Parada Bemfica
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Re: Parada Bemfica
Fotos do viaduto do ramal de Arará, sobre a Rua Carlos Seidl, no bairro do Caju.
Fotos feitas em 2010.
Em relação ao tópico, que é sobre a Parada Bemfica, acho que poderíamos criar um específico sobre o ramal militar ... mas por enquanto "vamos que vamos" por aqui mesmo ...
Fotos feitas em 2010.
Em relação ao tópico, que é sobre a Parada Bemfica, acho que poderíamos criar um específico sobre o ramal militar ... mas por enquanto "vamos que vamos" por aqui mesmo ...
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Re: Parada Bemfica
Já vi que esse assunto vai dar pano para manga
Melekh. É bom salientar que dos mapas postados por você, o penúltimo onde mostra o círculo da estação Benfica, refere-se à estação da E.F.Rio D'ouro localizada próxima a Rua Pref. Olimpio de Melo.
A parada Benfica, objeto desse tópico ficava a esquerda fora do círculo onde há um desvio para a E.F.Norte. A parada Bemfica, da E.F.Norte ficava no exato ponto do cruzamento das E.F.Rio D'ouro e E.F.Norte e não está indicada nesse mapa.
Para evitar confusões, convencionamos escrever Bemfica (com "m") em referência à parada da E.F.Norte e Benfica (com "n") em relação à estação da Rio D'ouro, a qual também escrevemos Benfica/Alegria, apesar do mapa postado por você mostrar a estação da Rio D'ouro escrita com "m".
Dado e Melekh. É estranho, pois no viaduto do Arará existem 3 arcos naquele ponto, estando de costas para Del Castilho, o que está mais a direita, parece ser o que possuia o ramal militar, mas o mapa postado por você (Dado) indica um ramal se afastando da linha tronco até cruzar com a Suburbana em quase 90º. Esse ângulo justificaria até o arco do lado direito (costas para D.Castilho) com a linha, mas a pergunta do Melekh foi em relação ao arco esquerdo.
Passa a impressão que em algum momento existia um pátio maior ali e não somente um ramal ou uma previsão para a passagem de outra linha, ou até o que é mais provável que o arco do lado esquerdo (mais estreito) não passasse sobre linha ferroviária.
Agora, o que você falou dá pano para manga. Imaginar que em 1939 os engenheiros tinham a noção que ali seria construído um viaduto mais de 25 anos depois, nos faz pensar em 2 vertentes.
1) O projeto do viaduto atrasou muito.
2) O arco central do viaduto da ferrovia tinha o objetivo de passar sobre outra rua ou avenida a ser aberta paralela à linha e os engenheiros, construtores do viaduto de Benfica, tiveram que "improvisar" um caminho para ser centralizado nesse vão central do viaduto ferroviário de Arará.
Melekh. É bom salientar que dos mapas postados por você, o penúltimo onde mostra o círculo da estação Benfica, refere-se à estação da E.F.Rio D'ouro localizada próxima a Rua Pref. Olimpio de Melo.
A parada Benfica, objeto desse tópico ficava a esquerda fora do círculo onde há um desvio para a E.F.Norte. A parada Bemfica, da E.F.Norte ficava no exato ponto do cruzamento das E.F.Rio D'ouro e E.F.Norte e não está indicada nesse mapa.
Para evitar confusões, convencionamos escrever Bemfica (com "m") em referência à parada da E.F.Norte e Benfica (com "n") em relação à estação da Rio D'ouro, a qual também escrevemos Benfica/Alegria, apesar do mapa postado por você mostrar a estação da Rio D'ouro escrita com "m".
Dado e Melekh. É estranho, pois no viaduto do Arará existem 3 arcos naquele ponto, estando de costas para Del Castilho, o que está mais a direita, parece ser o que possuia o ramal militar, mas o mapa postado por você (Dado) indica um ramal se afastando da linha tronco até cruzar com a Suburbana em quase 90º. Esse ângulo justificaria até o arco do lado direito (costas para D.Castilho) com a linha, mas a pergunta do Melekh foi em relação ao arco esquerdo.
Passa a impressão que em algum momento existia um pátio maior ali e não somente um ramal ou uma previsão para a passagem de outra linha, ou até o que é mais provável que o arco do lado esquerdo (mais estreito) não passasse sobre linha ferroviária.
Agora, o que você falou dá pano para manga. Imaginar que em 1939 os engenheiros tinham a noção que ali seria construído um viaduto mais de 25 anos depois, nos faz pensar em 2 vertentes.
1) O projeto do viaduto atrasou muito.
2) O arco central do viaduto da ferrovia tinha o objetivo de passar sobre outra rua ou avenida a ser aberta paralela à linha e os engenheiros, construtores do viaduto de Benfica, tiveram que "improvisar" um caminho para ser centralizado nesse vão central do viaduto ferroviário de Arará.
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Re: Parada Bemfica
Pessoal, vejam que foto maravilhosa postada ontem no Facebbok pelo Hugo Caramuru ! Mostra a construção do Viaduto de Benfica ...
Mas ... vejam no detalhe ! A cabine, a mesma cabine da imagem postada pelo Adenilson há algum tempo ! Comparem !
Parece mesmo a mesma construção, só a paisagem que mudou completamente ...
Mas ... vejam no detalhe ! A cabine, a mesma cabine da imagem postada pelo Adenilson há algum tempo ! Comparem !
Parece mesmo a mesma construção, só a paisagem que mudou completamente ...
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Re: Parada Bemfica
Essa cabine realmente foi épica. Quanta mudança no urbanismo da região, ela "testemunhou", inclusive a interseção de ferrovias uns 50 anos antes dessa foto.
Com a posição da cabine em comparação ao viaduto, vimos o quanto esse teve que ser desviado em relação ao eixo da Dom Helder Câmara para que pudesse haver comprimento suficiente para a construção de uma rampa suave, além da questão envolvendo o talude do ramal de Arará.
Por falar em ramal de Arará, tentei ampliar a foto para ver se dirimia aquele velho mistério envolvendo a estação de Herádia de Sá, ou seja, se houve uma estação "mais moderna", depois que foi construído o ramal de Arará e que a linha auxiliar foi retilinizada naquele ponto, mas não consegui ver nada.
Com a posição da cabine em comparação ao viaduto, vimos o quanto esse teve que ser desviado em relação ao eixo da Dom Helder Câmara para que pudesse haver comprimento suficiente para a construção de uma rampa suave, além da questão envolvendo o talude do ramal de Arará.
Por falar em ramal de Arará, tentei ampliar a foto para ver se dirimia aquele velho mistério envolvendo a estação de Herádia de Sá, ou seja, se houve uma estação "mais moderna", depois que foi construído o ramal de Arará e que a linha auxiliar foi retilinizada naquele ponto, mas não consegui ver nada.
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Re: Parada Bemfica
Segue abaixo uma imagem do site do AGCRJ, mostrando o viaduto de Benfica em construção.
Chama a atenção a quantidade de linhas que Triagem, em primeiro plano e quase não aparecendo, possuía nesta época. Tudo isso foi removido nas décadas de 1990/2000.
À esquerda, as linhas da Linha Auxiliar, e após o viaduto de Benfica em construção, a linha do ramal de Arará.
O ano da foto não foi informado ...
Chama a atenção a quantidade de linhas que Triagem, em primeiro plano e quase não aparecendo, possuía nesta época. Tudo isso foi removido nas décadas de 1990/2000.
À esquerda, as linhas da Linha Auxiliar, e após o viaduto de Benfica em construção, a linha do ramal de Arará.
O ano da foto não foi informado ...
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Re: Parada Bemfica
Ola pessoal... Triagem era um importante entroncamento e não sobrou quase nada. Após as "obras do P.A.C as coisas pioraram, pois mais linhas foram arrancadas. Restaram apenas duas linhas após Triagem, ambas de 1,60 m, pois não existem mais linhas com bitola métrica no município de Rio de Janeiro.
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Re: Parada Bemfica
O que mais assombra nas fotos é que a região de Benfica/Arará era totalmente desprovida de favelas nos anos 60, ao contrário do inferno que se tornou a região atualmente. A população quase triplicou nesse período e inversamente proporcional foi a diminuição do transporte sobre trilhos na região. A impressão que tenho é que o Estado chegou ao mínimo dos mínimos em termos de transporte de massa, obviamente atendendo a interesses espúrios e inconfessáveis.
- DadoDJ
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Re: Parada Bemfica
Abaixo posto uma página (165) do Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas, do ano de 1910, falando não sobre a EF do Norte, mas sobre uma linha de acesso da EF do Norte para a linha original da EF Rio d'Ouro, em direção ao Caju. Apesar de postar esta informação no tópico referente à Parada Bemfica, e esta não mais existir nesta época, o fiz pela proximidade com o local onde ela se situava, próximo ao cruzamento das ferrovias. Isso abre algumas constatações:
1-Como se sabe a EF Leopoldina adquiriu a concessão da linha da EF Rio d'Ouro em direção ao Caju. Mas elas ainda operaram em conjunto por algum tempo por este trecho, visto que até a década de 1920 a Rio d'Ouro ainda operava no trecho;
2-Existiu dessa maneira um triângulo entre a EF Rio d'Ouro e a EF do Norte;
Vamos debater sobre isso ...
1-Como se sabe a EF Leopoldina adquiriu a concessão da linha da EF Rio d'Ouro em direção ao Caju. Mas elas ainda operaram em conjunto por algum tempo por este trecho, visto que até a década de 1920 a Rio d'Ouro ainda operava no trecho;
2-Existiu dessa maneira um triângulo entre a EF Rio d'Ouro e a EF do Norte;
Vamos debater sobre isso ...
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- DadoDJ
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Re: Parada Bemfica
Mais informações relevantes sobre o trecho em Bemfica, além de outros dados:
Também no ano de 1910
Também no ano de 1910
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Re: Parada Bemfica
Então, conforme consta no grande parágrafo do centro desta última imagem:
"Foi cortada a ligação antiga perto da rua D. Anna Nery e estabelecida circulação pela nova linha, em fins de dezembro;..."
O "Ramal Anna Nery" da Rio d'Ouro servia para acesso dos trens à linha da Leopoldina até 1910. Portanto o ramal era ligado às linhas da Leopoldina ali próximo ao cruzamento da Ana Neri com Visconde de Niterói como eu havia suposto algum tempo atrás.
"Foi cortada a ligação antiga perto da rua D. Anna Nery e estabelecida circulação pela nova linha, em fins de dezembro;..."
O "Ramal Anna Nery" da Rio d'Ouro servia para acesso dos trens à linha da Leopoldina até 1910. Portanto o ramal era ligado às linhas da Leopoldina ali próximo ao cruzamento da Ana Neri com Visconde de Niterói como eu havia suposto algum tempo atrás.