Estação Herédia de Sá.

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 07 Jul 2017, 23:11

Pessoal, na planta da EF Rio d'Ouro na região de Benfica tem assinalados diversos detalhes, inclusive da EF Melhoramentos e das estações Herédia de Sá e Vieira Fazenda (que aparenta ser a mesma plataforma até hoje, eu acho). Vou fazer essa superposição o quanto antes !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 08 Jul 2017, 00:08

Dado. Tem um tempo que não havia tantas postagens seguidas, mas você já fez a superposição de Vieira Fazenda. Inclusive vi essa postagem hoje. Sobre o que você perguntou sobre a superposição no tópico de Venda Grande, me referi a largura da Suburbana na altura de Venda Grande, que era próxima a LBV. Acho que a pista da direita no sentido Del Castilho foi acrescentada depois.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 08 Jul 2017, 10:30

Eu estava desconfiado, mas nem procurei rs
Eu fiquei muito ansioso por ter notado a quantidade de detalhes daquela planta, como a posição das cabines, PNs etc
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 09 Jul 2017, 12:43

Adenilson,

Acredito que sejam duas situações: a primeira se refere à PARADA HEREDIA DE SÁ e sobre esta acredito que se sucumbiu com a duplicação, alargamento e retilinização da bitola; a segunda situação se trata da ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ e sobre esta, podemos afirmar que existiu, só não sabemos se foi no mesmo local da antiga Parada.
Cópia de Correio da manha 08-03-1974.JPG
Cópia de Diario de Noticias - 13-09-1974.JPG



Cópia de Tribuna da Imprensa 10-09-1974 A.JPG

Leia as reportagens e verá que Estação Heredia de Sá estava lá (reformada ou reconstruída); só circulei aquela casa acreditando ser a estação, por seguir o padrão da Estação Arará, vide abaixo:

Em tempo: Na casa com o circulo, mas ao fundo parece ter outra casa e observando, veremos postes com catenárias seguindo para o Ramal de Arará.

Em temo 2: O que uma casa como aquela estaria fazendo na área de domínio da ferrovia?


Abaixo: Estação Arará, parecida com a casa circulada:

heredia 29 06 1956.jpg
Estação Arrará.jpg

Posteriormente, colocarei outras postagens....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 09 Jul 2017, 16:11

Melekh. A reportagem para mim, refere-se à localidade. O nome Herédia de Sá era no caso da reportagem, apenas uma referência do nome do lugar.
Não há evidências que possamos afirmar que a estação existiu depois de 1939.

Tanto a parada, quanto à estação refere-se ao período antes da existência do ramal de Arará.

A casa circundada está abaixo do nível da ferrovia.

Hoje não terei tempo de fazer isso, mas postarei imagens aéreas de 1951 e 1975 e nenhuma mostra a estação.
Ainda tem mais, não consegui localizar a estação nem mesmo na aero de 1928, o que pode significar que não tinha cobertura, fazendo com que não houvesse contraste entre a plataforma e o solo no entorno ou que a estação já tinha sido desativada, conforme um dos anos que eu especulei, devido a duplicação da Melhoramentos.

O fato de existir em guias rexs mais modernos não significa nada, pois era muito comum esse tipo de erro, que diga o que eu citei, sobre guias rex de 1985 ainda conterem Rocha, T.Santos e Encantado.

Para matar a charada, temos que conseguir a grade de estações de 1925 para cá, mas para mim, é 95% de chance que a estação não sobreviveu na pior das hipóteses, à adição da linha de Arará na linha tronco da Auxiliar.

Pelo que eu saiba, Arará ficava próxima ao Caju. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 09 Jul 2017, 16:16

Eu também acreditava que aquele espaço entre as linhas com o que parecia ser ruínas logo que o ramal adentra a linha tronco era restos de Herédia de Sá, até ter acesso as aerofotogrametrias de 1951, que mostra exatamente o mesmo cenário que hoje. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 09 Jul 2017, 23:43

Adenilson,


Rastreei a existência da Estação até 1961, o ano em que mudou de Parada para Estação (1926) e a grade com as estações de 1955 e ela estava lá.

Em 1973 a estação estava lá.

Veja os postagens em ordem de datas:


Em 1926 em janeiro ainda era Parada Heredia de Sá.
Acervo Carlos Melekh -- A Manhã - Parada Heredia de Sá - 22-01-1926.JPG

Em 1926 em março muda para Estação Heredia de Sá.
Acervo Carlos Melekh -- A Manhã - Estação Heredia de Sá - 02-03-1926.JPG


Grade das estações em 1955

Acervo Carlos Melekh -- herida de sá - l auxiliar 1955.JPG
Acervo Carlos Melekh - A Luta Democratica 12-10-1957.JPG


Em 1961 a estação em pleno funcionamento.

