Esta semana tivemos agradáveis surpresas, que surgiram no caminho das obras do corredor expresso TransCarioca. Primeiro surgiram trilhos de bonde em Vaz Lobo, publicados no Jornal Extra e também fotografados pela amiga Marcia Almeida, do Facebook. E na última terça-feira, a relevação supreendente, dica dada pelo amigo Adriano Santana, também via Facebook: dormentes e outros vestígios do ramal da Penha da EF Rio d'Ouro estariam sendo descobertos e desenterrados em trechos da Av.Vicente de Carvalho.
Como se sabe, este ramal, que funcionou de 1890 até os anos 1920/1930 servia primeiramente para transporte de material das obras de abastecimento de água, das adutoras de Mantiquira e Xerém. Depois passou a transportar cargas que eram embarcadas ou desembarcadas no Porto de Maria Angu, e nos meses de outubro a ferrovia superlotava de romeiros, que seguiam em direção do Santuário da Penha. O transporte se dava a partir da estação inicial (Francisco Sá ou Caju dependendo da época), com os trens entrando no ramal da Penha, a partir da estação Vicente de Carvalho. A partir do Porto de Maria Angu, chegavam romeiros transportados pelas barcas da Cia Cantareira, vindo do centro da cidade e até da Urca ! E ao chegar ao porto, eram transportados em carroças ou também nos trens da EF Rio d'Ouro.
A EF Leopoldina também tinha trens especiais, que transportavam os fiéis até a sua estação da Penha.
Pois bem, hoje partimos rumo a descobrir vestígios da ferrovia através de uma caminhada pelas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, por onde os trilhos do ramal passavam. Apesar de no dia anterior algumas pessoas terem passado pelo local e não terem localizado nada, fomos confiantes e fomos recompensados ! As obras estão revelando dormentes e pinos de fixação de trilhos, soterrados por mais ou menos 50cm de pavimentação ! Vejam abaixo algumas imagens:












Mais imagens nos links abaixo:
http://trilhosdorio.blogspot.com.br/201 ... pecas.html
https://plus.google.com/photos/11255772 ... PrbvZfw0wE
