Somente agora respondendo, mas já perdi a conta de quantas vezes vi essa verdadeira janela para o tempo. Nada mais nada menos que 84 anos atrás.
Eu custei um pouco a entender, pois vc numerou o mosaico de área parcial com 1 e 2, mas a que aparece primeiro é a 2, mas tudo bem

Bom, é interessante essa questão da resolução, pois ao vivo a foto é bem mais nítida. Quando eu estive lá, tentei negociar o parcelamento da área de cada folha e cheguei a mandar um manual para a direção do AG, mas eles responderam que iriam cobrar por clique e aí eu declinei.
De qualquer forma, vendo a foto postada, fica nítida a ferrovia, mas no ponto do cruzamento com a E.F.Norte, o ramal de Maria Angú parece sumir para aparecer do outro lado.
Interessante também ter dirimido o ponto exato de onde passavam os bondes, pois existe uma foto do largo no início desse tópico que aparece a Rio D'ouro e essa linha e pela distância entre ambas na foto e comparando com a convergência da foto aérea, dá para estimar onde foi batida.
Para mim, fica mais notório que a parada da Penha não era algo que parecesse uma estação.
Irei aguardar a continuação da folha sobre a qual você se referiu. Você mencionou a continuação do largo, mas existe outra folha com continuação para Maria Angu?
Por falar em largo, realmente parecia de terra batida. Havia a diferença de ângulo da convergência das ruas, mas parece que não havia ainda urbanização do largo naquele ponto, havendo somente já junto à igreja.
Sei que colocar a legenda dá trabalho e por isso não vou dizer que estou ansioso para ver as outras fotos

Talvez o amigo agora saiba que a minha atitude em colocar legendas e ter tanto cuidado com isso não era exagero e sim cumprimento total do que foi exigido pelo AG.

Sobre a casinha perto da estação, parece que o Rodrigo tem razão. Não estou nem levando em consideração a questão do morro e sim da proximidade da casa com a estação da foto em preto e branco, que mesmo estando em perspectiva, dá para perceber que está mais perto que na foto aérea, devendo ser outro local, no caso Penha Circular.
Me lembro bem quando o Rodrigo e Amaral bateram bastante nessa tecla.
Mais uma vez parabéns por nos proporcionar esse momento indelével.