Tópico sobre extinto ramal da Escola Nacional de Agronomia (atual UFRRJ). Esta linha partiria de Japeri e seguiria até a ENA, seguindo em diante até alcançar a linha do Ramal de Mangaratiba da EFCB.
Na verdade, aparentemente a ferrovia ... não chegou a ser concluída ! Sim, ela não existiu de fato. Na prática o trecho entre Japeri e o Rio Guandu teve os trilhos assentados (e estão lá até hoje), a ponte chegou a ter os pilares fincados, mas ... por algum motivo o trecho entre o Rio Guandu e a EFCB em Itaguaí foi paralisado, teve apenas o leito pronto, sem colocação de trilhos.
Na década de 1970, a MBR aproveitou parte do leito pronto e instalou a linha atualmente utilizada pela MRS para transporte de minério para exportação na Ilha Guaíba.
Alguns mistérios pairam sobre esta ferrovia, um diz que existe até hoje um prédio no trecho que poderia ter sido uma estação ferroviária. Neste tópico vamos postando as informações e dados que encontrarmos sobre essa linha, então.
Matéria publicada no Jornal O Globo em 10 de abril de 1942
Documentos e dados sobre o ramal
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Documentos e dados sobre o ramal
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Documentos e dados sobre o ramal
Mais informações sobre o ramal:
Nota publicada em 1945/1946 falando sobre a construção do ramal de "Belém à Escola de Agronomia"
Nota publicada em 1945/1946 falando sobre a construção do ramal de "Belém à Escola de Agronomia"
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Documentos e dados sobre o ramal
Nota publicada em 1951, no Relatório do Minstério da Viação e Obras Públcias
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.