Dados, documentos e informações sobre o trecho
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Pessoal,
Conforme eu tinha prometido, estou enviando abaixo uma foto da região de Tomás Coelho e uma pequena parte de Engenho do Mato (mais atrás do fotógrafo) no ano de 1929.
Algumas dúvidas pairam no ar. Já perdi a conta de quantas vezes ampliei essa foto e comparei com mapas antigos e a ferrovia e tenho mais dúvidas e perguntas que conclusão.
Abaixo estou mandando a foto com um grande maciço atrás, o qual identifiquei como sendo na direção de Cavalcanti.
Segue a foto sem marcações.
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Abaixo estou mandando a foto com marcações e algumas perguntas para quem conhece melhor a região.
De acordo com as marcações acima, seguem perguntas e comentários.
Pelo caminho que o Rio Timbó fazia, hoje parcialmente coberto, o mesmo "cruzava" com a Rio D'ouro na altura de Engenho da Rainha (mostrarei essa foto depois) e se aproximava da linha auxiliar próxima às ruas que formavam o bairro Engenho do Mato, como a Pereira Pinto e Engenho do Mato.
A direção da foto, eu posso dizer que praticamente descobri. O problema é a distância que foi batida.
Pela lógica, a foto foi batida logo depois da estação Tomás Coelho, sentido Cavalcanti, mas cadê a linha auxiliar? . A mesma deveria estar no lado esquerdo, mas há malto alto e não a vejo.
Será que ela estaria por ali mesmo?
Vejam a seta lilás que aponta para baixo. Seria a linha auxiliar? Mas nessa época, a mesma já tinha sido duplicada. Acho que o leito de ferrovia estaria mais visível.
O que marquei em um oval laranja seria ou é um sinal ferroviário?
O vagonete a esquerda não parece ser ferroviário.
Mais para o centro da foto e chegando a direita, marquei dois caminhos, um com seta azul e outro com seta cinza. Acho que tem grande probabilidade que um deles seja a Rua Silva Valle.
Se proceder então a Estação Engenho do Mato estaria fora da foto quase atrás do fotógrafo para a direita.
Vejam a construção que marquei com um oval verde e com parte do telhado demolido. Parece uma estação, não é?
Mas ali deve ser a Rua Silva Valle e a estação de Engenho do Mato estaria incoerente com a posição dos maciços 1, 2 e 3 que marquei.
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Foto do Google Street View- A foto abaixo parece mostrar um ângulo parecido com o da foto de 1929, sem me responsabilizar com a questão da distância.Vi algo muito parecido quando passei pelo viaduto novo sobre a estação de Tomás Coelho, mas o mesmo ainda não foi atualizado no google.
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Abaixo de acordo com a numeração que coloquei nos maciços 1, 2 e 3 na foto 2 e na minha opinião, marquei com um oval vermelho e seta, o que parece ser a direção da foto de 1929, mas insisto.
Cadê a linha auxiliar?
Em caso de discordância, tudo mudaria.
Agora o "pepino" é com os especialistas da região.
Saliento apenas que para a estação de E.mato aparecer, na minha opinião, o Malta teria que bater a foto pelo menos uns 60º mais para a direita, mostrando quase a totalidade do morro do Juramento.
Conforme eu tinha prometido, estou enviando abaixo uma foto da região de Tomás Coelho e uma pequena parte de Engenho do Mato (mais atrás do fotógrafo) no ano de 1929.
Algumas dúvidas pairam no ar. Já perdi a conta de quantas vezes ampliei essa foto e comparei com mapas antigos e a ferrovia e tenho mais dúvidas e perguntas que conclusão.
Abaixo estou mandando a foto com um grande maciço atrás, o qual identifiquei como sendo na direção de Cavalcanti.
Segue a foto sem marcações.
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Abaixo estou mandando a foto com marcações e algumas perguntas para quem conhece melhor a região.
De acordo com as marcações acima, seguem perguntas e comentários.
Pelo caminho que o Rio Timbó fazia, hoje parcialmente coberto, o mesmo "cruzava" com a Rio D'ouro na altura de Engenho da Rainha (mostrarei essa foto depois) e se aproximava da linha auxiliar próxima às ruas que formavam o bairro Engenho do Mato, como a Pereira Pinto e Engenho do Mato.
A direção da foto, eu posso dizer que praticamente descobri. O problema é a distância que foi batida.
Pela lógica, a foto foi batida logo depois da estação Tomás Coelho, sentido Cavalcanti, mas cadê a linha auxiliar? . A mesma deveria estar no lado esquerdo, mas há malto alto e não a vejo.
