Estação São Cristóvão / Estação da Quinta [Linha do Centro]
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Re: Linha do centro
Adenilson, observando a imagem aérea de São Cristóvão, notei duas coisas.
1-Desde a primeira vez que vi a imagem, enxerguei algo que poderia sugerir uma plataforma nas linhas 6 e 7 (e não 4 e 5 como falei anteriormente) de baixo pra cima na imagem. Desenhei isso na imagem abaixo, em azul.
2-Outra coisa: já vi alguns mapas que mostravam um desvio na altura da estação de São Cristóvão, saindo pra direita, no sentido D.Pedro II. Na imagem aérea acho que estou vendo isso, assinalado com setas azuis, inclusive a linha parece ter ligação também mais a frente, quase chegando em Lauro Müller. Na verdade não estou vendo a linha alcançando o local (só antes de São Cristóvão, sempre no sentido D.Pedro II), mas tem uma grande ponte, assinalada com uma seta azul, que pelo tamanho e pela aparente ausência de uma via, rua ou estrada ali, me sugere que eram trilhos que corriam por esta ponte.
O que acha ?
1-Desde a primeira vez que vi a imagem, enxerguei algo que poderia sugerir uma plataforma nas linhas 6 e 7 (e não 4 e 5 como falei anteriormente) de baixo pra cima na imagem. Desenhei isso na imagem abaixo, em azul.
2-Outra coisa: já vi alguns mapas que mostravam um desvio na altura da estação de São Cristóvão, saindo pra direita, no sentido D.Pedro II. Na imagem aérea acho que estou vendo isso, assinalado com setas azuis, inclusive a linha parece ter ligação também mais a frente, quase chegando em Lauro Müller. Na verdade não estou vendo a linha alcançando o local (só antes de São Cristóvão, sempre no sentido D.Pedro II), mas tem uma grande ponte, assinalada com uma seta azul, que pelo tamanho e pela aparente ausência de uma via, rua ou estrada ali, me sugere que eram trilhos que corriam por esta ponte.
O que acha ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Linha do centro
Oi Dado, beleza.
Antes de tudo, desculpa pela demora.
Passei a semana viajando, """para variar"""
Li atentamente o que vc escreveu e digo o seguinte:
Se lembra quando no TGVBR chegamos a tentar entender aquela questão envolvendo a estação da Quinta e o lado dela em relação às linhas?
Pois é. Na minha opinião, o traçado das linhas ali era mais retilíneo. Estou me referindo até 1907 no máximo, ano onde tenho quase certeza, foi construído o viaduto sobre a atual Francisco Bicalho, uma vez que antes a passagem era em nível e mais afastada que é hoje.
Nessa época não havia tantas linhas até porquê a linha auxiliar não chegava a Alfredo Maia, indo até a Mangueira apenas e a Leopoldina saia de São Francisco Xavier.
Tive essa impressão quando dei uma olhada naqueles mapas-calendário que você também tem.
Inclusive em um, deu para ver que a área original da quinta continuava do outro lado da ferrovia.
Essa linha talvez tenha a ver com o traçado original da ferrovia e por isso, peço o favor de você tantar sobrepor essa foto com a área atual, pois não consegui localizar a estação "quinta" na foto de 1928.
Outra questão também é que na atual Praça da Bandeira havia um matadouro e não sei se poderia ser um desvio para o mesmo, apesar de ainda estar um pouco longe da praça ali.
Para mim, a princípio, fico com um resquício do traçado original da E.F.C.B., pois já vi fotos antigas com a ferrovia seguindo praticamente paralela ao Rio Maracanã por ali, assim como algumas fotos do mapa calendário também mostram isso.
Antes de tudo, desculpa pela demora.
Passei a semana viajando, """para variar"""

Li atentamente o que vc escreveu e digo o seguinte:
Se lembra quando no TGVBR chegamos a tentar entender aquela questão envolvendo a estação da Quinta e o lado dela em relação às linhas?
Pois é. Na minha opinião, o traçado das linhas ali era mais retilíneo. Estou me referindo até 1907 no máximo, ano onde tenho quase certeza, foi construído o viaduto sobre a atual Francisco Bicalho, uma vez que antes a passagem era em nível e mais afastada que é hoje.
Nessa época não havia tantas linhas até porquê a linha auxiliar não chegava a Alfredo Maia, indo até a Mangueira apenas e a Leopoldina saia de São Francisco Xavier.
Tive essa impressão quando dei uma olhada naqueles mapas-calendário que você também tem.
Inclusive em um, deu para ver que a área original da quinta continuava do outro lado da ferrovia.
Essa linha talvez tenha a ver com o traçado original da ferrovia e por isso, peço o favor de você tantar sobrepor essa foto com a área atual, pois não consegui localizar a estação "quinta" na foto de 1928.
Outra questão também é que na atual Praça da Bandeira havia um matadouro e não sei se poderia ser um desvio para o mesmo, apesar de ainda estar um pouco longe da praça ali.
Para mim, a princípio, fico com um resquício do traçado original da E.F.C.B., pois já vi fotos antigas com a ferrovia seguindo praticamente paralela ao Rio Maracanã por ali, assim como algumas fotos do mapa calendário também mostram isso.

