem trilhos.

Mas vamos pesquisar isso daí, temos que esgotar todas as possibilidades.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: Estação São Mateus

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Mai 2012, 09:45

Como disse o Michel, eu andava sempre por ali (estudava no Colégio Pavuna), morava em Costa Barros e fazer compras era andar uma feirinha que tinha ali várias vezes... e pegava o trem em S J Meriti. Se tivesse com o pai, íamos até S Mateus (pois só havia uma linha e o mesmo era o que ia retornar. Nos inicios dos anos 60, era comum cruzar com um trem a vapor da bitola estreita. E realmente o trem que saía de Pavuna ( o eletrico) ia a toda, apitando, na passagem de nivel (na primeira) antes de entrar na plataforma, ele entrava a toda. Uma nota: os trens de Fco sá a S Mateus parece ( não tenho certeza absoluta)era o 61 e o que ia para Belford Roxo, era o 60. Os que vinham de D pedro para S Mateus era o 51 e os que vinham de D Pedro para B Roxo eram o 50.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: Estação São Mateus

Mensagem por HUGO CARAMURU » 09 Mai 2012, 10:21

Amigos: eu havia colocado uma foto que peguei no site de S Jao de Meriti no qual era dita foto de Pavuna. Eu de inicio achei que era S João- até inverti a foto.Mas vendoas fotos deste site, vi-a melhor e então reconheci Pavuna. Realmente, a foto foi tirada de quem vem de Acari. Dá pra ver a estação de Pavuna, quase no centro, atrás de um prédio tipo casa. Dá pra reconhecer a igreja de S Joaõ de Meriti, um pouco à direita e ainda o casario onde morava uma colega de ginasio. Realmente tenho que desfazer aquela "inversão" de foto, acreditando que fosse S João de Meriti vista de quem vem de S Mateus. Essa foto me surpreendeu pela paisagem do lucar.. Então confirma aquela outra foto que mostra a pte sobre um rio (Pavuna ou Meriti). Já esta foi tirada do lado de S João de Meriti. Este é bom demais!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”