Será que ela estaria por ali mesmo?
Vejam a seta lilás que aponta para baixo. Seria a linha auxiliar? Mas nessa época, a mesma já tinha sido duplicada. Acho que o leito de ferrovia estaria mais visível.
O que marquei em um oval laranja seria ou é um sinal ferroviário?
O vagonete a esquerda não parece ser ferroviário.
Mais para o centro da foto e chegando a direita, marquei dois caminhos, um com seta azul e outro com seta cinza. Acho que tem grande probabilidade que um deles seja a Rua Silva Valle.
Se proceder então a Estação Engenho do Mato estaria fora da foto quase atrás do fotógrafo para a direita.
Vejam a construção que marquei com um oval verde e com parte do telhado demolido. Parece uma estação, não é?
Mas ali deve ser a Rua Silva Valle e a estação de Engenho do Mato estaria incoerente com a posição dos maciços 1, 2 e 3 que marquei.
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Foto do Google Street View- A foto abaixo parece mostrar um ângulo parecido com o da foto de 1929, sem me responsabilizar com a questão da distância.Vi algo muito parecido quando passei pelo viaduto novo sobre a estação de Tomás Coelho, mas o mesmo ainda não foi atualizado no google.
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Abaixo de acordo com a numeração que coloquei nos maciços 1, 2 e 3 na foto 2 e na minha opinião, marquei com um oval vermelho e seta, o que parece ser a direção da foto de 1929, mas insisto.
Cadê a linha auxiliar?
Em caso de discordância, tudo mudaria.
Agora o "pepino" é com os especialistas da região.
Saliento apenas que para a estação de E.mato aparecer, na minha opinião, o Malta teria que bater a foto pelo menos uns 60º mais para a direita, mostrando quase a totalidade do morro do Juramento.
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- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
A foto é interessantíssima, Adenilson !
Chato que agora estou meio atarefado, mas estou louco para ver com detalhes esta imagem, aliás, para mim, em um primeiro momento, pareceu claro onde a Linha Auxiliar está passando na imagem, mas preciso ver com mais critério ... seria onde você assinalou com a seta pra baixo mesmo, lilás.
Note que há uma pessoa atravessando a linha, e devido à perspectiva da imagem, para mim o leito me parece largo, entre o mato alto e o barranco onde passa uma via rente ao morro.
Em relação ao sinal ferroviário assinalado, parece algo assim mesmo ... mas você viu o sinal cá no canto, "estilo bandeira" (não sei o nome), na direção do que me parece um vagão danificado ?
Vou tentar ver melhor daqui a pouco, mas não sei se o sono me permitirá matar a curiosidade hoje, mas tentarei.
Chato que agora estou meio atarefado, mas estou louco para ver com detalhes esta imagem, aliás, para mim, em um primeiro momento, pareceu claro onde a Linha Auxiliar está passando na imagem, mas preciso ver com mais critério ... seria onde você assinalou com a seta pra baixo mesmo, lilás.
Note que há uma pessoa atravessando a linha, e devido à perspectiva da imagem, para mim o leito me parece largo, entre o mato alto e o barranco onde passa uma via rente ao morro.
Em relação ao sinal ferroviário assinalado, parece algo assim mesmo ... mas você viu o sinal cá no canto, "estilo bandeira" (não sei o nome), na direção do que me parece um vagão danificado ?
Vou tentar ver melhor daqui a pouco, mas não sei se o sono me permitirá matar a curiosidade hoje, mas tentarei.
- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Parada Retiro Saudoso ?
Provavelmente era uma parada sem nada construído, só um ponto de embarque e desembarque ...
Provavelmente era uma parada sem nada construído, só um ponto de embarque e desembarque ...
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Dado.
Não vi referência sobre uma parada e sim sobre o local. Imagino que o trecho citado fosse entre a Ponta do Caju e a parada da Rua Bella.
Entendi que o "faz parada" do texto refere-se a uma forma cultural da época de dizer que a ferrovia passava por ali.
O texto está estranho, pois a estrada não faz paradas e sim o trem.
Não vi referência sobre uma parada e sim sobre o local. Imagino que o trecho citado fosse entre a Ponta do Caju e a parada da Rua Bella.
Entendi que o "faz parada" do texto refere-se a uma forma cultural da época de dizer que a ferrovia passava por ali.
O texto está estranho, pois a estrada não faz paradas e sim o trem.
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Abaixo trecho da Rua Carlos Seidl no Caju, que acredito estar próximo ao cemitério, mas ainda aquém deste.
O dia da foto é o mesmo da foto do pátio da Quinta do Caju e portanto, com a ferrovia ativa.
