HISTÓRICO DA LINHA:
No Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1896 diz que a "E.F. São Franciso Xavier ao Commercio" (nome anterior e original da EF Melhoramentos (no) do Brazil) ainda não havia sido sequer inaugurada neste ano de 1896 (iniciou seus trabalhos de forma completa apenas em 1898), mas um trecho da ferrovia teve o tráfego iniciado: entre as estações de Mangueira e Munguengue , proximo a atual Estação Honório Gurgel. Vejam abaixo uma cópia das páginas 427 e 428 deste relatório, descrevendo entre várias informações, a quantidade de estações e paradas, características de construções e imóveis da ferrovia, o cruzamento com a EF Rio d'Ouro, entre outras....
Falando da E. F. Melhoramentos no Brazil, posteriormente chamada de LINHA AUXILIAR, esta começou a ser construída a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada.
Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina.
A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, que requereu o alargamento da bitola até aquela estação.
Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica.
Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:
Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978" onclick="window.open(this.href);return false; ... cb.html#ri
No livro - A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – de Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas de Bitola Métrica para Bitola de 1,60m.
Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.
Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.
Presume-se que até 1924, a Linha Auxiliar era em Bitola métrica e singela (uma única linha)
Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.
Em tempo: Alguns trechos da Linha Auxiliar possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso pois trens de cargas, o Japerí tque ambém usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro) entre outros, obrigava que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardassem nesta 4ª linha, no sinal fechado esperando que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar.
Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.
O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia.
Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.
Pesquisando em alguns relatórios ministeriais da época da construção e com a ferrovia já em tráfego, abri este tópico para expor algumas informações curiosas. Vejam a seguir:
Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1896:
A "EF São Franciso Xavier ao Commercio" (nome anterior e original da EF Melhoramentos (no) do Brazil) ainda não havia sido sequer inaugurada neste ano de 1896 (iniciou seus trabalhos de forma completa apenas em 1898), mas um trecho da ferrovia teve o tráfego iniciado: entre as estações de Mangueira e Munguengue , atual Honório Gurgel. Vejam abaixo uma cópia das páginas 427 e 428 deste relatório, descrevendo entre várias informações, a quantidade de estações e paradas, características de construções e imóveis da ferrovia, o cruzamento com a EF Rio d'Ouro, entre outras ...
Estações em 1895
Estações em 1898
Estações em 1902
As Estações assinaladas abaixo da E. F. Melhoramentos no Brazil, eram utilizadas pala Estrada de Ferro Rio Douro
Estações em 1904

Estações em 1908
Estações em 1915
Estações em 1916
Segue abaixo algumas páginas do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, gentilmente cedidas pelo pesquisador Hugo Caramuru. Esta edição fala especificamente e detalhadamente sobre a Linha Auxiliar
ÍNDICE DAS ESTAÇÕES
Estação Ilha das Moças - Km 0.000
No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, onde podemos ter duas possibilidades, são elas:
Ilha das Moças seria a estação inicial depois de Mangueira ou então seria um sub-ramal que partia da Estação Mangueira.
Mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:


Localização de Ilha das Moças que era uma parada antes de Alfredo Maia.
Material utilizado by DADO
ILHA DAS MOÇAS
O traçado da EF Melhoramentos, quando teve seu comprimento aumentado até Ilha das Moças.
No Annuario Fluminense, de 1903. Podemos tentar traçar o percurso pela descrição do traçado abaixo:
Alfredo Maia – km 1.408 e Km 0.000 - 7-1-1902



Parada Maracanã (Estação Francisco Sá) - Km 1.933 e Km 0.525
O quadro de horários de 1902 relata que a E.F. Rio d'Ouro já utilizava a Linha Auxiliar nesta época, com seus trens partindo de Ilha das Moças/Alfredo Maia.
A Parada Maracanã, citada na tabela acima, ficava no cruzamento da antiga Rua São Cristóvão com a ferrovia, segundo documentos antigos, que citavam o nome da rua entre parênteses após o nome da parada, ex.: Parada Maracanã (R.São Cristóvão)
A Parada Maracanã não ficava exatamente nas proximidades da Estação Maracanã homônima da EFCB, ficava na Rua São Cristóvão! O nome de Maracanã porém foi dado pela ferrovia diante da proximidade do Rio Maracanã.
A Estrada de Ferro Rio D’Ouro, também construiu uma Estação Maracanã (Cargas), quando a Parada Maracanã da Melhoramento foi extinta e próximo fora construída a Estação Francisco Sá posteriormente.