Dados, documentos e informações sobre o trecho
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Dados, documentos e informações sobre o trecho
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre o trecho da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil
Obs: informações específicas sobre determinada estação, parada ou obra de arte deverá ser postada em tópico correspondente.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Foto extraída do site FOI UM RIO QUE PASSOU mostrando a passagem de nível no pátio inferior da estação de Magno.
Repare que segundo o que está escrito no sinal, havia apenas 2 linhas.
O Viaduto Negrão de Lima foi construído em 1956 (informação a verificar) e portanto, a foto é anterior a esse ano, mas acredito que já nos anos 50.
Peço aos especialistas de plantão, que confirmem o local, mas pelo que conheço da região, parece indicar que sim.
Obs 1: Para os mais novos, saliento que a estação de Magno teve o seu nome alterado para Mercadão de Madureira.
Obs 2: Parece haver na rede aérea o sistema de cruzamentos de cabos de trens e bondes, forma indagada pelo Tchê.
Repare que segundo o que está escrito no sinal, havia apenas 2 linhas.
O Viaduto Negrão de Lima foi construído em 1956 (informação a verificar) e portanto, a foto é anterior a esse ano, mas acredito que já nos anos 50.
Peço aos especialistas de plantão, que confirmem o local, mas pelo que conheço da região, parece indicar que sim.
Obs 1: Para os mais novos, saliento que a estação de Magno teve o seu nome alterado para Mercadão de Madureira.
Obs 2: Parece haver na rede aérea o sistema de cruzamentos de cabos de trens e bondes, forma indagada pelo Tchê.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Olá pessoal... Não é muito fácil identificar. Dá para ver que o cabo de alimentação da linha de bonde vira para a esquerda e não cruza com a ferrovia. Não dá também para notar se as 2 linhas eram eletrificadas. Parece, não tenho certeza, que se trata de Pilares, Magno, ou Inhaúma.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Continuando, os bondes não cruzavam a linha férrea em Madureira e Magno. Os bondes que vinham da Penha ou Irajá faziam um retorno no largo de Magno junto ao mercadão de Madureira e voltavam para a Penha pela E. Romero. Do outro lado, em Madureira, os bondes vindos de Cascadura pela Carvalho de Souza, iam até a E. Romero, e voltavam para Cascadura pela Carolina Machado, e portanto não cruzavam a ferrovia naquele ponto. Reparem que na primeira foto, ao fundo, estavam de pé os pilares do Viaduto Negrão de Lima, e na foto menor, não existia passagem de nível ao lado do Mercadão. Abraços...
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Continuando o tópico anterior, nesta foto de 1965 os bondes já estavam extintos, e o local em que eles retornavam a Irajá é o largo de Mago, que aparece atrás do fusca que desce o viaduto. A Edgar Romero está à direita da foto, fazendo esquina com a Conselheiro Galvão que está de frente.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Interessante. Quando eu vi a foto da décadada de 50 que eu tinha postado, achei que a direção era de Vaz Lobo, mas acompanhando as outras fotos, parece que o ângulo era voltado para a estação de Madureira da E.F.C.B.
Sobre a foto de 1961, eu já possuia em meu arquivos.
Em relação aos bondes, tudo indica que você tenha razão, ou seja, não havia cruzamento de bondes e trens ali, mas postei a foto principalmente pelo dado histórico.
Independentemente disso, eu consegui achar um cruzamento de bondes e trens elétricos e postei lá no tópico do Capão do Bispo e você poderá ver.
Sobre a foto de 1961, eu já possuia em meu arquivos.
Em relação aos bondes, tudo indica que você tenha razão, ou seja, não havia cruzamento de bondes e trens ali, mas postei a foto principalmente pelo dado histórico.
Independentemente disso, eu consegui achar um cruzamento de bondes e trens elétricos e postei lá no tópico do Capão do Bispo e você poderá ver.

tche escreveu:Continuando o tópico anterior, nesta foto de 1965 os bondes já estavam extintos, e o local em que eles retornavam a Irajá é o largo de Mago, que aparece atrás do fusca que desce o viaduto. A Edgar Romero está à direita da foto, fazendo esquina com a Conselheiro Galvão que está de frente.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
TRECHO DA LINHA AUXILIAR ENTRE HERÉDIA DE SÁ E VIEIRA FAZENDA (Ao fundo).
Segue abaixo uma foto tirada da Ponte do Rio Jacaré na localidade conhecida até aquela época, como Praia Pequena.
A foto mostra ao fundo a linha auxiliar entre as estações de Herédia de Sá e Vieira Fazenda, sendo esta última fora do enquadramento à direita.
Depois vou comparar essa foto com umas aerofotogrametrias que tenho para confirmar se Herédia de Sá estaria realmente fora do enquadramento, desta vez, à esquerda, e o quanto está.
Segue abaixo uma foto tirada da Ponte do Rio Jacaré na localidade conhecida até aquela época, como Praia Pequena.
A foto mostra ao fundo a linha auxiliar entre as estações de Herédia de Sá e Vieira Fazenda, sendo esta última fora do enquadramento à direita.
Depois vou comparar essa foto com umas aerofotogrametrias que tenho para confirmar se Herédia de Sá estaria realmente fora do enquadramento, desta vez, à esquerda, e o quanto está.
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