Acervo Carlos Melekh -- A Luta Democratica 23-02-1961.JPG
Acervo Carlos Melekh -- Diario de Noticias - 13-09-1974.JPG

Tenho muitas outras, mas é muito trabalhoso postar todos.

Espero ter esclarecido este ponto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 10 Jul 2017, 00:34

Vamos aguardar e analisar o teor das grades, mas uma imagem vale mais que mil palavras. Amanhã tentarei postar aerofotogrametrias de 1928, 1951 e 1975 da região e nenhuma estação foi localizada. Em 1928, suspeito de uma estrutura sem cobertura e apenas com plataforma.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 10 Jul 2017, 09:16

Melekh e demais foristas, bom dia:

Acho que foi ao contrário. Não temos nada de esclarecido. Vejam bem.

A estação Herédia de Sá é citada várias vezes, mas da mesma forma. Parece que a frase que enfatiza a interligação da estação com Arará era quase escrita da mesma forma. Vale salientar, que ao ser citado como um projeto, talvez a estação de Herédia de Sá ainda existisse. Eu digo: TALVEZ.
Parece que resolveram replicar o texto, que foi escrito da mesma forma, apesar de épocas diferentes.

Outro detalhe é que na nomenclatura antiga, a palavra estação se referia ao lugar e não a edificação propriamente dita, conforme eu dei o exemplo sobre o Méier.
Não descarto nem a possibilidade de ter sido criada uma parada Herédia de Sá que atendesse ao ramal de Arará.

Sobre a listagem de estação, eu imaginei que fosse algo mais oficial, conforme tinhamos da Rio D'ouro e da própria Melhoramentos em tempos remotos.
Estranhamente a lista para em H.Gurgel, mas por quê? Será que a partir dali os trens eram considerados de longo percurso ?

Não podemos também afirmar o ano que o imóvel deixou de ser parada e passou a ser estação, pois no caso de Venda Grande foi até ao contrário. Essa era uma definição que mudou ao longo do tempo.

Sobre a grade de estações, como eu já disse, eu tinha um guia rex de 1985 que mostrava as estações do Rocha, Todos os Santos e Encantado, com endereço e tudo. Estações que foram desativadas quase 15 anos antes disso e demolidas 10 anos antes disso.

Para finalizar esta parte, quando o ramal de Arará estava em contrução, o tráfego na linha Auxiliar não deve ter sido interrompido, então caso ainda existisse, Herédia de Sá deve ter recebido trens e deve ter havido um pequeno período que o trecho retilinizado e o antigo coexistiram e ainda havia a referência da estação. Depois que o trecho passou a ser direcionado 100% para o trecho novo, talvez a estação continuasse a existir fora do ramal a medida que os trilhos tivessem sendo retirados e continuou a ser uma referência.

Vou abaixo, na medida do possível colocar uma série de fotos e comentários sobre o que foi postado.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 10 Jul 2017, 09:49

HERÉDIA DE SÁ: 1928..........Cadê a estação????

Abaixo segue novamente o link da posição de Herédia de Sá em 1917, quando a linha era singela.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Abaixo, como eu gosto de fazer, vou colocar a foto aerofotogramétrica de 1928 sem detalhe para não comprometer a visualização e abaixo com observações.
Herédia de Sá1928.jpg
Na foto acima, vejam se vocês conseguem observar algum detalhe que possa ser a estação. Se tivesse uma cobertura, é provável que veríamos, mas a plataforma nua pode comprometer a visualização pelo pouco contraste com o terreno.
O mais importante é que em 1928, a linha já era dupla e a segunda linha foi assentada justamente onde era a plataforma de Herédia de Sá. Será que houve remanejamento da plataforma mais para a esquerda (sentido V.Fazenda). Outra coisa, é que sendo linha dupla, teria que ser construída uma plataforma que ficasse do outro lado da linha original. Não vejo nada.
Será que Herédia de Sá resistiu à duplicação da Melhoramentos em 1925?


Segue abaixo a foto com detalhes marcados.
H.Sa.detalhe.1928.jpg
Marquei com um oval, o local aproximado onde deveria estar a plataforma original de Herédia de Sá e as duas linhas. Cliquem no link da planta de 1917 e vejam a posição da plataforma. Pela foto da Fábrica O cruzeiro, de 1919, a qual volterei a postar depois, a segunda linha acrescentada foi a da esquerda, no sentido Vieira Fazenda e a linha passaria onde era a plataforma de Herédia de Sá, como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, a plataforma teria que ser deslocada mais a esquerda (sentido Vieira Fazenda) ou a linha deslocada de tal forma que a plataforma ficasse no meio das linhas, atendendo às duas.
No caso de ter sido, reconstruída mais a esquerda, a segunda plataforma teria que ser construída a direita da linha que era a original, ficando com a configuração de Vieira Fazenda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”