Não dá para não comentar esta reportagem da
Última Hora.
Convenhamos que em 1951 os subúrbios eram atendidos por 04 linhas diferentes ao mesmo tempo, a saber:
Ramal Deodoro (incluindo os Santa Cruz e Japeri), Linha Auxiliar, Rio D'Ouro e Saracuruna. O problema é que tanto da gare D. Pedro II e Barão de Mauá até o centro/zona sul os bondes não davam vazão e nem os ônibus. Não se trata de elitizar o transporte para a zona sul, mas, dar condição dos trabalhadores de baixa renda terem um transporte rápido, seguro para estes locais de trabalho. Agora, se os moradores da zona sul também tirariam proveito deles eu pergunto qual o problema? Seria ótimo pois assim não se teria um transporte pendular que enche pela manhã quando vai e à noite quando volta, certo?
Resta saber qual o interesse deste conflito todo, já naquela época já estavam minando o setor metroviário, classificando-o cono elitista, só no Brasil de 51, 61, 71, 81, 91, 2001, 2011,....................
