Revista Ferroviária (15/09/2014)
A SuperVia, em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti (RJ), realizou um simulado de acidente envolvendo um trem e um ônibus na passagem em nível próxima à estação Pavuna/São João de Meriti, no ramal Belford Roxo. A ação é parte da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível, realizada pela concessionária desde 2012, com o objetivo alertar e conscientizar motoristas e pedestres sobre as normas de circulação em locais cortados pela linha férrea. A ocasião também marcou o treinamento de mais de 400 funcionários de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito da Guarda Municipal de São João de Meriti responsáveis por prestar o atendimento adequado nesse tipo de situação. O simulado teve duração de uma hora e meia e contou ainda com a participação de 40 voluntários.
A atividade envolveu as áreas de Segurança, Via Permanente, Sinalização, Segurança do Tráfego, Segurança do Trabalho da SuperVia. Durante o simulado foram distribuídos ainda 10 mil panfletos educativos para moradores e pedestres da região explicando as regras de trânsito e alertando sobre a importância de respeitar a sinalização.
A passagem em nível da estação Pavuna/São João de Meriti é uma das mais movimentadas do sistema ferroviário por estar situada na região Central do município. Estima-se que, em um período de 12 horas, passam pelo local mais de 50 mil pessoas e 20 mil veículos (caminhões com carga, ônibus, automóveis e motocicletas). Por determinação interna de segurança do tráfego, a circulação dos trens nestes pontos ocorre em velocidade de 30 km/h ao invés dos 80 km/h. A imprudência é o principal motivador de atropelamentos e colisões com veículos, colocando em risco a vida de pedestres, passageiros e funcionários da empresa.
“Segurança é um valor inegociável para SuperVia e precisamos estar sempre atentos para prestar o melhor serviço ao nosso passageiro. A atuação junto aos pedestres e motoristas é fundamental para alertarmos a população sobre a importância de se respeitar o Código de Transito Brasileiro. Se as pessoas seguirem a orientação pare, olhe e escute conseguiremos zerar as estatísticas de acidentes”, explica João Gouveia, diretor de Operações da SuperVia.
A SuperVia opera oito ramais e, em uma extensão de 270 quilômetros, conta com 40 passagens oficiais (sinalizadas com avisos sonoro e visual). No entanto, a concessionária estima que existam até 150 passagens clandestinas ao longo da via. Em um trabalho de monitoramento, são fechadas, em média, quatro por mês, porém ao final do mesmo período, ao menos três destas passagens irregulares são reabertas. Por isso, a SuperVia considera indispensável o isolamento completo da área restrita à circulação de trens. Para mudar esse cenário, a concessionária negocia com os governos Federal e Estadual a implantação do projeto “Segurança da Via”, cujo objetivo é realizar a segregação total da linha férrea, com a construção de muros, passarelas e viadutos. A implantação dessa iniciativa depende do poder público, pois envolve soluções urbanísticas de acessibilidade, desapropriações e programas sociais
SuperVia realiza simulado de acidente em passagem em nível
Tópico para postagem de notícias e matérias sobre a concessionária Supervia
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 5
- Registrado em: 23 Mai 2014, 17:32
Re: SuperVia realiza simulado de acidente em passagem em nível
Mensagem por Charles Popov » 21 Set 2014, 11:21
Nesse caso , já acho que é mais um questão de educação , do que de " segurança ".
Passo por ai direto para pegar o Metrô. e o que vemos são pessoas que não respeitam a sinalização. tanto pedestres , quanto veículos.Sei também que essa passagem de nivel é perto de 2 centros com muita movimentação, o que gera atraso no ramal devido a esse tipo de problema.
Passo por ai direto para pegar o Metrô. e o que vemos são pessoas que não respeitam a sinalização. tanto pedestres , quanto veículos.Sei também que essa passagem de nivel é perto de 2 centros com muita movimentação, o que gera atraso no ramal devido a esse tipo de problema.
