Dado. Vou ratificar aqui o que conversei com você sobre esse assunto para que os outros foristas tenham acesso.
Esse guia inseriu a parada Henrique Scheid em frente à rua homônima e a parada José dos Reis em frente também à rua homônima, mas quando a estação José dos Reis foi inaugurada, essa rua, fora a Estrada de Santa Cruz (Suburbana) era a única importante por ali e a José dos Reis mal chegava a Estrada e muito menos cruzava com ela. Isso foi ocorrer anos depois.
A Rua Henrique Scheid não existia e isso justifica que a parada José dos Reis fosse nomeada assim, pois era a rua de referência mais próxima.
Mesmo na aerofotogrametria de 1928, a Rua Henrique Scheid não existia. Só um caminho.
A inauguração dessa rua deve ter determinado a demolição de José dos Reis, pois essa ficava bem no meio das esquinas direita e esquerda dessa rua com a Estrada de Santa Cruz.
Por quê estou falando isso? Para justificar que as estações podem ter sido colocadas ali por falta de informações, já naquela época.
Até agora não temos documento que uma parada São Francisco existia em frente ao cemitério homônimo, mas temos documentos mostrando que essa estação ficava de fato, depois de Benfica/Alegria e no ramal de São Francisco, que na minha opinião passou a se chamar Ana Néri, pela precoce desativação de São Francisco (da Rio D'ouro).
Existe um único documento que cita uma parada de Henrique Scheid, mas depois de Pilares. Perfeitamente aceitável, já que não existindo a rua e o Henrique Scheid, sendo um funcionário da ferrovia, esse nome poderia ser dado em qualquer lugar, sendo da ferrovia ou não.
E agora, foristas amigos. "Como dormir com um barulho desses?"
DadoDJ escreveu:Adenilson, ainda sobre São Francisco, eu estava pensando o seguinte:
1) Não havia alguma quilometragem referente a esta parada São Francisco, para nós termos estimado sua relativa posição na linha tronco, logo após a estação do Caju ? Acho que algum documento fala sobre esta distância e posição ...
2) Caso esta parada seja mesmo na linha do ramal D.Anna Nery, volto a pensar sobre o mapa do Guia Briguiet ... eu desconfiava há algum tempo que ele teria sido manipulado, mas prefiro não acreditar nesta hipótese e pensar que sim, ele estaria correto, apesar de algumas discrepâncias, principalmente em relação à existência simultânea de algumas estações e paradas ...