A T´Trans entregou o primeiro trem revitalizado à SuperVia, no mês passado. O TUE faz parte do contrato de fornecimento, instalação do sistema de ar-condicionado e revitalização de 30 trens (17 da série 700 e 13 da série 900) da concessionária carioca.
A empresa está fazendo a reforma parcial dos carros, sem intervenção nos equipamentos existentes dos trens. Foram retirados os ventiladores antigos, o motor-alternador e seus controles, e instalados dois novos equipamentos de ar-condicionado em cada carro, com dutos de distribuição de ar interna e conversores estáticos (CVS) no sob-estrado.
Os trens ficaram de cara nova. As máscaras foram revitalizadas, com parabrisa panorâmico e interior restaurado, com pintura dos painéis e bancos, troca de tapetes, pega-mão, luminárias e janelas com policarbonato fumê. O trabalho está sendo desenvolvido na unidade da empresa em Três Rios (RJ).
O primeiro trem foi recebido pela T´Trans em maio deste ano e ficou pronto após seis meses. Serão entregues dois TUEs por mês até fevereiro de 2013.




Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=14738
__________________
Agora dá para entender, dentre outras coisas, a escolha por um equipamento de AC aparentemente menos eficiente(digo isso pq apesar de sua semelhança com um AC de ônibus não sabemos se ele será mais ou menos eficiente que o visto naturalmente nas outras unidades), e o que foi feito nele. Agora é esperar pelos 900 que passarão por lá, e o restante dos 700.
[Sobre os 900, uma unidade já foi pra lá]