DadoDJ escreveu:Adenilson, observando a imagem aérea de São Cristóvão, notei duas coisas.
1-Desde a primeira vez que vi a imagem, enxerguei algo que poderia sugerir uma plataforma nas linhas 6 e 7 (e não 4 e 5 como falei anteriormente) de baixo pra cima na imagem. Desenhei isso na imagem abaixo, em azul.
2-Outra coisa: já vi alguns mapas que mostravam um desvio na altura da estação de São Cristóvão, saindo pra direita, no sentido D.Pedro II. Na imagem aérea acho que estou vendo isso, assinalado com setas azuis, inclusive a linha parece ter ligação também mais a frente, quase chegando em Lauro Müller. Na verdade não estou vendo a linha alcançando o local (só antes de São Cristóvão, sempre no sentido D.Pedro II), mas tem uma grande ponte, assinalada com uma seta azul, que pelo tamanho e pela aparente ausência de uma via, rua ou estrada ali, me sugere que eram trilhos que corriam por esta ponte.
O que acha ?
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Re: Linha do centro
Tem uma foto muito enigmática, da região próxima ao canal do Mangue. O negócio é que não consigo encontrar esta foto ! Sei que ela saiu na coleção de fotos antigas da Folha de São Paulo, e mostra uma imagem aérea da região com o traçado das linhas muito estranho. Vou tentar encontra-la, pois eu mesmo não consegui entender. Pode ser fácil e questão de observação, mas quando eu encontrar a foto vou tentar entender e postar aqui. Ela pode mostrar isso, o traçado diferente das linhas na região.
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Re: Linha do centro
Muito interessante esta história Adenilson... Isso explica a posição da Estação Quinta... Segue a mesma indicada no mapa.
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Re: Linha do centro
Amaral: Obrigado pela indicação. Não sei porquê, me deu uma confusão mental e eu achava que o prediozinho da quinta era mais atrás, digo mais em direção ao Maracanã.
Quando comparei as imagens de 1928 com a sua indicação e do Google, ficou claro para mim.
Dado e Amaral: Abaixo vou colocar 2 fotos em momentos diferentes da estação. Uma mais antiga com linhas margeando a estação e outra já sem as linhas e teoricamente mais nova ou menos antiga
Vejam abaixo a foto de 2 linhas em bitola larga e sendo assim, da E.F.C.B. margeando a estação. Mais ao fundo, está provavelmente a estação original de São Cristovão e pela distância, o local parece ser onde hoje há umas ruínas de plataforma.
Vejam que não há mais linhas a direita aparentemente. Se for isso mesmo, a foto é tão antiga que as linhas do centro eram duplas apenas. Isso ainda foi na década de 80 do século XIX.
Onde eram essas linhas, atualmente é a linha do metrô, provando que houve alteração no traçado das mesmas.
O Dado questionou que o mais óbvio seria a estação da quinta estar do lado direito (sentido subúrbio), mas depois fiquei pensando o seguinte:
Na época a quinta era dos dois lados, apesar do palácio estar do lado direito e talvez já houvesse a previsão de ampliação das linhas.
O fotógrafo está de costas para o centro.
Mais abaixo, uma outra foto também muito antiga, porém com a estação já sem linhas na sua margem. Reparem em primeiro plano que dá para ver parte de uma linha, que estaria já no seu local atual.
Nas duas fotos não consegui perceber o tal desvio para trás da casa.
Será que esse desvio, caso tenha existido, não foi uma forma de não interferir no tráfego da E.F.C.B. depois que o tráfego por ali começou a aumentar?
Nesse caso, a estação teria linha dos 2 lados?
Quando comparei as imagens de 1928 com a sua indicação e do Google, ficou claro para mim.
Dado e Amaral: Abaixo vou colocar 2 fotos em momentos diferentes da estação. Uma mais antiga com linhas margeando a estação e outra já sem as linhas e teoricamente mais nova ou menos antiga

Vejam abaixo a foto de 2 linhas em bitola larga e sendo assim, da E.F.C.B. margeando a estação. Mais ao fundo, está provavelmente a estação original de São Cristovão e pela distância, o local parece ser onde hoje há umas ruínas de plataforma.
Vejam que não há mais linhas a direita aparentemente. Se for isso mesmo, a foto é tão antiga que as linhas do centro eram duplas apenas. Isso ainda foi na década de 80 do século XIX.
Onde eram essas linhas, atualmente é a linha do metrô, provando que houve alteração no traçado das mesmas.
O Dado questionou que o mais óbvio seria a estação da quinta estar do lado direito (sentido subúrbio), mas depois fiquei pensando o seguinte:
Na época a quinta era dos dois lados, apesar do palácio estar do lado direito e talvez já houvesse a previsão de ampliação das linhas.
O fotógrafo está de costas para o centro.
Mais abaixo, uma outra foto também muito antiga, porém com a estação já sem linhas na sua margem. Reparem em primeiro plano que dá para ver parte de uma linha, que estaria já no seu local atual.
Nas duas fotos não consegui perceber o tal desvio para trás da casa.
Será que esse desvio, caso tenha existido, não foi uma forma de não interferir no tráfego da E.F.C.B. depois que o tráfego por ali começou a aumentar?
Nesse caso, a estação teria linha dos 2 lados?

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Re: Linha do centro
Essa estação da Quinta é uma incógnita. Eu pensei agora em outra coisa: será que alguma dessas fotos (de repente a primeira) não estaria invertida, quer dizer, espelhada ?
Mudando de assunto, encontrei esta tabela de horários da EFCB Linha do Centro em 1909. Saiu na Revista "O Cicerone", uma verdadeira preciosidade, espécie de Guia das Estradas de Ferro da Época.
Vejam as imagens abaixo e prestem atenção nos nomes de estações, tem dados que eu não sabia: Ah, tô de volta ao fórum com tudo ! ! !
Aguardem ... muitas novidades virão esta semana !

Mudando de assunto, encontrei esta tabela de horários da EFCB Linha do Centro em 1909. Saiu na Revista "O Cicerone", uma verdadeira preciosidade, espécie de Guia das Estradas de Ferro da Época.
Vejam as imagens abaixo e prestem atenção nos nomes de estações, tem dados que eu não sabia: Ah, tô de volta ao fórum com tudo ! ! !
Aguardem ... muitas novidades virão esta semana !

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Re: Linha do centro
Dado.
Eu não tinha pensado na questão do espelhamento da foto, mas uma vez espelhada, a curva ao fundo seria para a esquerda e a princípio,isso não faria sentido, seja qual fosse a direção.
Em relação a grade de estações em 1909, deveria realmente ser um trem especial, pois algumas estações já existentes na época não são citadas.
Acho que o trem ia pelas linhas 3 e 4 até Deodoro pelo menos, pois nessa época Engenho Novo tinha 2 plataformas.
Vc se lembra quando postei a foto depois de ter discutido isso?
Piedade até pouco tempo tinha 2 plataformas também.
Acho que é isso!
Repare que eram 05:42h de viagem da Central para Entre-Rios, que é Três Rios.
Eu não tinha pensado na questão do espelhamento da foto, mas uma vez espelhada, a curva ao fundo seria para a esquerda e a princípio,isso não faria sentido, seja qual fosse a direção.
Em relação a grade de estações em 1909, deveria realmente ser um trem especial, pois algumas estações já existentes na época não são citadas.
Acho que o trem ia pelas linhas 3 e 4 até Deodoro pelo menos, pois nessa época Engenho Novo tinha 2 plataformas.
Vc se lembra quando postei a foto depois de ter discutido isso?
Piedade até pouco tempo tinha 2 plataformas também.
Acho que é isso!
Repare que eram 05:42h de viagem da Central para Entre-Rios, que é Três Rios.

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Re: Linha do centro
Eu fui fotografo anos atras e a unica maneira de espelhar uma foto em maquina analogica, principalmente no fim do seculo XIX, é na ampliação qnd colocava o negativo invertido no projetor, mas para época isso era considerado um erro grosseiro entre os fotografos, não creio q esteja invertida.
Se alguém tiver ela em alta resolução do lado direito da imagem antes da plataforma tem uma placa ao lado da arvore... é uma forma de ver se estava espelhada ou não é pelas letras
Se alguém tiver ela em alta resolução do lado direito da imagem antes da plataforma tem uma placa ao lado da arvore... é uma forma de ver se estava espelhada ou não é pelas letras