Tive a iniciativa de mencionar a E.F.Rio D'ouro, pois não há rede aérea de eletricidade e a bitola parece métrica.
Conclusão: Tudo indica que realmente é a Rio D'ouro.
O dia da foto é o mesmo da foto do pátio da Quinta do Caju e portanto, com a ferrovia ativa.
Tive a iniciativa de mencionar a E.F.Rio D'ouro, pois não há rede aérea de eletricidade e a bitola parece métrica.
Conclusão: Tudo indica que realmente é a Rio D'ouro.
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- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Informações sobre a Serraria que aparece na imagem, talvez a sua localização nos ajude a precisar o trecho fotografado:
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Bom dia. Sim, é a EFRD, pois toda aquela região do Caju bem como a de Benfica, era aprazível e densamente habitada. Leve-se em conta que não existia a Av. Brasil, e aquela região não tinha sido "cortada ao meio". Se trafegarem pela rua do Bonfim, e Mons. Manoel Gomes, terão idéia de como era a rua Carlos Seidl na época da foto. A degradação da região ocorreu com a abertura da Av. Brasil, e principalmente com as hordas de migrantes nordestinos que povoaram o Caju e a Maré...
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Dado: Parece que a serraria "sobreviveu" bem ao incêndio, pois é muito triste ver o empreendedor "perder" o seu negócio com esse tipo de acidente.
A foto é 6 anos mais nova que o incêndio e a serraria está lá.
O que me chamou mesmo atenção foi a posição do morro atrás, aumentando a possibilidade que tal trecho seja entre as esquinas da atual Rua Boas Vindas com Carlos Seidl, pois estranhamente essa Rua Boas Vindas começa e termina a mesma rua.
Tchê: Me parece que o projeto inicial da avenida Brasil previa quase uma via beira-mar, não promovendo tal isolamento.
O aterramento ali feito depois é que causou tal degradação pela falta de planejamento.
Para se ter uma idéia toda a favela da Maré não era para existir.
A foto é 6 anos mais nova que o incêndio e a serraria está lá.
O que me chamou mesmo atenção foi a posição do morro atrás, aumentando a possibilidade que tal trecho seja entre as esquinas da atual Rua Boas Vindas com Carlos Seidl, pois estranhamente essa Rua Boas Vindas começa e termina a mesma rua.
Tchê: Me parece que o projeto inicial da avenida Brasil previa quase uma via beira-mar, não promovendo tal isolamento.
O aterramento ali feito depois é que causou tal degradação pela falta de planejamento.
Para se ter uma idéia toda a favela da Maré não era para existir.
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- Usuário Diamante
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
É verdade, a Maré é uma excrescência que infelizmente existe graças à políticos oportunistas. Nas décadas de 50 e 60 um advogado de nome Magarinos Torres fez fortuna "vendende" lotes na maré. Esse advogado se tornou conhecido por abraçar causas de moradores de favelas. Lamentável que ainda exista gente assim...
- DadoDJ
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Re: Dados, documentos e informações sobre o trecho
Pois é, eu tive algumas dúvidas exatamente devido à posição do morro em relação à rua e à serraria. Me parece que seria no trecho entre o atual ramal do Arará e a curva pra direita da própria Rua Carlos Seidl adiante.
Acho que percorri toda a rua pelo Google Earth, e apesar de achar algumas (poucas) construções antigas, muros da época etc, não consegui localizar nenhum dos imóveis mostrados na foto antiga.
A presença de vários caminhões e carretas nas imagens, bloqueando a visão dos edificios também atrapalhou um pouco ...
Já fiz este trecho a pé, entre o Caju e Tomás Coelho pela antigo leito (pulando apenas o trecho do Jacarezinho), e no Caju digo que é relativamente tranquilo de se caminhar. Mas infelizmente é uma área bastante degradada, com muito tráfego de veículos pesados, e um mau cheiro, não sei o porquê ...
Acho que percorri toda a rua pelo Google Earth, e apesar de achar algumas (poucas) construções antigas, muros da época etc, não consegui localizar nenhum dos imóveis mostrados na foto antiga.
A presença de vários caminhões e carretas nas imagens, bloqueando a visão dos edificios também atrapalhou um pouco ...
Já fiz este trecho a pé, entre o Caju e Tomás Coelho pela antigo leito (pulando apenas o trecho do Jacarezinho), e no Caju digo que é relativamente tranquilo de se caminhar. Mas infelizmente é uma área bastante degradada, com muito tráfego de veículos pesados, e um mau cheiro, não sei o porquê ...