Ir para
- Parada Inicial - Assuntos gerais e institucionais
- ↳ Comunicados
- ↳ Sugestões e opiniões
- ↳ Bate-papo, dúvidas e ajuda
- ↳ Agenda Ferroviária
- ↳ Aniversários
- ↳ Sites e Blogs recomendados
- ↳ Notícias e Matérias
- A ONG Trilhos do Rio
- ↳ Documentação da AFTR
- ↳ Mídia Trilhos do Rio
- ↳ Metas e projetos
- ↳ Painel financeiro
- ↳ Site Trilhos do Rio
- Empresas e instituições - Notícias, dados e informações
- ↳ Empresas, companhias e instituições - Rio de Janeiro
- ↳ Supervia
- ↳ Notícias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha Japeri
- ↳ Linha Belford Roxo
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Metrô Rio
- ↳ Notícias e matérias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha 1
- ↳ Documentação e registros diversos
- ↳ CENTRAL Logística
- ↳ Assuntos gerais
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ EF Corcovado
- ↳ Bondes de Santa Teresa
- ↳ Notícias
- ↳ Estações, instalações e mobiliário
- ↳ Material rodante
- ↳ MRS Logística
- ↳ FCA - Ferrovia Centro-Atlântica
- ↳ VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
- ↳ Empresas, companhias e instituições - No Brasil
- ↳ CBTU
- ↳ CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- ↳ Metrô - SP
- ↳ Metrô - MG
- ↳ Metrô - DF
- ↳ Metrô - RS
- ↳ Metrô - BA
- ↳ Metrô - CE
- ↳ Metrô - PR
- ↳ Metrô - PI
- ↳ TAV Brasil
- ↳ ALL - América Latina Logística
- ↳ Vale
- ↳ FTC - Ferrovia Teresa Cristina
- ↳ Transnordestina
- ↳ Trens Turísticos (TT's)
- ↳ Outros Sistemas
- ↳ No Mundo
- Veículos Rigidamente Guiados
- ↳ Teleféricos
- ↳ Monotrilhos
- ↳ NTL - Translohr
- ↳ Aeromóvel
- ↳ MagLev
- ↳ Outros
- Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ Arqueologia Ferroviária
- ↳ Bondes
- ↳ Ferrovias e Estradas de Ferro extintas
- ↳ EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará
- ↳ EF Cantagalo
- ↳ EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)
- ↳ Linha do Centro
- ↳ Trecho D.Pedro II - Anchieta
- ↳ Trecho Olinda - Japeri
- ↳ Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí
- ↳ Trecho Aristides Lobo - Fernandes Pinheiro
- ↳ Ramal de São Paulo
- ↳ Ramal de Angra (Mangaratiba)
- ↳ Ramal de Paracambi
- ↳ Linha Circular da Pavuna
- ↳ Ramal de Jacutinga
- ↳ Outras linhas e ramais
- ↳ E.F. Barra Mansa ao Bananal
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ Ramal Circular de Madureira (Dona Clara)
- ↳ Ramal do Laboratório Pirotécnico do Exército
- ↳ Ramal do Campo dos Afonsos
- ↳ Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
- ↳ EF Leopoldina
- ↳ Ligação Saracuruna - Visconde de Itaboraí
- ↳ EF do Norte
- ↳ Ligação São Bento - Ambaí
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ Trecho General Dutra - Visconde de Itaboraí (Ramal de Niterói)
- ↳ Ramal de Glicério
- ↳ Linha do Carangola
- ↳ EF Barão de Araruama
- ↳ EF Maricá
- ↳ EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)
- ↳ EF Oeste de Minas (posterior Rede Mineira de Viação)
- ↳ EF Rio d'Ouro
- ↳ Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
- ↳ Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
- ↳ Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
- ↳ Ramal da Penha (Maria Angu)
- ↳ Ramal de Xerém e Sub-ramais
- ↳ Ramal de Tinguá
- ↳ Outras linhas ou ramais particulares
- ↳ Dados e Documentos Históricos
- ↳ Material Rodante
- ↳ EF Teresópolis (antiga EF Therezopolis)
- ↳ Outras Linhas e Ramais
- ↳ Instituições Militares
- ↳ Associações Ferroviárias
- ↳ Nostalgia, Histórias e Fatos
- ↳ Curiosidades
- ↳ Material rodante e Peças históricas
- Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações
- ↳ Livros e Revistas
- ↳ Google Earth - Estações e linhas
- ↳ OpenStreetMaps
- ↳ Mapas e Plantas
- ↳ Vídeos e documentários
- ↳ Tíquetes e bilhetes
- ↳ Tabelas de horários
- ↳ Notícias antigas
- ↳ Dados históricos
- ↳ Cartões-postais
- ↳ Contratos de concessão, normas e portarias
- Ferromodelismo, Jogos e Simuladores
- ↳ Maquetes
- ↳ Material rodante
- ↳ Simuladores
- Oficinas Trilhos do Rio - Área técnica
- ↳ Profissões e oportunidades de emprego
- ↳ Projetos
- ↳ Abandonados,cancelados ou não concluídos
- ↳ Ramal da Escola de Agronomia
- ↳ Nossos projetos
- ↳ Outros projetos
- ↳ Biblioteca Técnica
- Acesso restrito
- ↳ Fábrica de Trilhos
- ↳ Estradas de Ferro extintas
- ↳ Índice geral
- ↳ E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil)
- ↳ E.F. Leopoldina
- ↳ E.F. Carangola
- ↳ E.F. Barão de Araruama
- ↳ E.F. Central de Macahé
- ↳ E.F. de Cantagallo
- ↳ E.F. do Norte
- ↳ E.F. Mauá/Príncipe do Grão-Pará
- ↳ E.F. de Campos a São Sebastião
- ↳ E.F. Santo Antonio de Pádua
- ↳ E.F. Campos a São João da Barra (E.F. de Campista)
- ↳ E.F. Santa Maria Madalena
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ E.F. Melhoramentos do Brasil (Linha Auxiliar)
- ↳ E.F. Rio d'Ouro
- ↳ E.F. Therezopolis
- ↳ E.F. Maricá
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ R.M.V. - Rede Mineira de Viação
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ E.F. Santa Isabel do Rio Preto
- ↳ E.F. Alto de Muriaé
- ↳ E.F. do Sumidouro
- ↳ E.F. de Sapucahy
- ↳ Ajuda - Dicas, tutoriais e informações [Em construção]
- ↳ Regras e Normas [Em construção]
- ↳ Mapa do fórum [Em construção]
- ↳ Contatos importantes
- ↳ Comunicados internos
- ↳ Estatísticas e Área Financeira
- ↳ O futuro dos Trilhos do Rio