Antes de postar os registros que pude fazer sobre esta caminhada, cabe uma "pequena" (?) explicação: há alguns meses, participo de uma parceria com o Fabio Torres, um fã ferroviário e Guia de Turismo, que conheci no primeiro encontro da comunidade "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS" do Orkut. Curiosamente, só nós dois fomos ao encontro, marcado para o Amarelinho da Cinelândia. Isso foi em 2009. Do meio deste ano pra cá estamos tocando o projeto Turismobile (por enquanto apenas com o blog http://turismobile.blogspot.com), onde misturamos turismo, Rio de Janeiro fora do lugar comum e ferrovias. Certa vez postei uma matéria no blog sobre a Ferrovia Imperial (EF Mauá) e ficou no nosso pensamento porque não percorrer o trecho com um grupo, como nós fazemos com o nosso querido grupo de foristas, para mostrar o potencial turístico e histórico, com a intenção também de chamar a atenção para o abandono da ferrovia e de toda a região. Pois bem, montamos o seguinte atrativo para turistas, entusiastas por história e curiosos:
1-Van para conduzi-los até Guia de Pacobaíba
2-Serviço de Guia de Turismo, para percorrer determinado trecho da antiga ferrovia, contando a história e locais de interesse ou curiosos
3-Van para nos transportar de volta ou Van para nos transportar para algum lugar onde poderíamos fazer uma refeição, descansar e retornar ao ponto de partida.
Então, o projeto está tomando forma: um conhecido do Fabio tem um sítio em Suruí, a menos de dois quilômetros do Rio Inhomirim, onde pode ser oferecido aos visitantes almoço, piscina, campo de futebol, sala de jogos, TV, redes para descanso e pequenos apartamentos para relaxar. Eu ainda não tenho a carteira de Guia de Turismo, cheguei a iniciar as aulas no começo de 2011, mas o dinheiro acabou (estava desempregado) e aceitei retornar à "Peste-shop". Se tudo der certo, em breve poderemos estar organizando roteiros deste tipo para todos aqui também, com abatimento no preço final, é lógico !

Então, em 2012, quero fazer o curso, tirar minha carteira de Guia e abandonar a Pet-Shop, apesar de adorar o pessoal de lá. O negócio é que lá eu não tenho oportunidade de crescimento e me ocupa o dia inteiro, 6 vezes por semana. O único dia que me sobra, tenho que optar entre ficar com minha "noiva quase esposa" e família, a galera dos fóruns (estou morrendo de saudades de vocês !), e fazer algo para mim mesmo. Pois bem, em 2012, tudo vai ser diferente ! Só não pode o mundo acabar ...

Concluindo: minha mãe tinha me dito que haveria uma festa da empresa onde ela trabalha em um sítio em Suruí, no domingo dia 27. Olhei no mapa e ficava relativamente próximo da EF Mauá. Só que ela não havia confirmado se iria ou não, e assim fiquei inseguro em convidar o pessoal daqui e do TGVBR para uma expedição pois haveria a possibilidade de eu não ir. A minha mãe tinha a escolha de ir a Seropédica, para uma festa de uma sobrinha, e como minha "noiva quase esposa" não tem muita simpatia pelo pessoal de lá, me "liberou" caso eu quisesse ir a Suruí. Mas dependia da minha mãe ... até que ... no sábado ficou chovendo e minha mãe desistiu de ir a Magé !

Acordei cedo no domingo e vi que não estava chovendo (pelo menos aqui onde eu estava, passei a semana no Leblon e não em Belford Roxo). Decidi que iria sozinho à Guia de Pacobaíba ! Peguei o ônibus no Leblon às 6:40 e cheguei à Central do Brasil às 7:25. Mesmo sendo cedo, me deu um estalo e ... decidi ligar pro Fabio. Como ele queria muito percorrer o trecho para saber se era viável turisticamente falando, ele topou ir comigo. Só que começou a chover ... e com certa força. Mesmo assim fomos à caminhada, e fiz algumas fotos, que explicarei abaixo.
Obs.: apesar de ter ido e ter investigado alguns dados que precisava confirmar, fiquei triste por algumas coisas que vi e aconteceram pelo caminho, assim como fiquei triste em não ter convidado alguém aqui do fórum para nos acompanhar. O chato é que tudo foi pensado em cima da hora, mas graças a Deus não tivemos grandes problemas, apenas muitos problemas.

Gostaria que me perdoassem por não ter feito o convite. Quero o quanto antes estar junto de todos, em uma caminhada ferroviária. E esse dia vai acontecer antes do que imaginamos, pode crer !

Vamos ao trajeto: