Trecho percorrido: Alto da Serra - Centro de Petrópolis (de carro) / Centro - Nogueira (a pé)
Distância a pé: 13,7kms
Participantes:
♦ DadoDJ
♦ Luis Eduardo
♦ Cleiton Pieruccini
♦ Carlos Souza
♦ Carlos Assis
Descrição da expedição:
(Por DadoDJ)
Neste dia fui dormir muito tarde e dormi pouco mais de 1h, preocupado com o horário. Saí cedo demais e cheguei à Central do Brasil às 6:25 ! A previsão era a partir das 7:00. Devido a implosão do Lanificio Alto da Boa Vista, na Mangueira, o tráfego de trens foi paralisado entre determinado período. Isso causou certa confusão na estação, com pessoas contando boatos de que não haveria trens, que só teria depois de 12:00 ... mas a organização da Supervia foi muito importante, com agentes bloqueando o acesso às bilheterias e orientando os passageiros, tanto nas filas (que já se formavam e ficavam grandes) quanto na gare. Às 7:30 o acesso foi liberado e eu estava sozinho, mas compreendia que talvez fosse pela interrupção do tráfego realmente.
Em Triagem, embarcou o Carlos Assis. O Luis Eduardo me telefonou, dizendo que encontraria conosco em Duque de Caxias, mas devido a problemas de sinal de celular, nos desencontramos, pois quando ele desceu em Caxias o nosso trem passou e não deu tempo de avisa-lo que estávamos próximos pois só recebi a mensagem em cima da hora. O Carlos Souza nos encontraria no Alto da Serra, pois iria de carro. Até o momento éramos 4 membros participantes. Em Saracuruna, recebi uma ligação do Cleiton, que também nos encontraria no Alto da Serra. Enquanto isso, o Luis Eduardo estava preso no trânsito em Duque de Caxias, provavelmente estava acontecendo alguma festividade do dia 25 de agosto, aniversário da cidade (apesar de ser dia 24), fechando ruas e gerando congestionamentos.
Após cerca de 25 minutos chegou o trem com o Luis em Saracuruna. Durante este tempo, mantive contato com o Carlos Souza, que estava vindo à estação para subirmos todos de carro, já que estávamos em número de 4. Passados alguns minutos, chegou o Carlos e subimos todos pela BR-040 de carro, rumo à cidade de Petrópolis.
Após muitíssimas curvas na estrada (que trajeto cansativo !), chegamos ao Alto da Serra, e aguardamos o Cleiton, que estava subindo a Serra da Estrela de ônibus. Com a sua chegada, partimos rumo ao Centro de Petrópolis, onde o Carlos Souza deixou o carro na garagem do supermercado Extra.


De lá começamos nossa caminhada rumo à Nogueira, tentando manter-nos sempre no antigo leito da ferrovia.


Passamos por algumas construções interessantes, umas até que podem ter pertencido à ferrovia, como Armazéns ou alguma espécie de auxílio na sinalização e tráfego, informação a se confirmar

Até que chegamos ao Túnel Quissamã. Estive lá na última vez em 2012, o atravessei mas retornei, descendo posteriormente até a Serra da Estrela. O sentido agora é sempre em frente !

Após o túnel, mas trilhos fincados na calçada onde era o antigo leito:

NEste ponto, não sabemos de qual lado a ferrovia passava:

Neste ponto, o antigo leito foi totalmente ocupado e obstruído por casas, uma espécie de uma comunidade simples. A boca do túnel virou uma garagem, pelo o que parece. Tivemos que descer uma pinguela e contornar o morro, chegando ao local onde fica a outra boca do túnel, junto à chamada "Ponte de ferro", no bairro Itamaraty:


Nós iríamos atravessar a ponte, quando o Cleiton sugeriu que falássemos com os moradores da casa em frente ao túnel. Após ele chamar por alguém, surgiu uma moradora, que nos permitiu o acesso ao túnel, gelaaaaaado !

Foto-social no túnel Itamaraty



Na foto acima, o antigo leito. Atrás deste muro da foto, fica uma grande e desativada fábrica de papel.

Mais algumas centenas de metros, chegamos à estação de Cascatinha, brava resistência ao tempo e ao "progresso rodoviarista"

Na outra face da estação, fizeram uma janela, descaracterizando a construção. Aliás, a janela foi muito mal feita ...

Plataforma da estação

Geral:

Quase em frente a estação, encontra-se as instalações da Companhia Petropolitana, onde, segundo Edson Vander, havia um pequeno desvio que dava acesso à indústria para carregamento de produtos e matéria-prima:

Igreja em Cascatinha, e atrás, a chaminé da Companhia Petropolitana:

Há uma bela praça nos arredores, com Coretos, monumentos, brinquedos para crianças, campos de futebol society, áreas de lazer em geral

Descendo uma pequena ladeira, alcança-se a entrada principal da companhia. Parece que ainda há resquícios de uma linha ferroviária no interior desta companhia, mas na hora que cheguei ao local, uma moça me pediu o celular pra telefonar. Como ela insistiu muito, e havia alguns rapazes em atitude suspeita nas proximidades, resolvi voltar e me afastar. Só consegui fazer as imagens abaixo:


Continuando a caminhada, chegamos a Correas. Neste ponto, a via se divide. Do lado direito era o antigo leito.

Nesta praça ficava a estação Correas

Já estava anoitecendo, mas continuamos rumo a Nogueira. Neste ponto, tirei meus calçados e concluí o restante da caminhada (pouco mais de 1km) descalço !


Até que enfim, chegamos à belíssima estação !



Foto-social dos guerreiros !

Abaixo o link no Flickr com todas as imagens que fiz durante a nossa caminhada pelo trecho Alto da Serra (Centro) - Nogueira, mais imagens e informações serão postadas em breve:
https://www.flickr.com/photos/trilhosdo ... 451082108/
Vamos neste tópico relembrar detalhes, debater e propor idéias e sugestões sobre o trajeto percorrido, reativação da ferrovia etc